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6 maneiras de otimizar o marketing médico em sua clínica de gastroenterologia

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Facebook? Anúncios de rádio? SEO local? Outdoors? E-mail? Existem tantas opções quando se trata de comercializar sua clínica de gastroenterologia que pode ser difícil saber por onde começar.

Com pesquisas confirmando que 98% dos consumidores acessaram a Internet para pesquisar negócios locais em 2022, focar em ações de marketing que tornam mais fácil para pacientes em potencial o encontrarem na Internet é o lugar mais lógico para começar.

Antes de mergulhar nas diferentes formas que seu marketing pode assumir, lembre-se de que os melhores resultados vêm da consistência. Seja atualizando seus perfis nas redes sociais, compartilhando dicas de bem-estar em seu site ou solicitando avaliações de pacientes, devagar e sempre ganha a corrida.

Uma enxurrada de atividade inicialmente é o equivalente digital de uma dieta radical – você pode ver alguns resultados no início, mas esse primeiro fluxo de sucesso está destinado a durar pouco. Em vez disso, pense em seus esforços de marketing como uma tarefa regular que faz parte de seu trabalho administrativo, assim como a contabilidade ou as verificações de estoque.

A seguir abordamos 6 formas como os médicos gastroenterologistas podem otimizar o marketing digital em suas clínicas para alcançar mais pacientes no meio virtual!

  1. Reivindique seu perfil comercial gratuito do Google e otimize suas informações
  2. Inclua seus dados em diretórios profissionais
  3. Solicite avaliações online
  4. Crie um site moderno e responsivo
  5. Crie conteúdo otimizado
  6. Mantenha-se social

Reivindique seu perfil comercial gratuito do Google e otimize suas informações

Se você é novo no Google Business, ou Google Meu Negócio, ele é uma listagem de empresas gratuita que permite que você compartilhe informações importantes sobre sua clínica com o Google e sua comunidade local.

O Google usa as informações que você fornece para preencher seus resultados de pesquisa e mapas, tornando-se uma ferramenta poderosa para qualquer empresa local que busca otimizar seu perfil.

Além de fornecer informações básicas sobre sua clínica para ajudar pacientes em potencial a encontrá-lo (nome, endereço e número de telefone, por exemplo), você também pode oferecer outras informações úteis. Se você permitir que os pacientes façam agendamentos online, poderá vincular sua ferramenta de agendamento de consultas, por exemplo. Você também pode inserir o horário de funcionamento, fazer upload de vídeos e compartilhar fotos de sua clínica (imagens internas e externas são recomendadas).

Sua listagem está repleta de outros recursos úteis. As pessoas podem enviar uma pergunta por meio de sua listagem, que você pode responder publicamente, por exemplo, e pode compartilhar atualizações de negócios conhecidas como postagens.

Seus pacientes atuais podem enviar comentários e avaliar sua clínica, enquanto novos pacientes também podem obter instruções para chegar ao local.

Inclua seus dados em diretórios profissionais

Diretórios de profissionais é uma outra forma de listagem de empresas. Em sua forma mais básica, um diretório irá incluir o nome, endereço e número de telefone do profissional ou estabelecimento. Dados adicionais, como o URL do seu site, descrição do serviço, endereço de e-mail, horário de funcionamento e outros detalhes sobre sua clínica também podem ser incluídos em alguns diretórios.

Ter seus dados nesses diretórios é importante para SEO porque fornecem ao Google mais dados sobre sua empresa. Eles também são úteis para os consumidores e fornecem outro meio de descoberta para novos pacientes.

Ao criar perfis nesses diretórios, você deve garantir que suas informações comerciais sejam consistentes. Eles devem ser idênticos em todas as listagens e, se alguma de suas informações mudar, você precisará garantir que cada perfil seja atualizado de acordo.

Existem muitos diretórios dedicados para profissionais médicos e de saúde que funcionam como um excelente ponto de partida, como o CatalogoMed. Não subestime o valor de criar perfis em sites de negócios gerais locais também, para ser mais visível em sua região específica.

Solicite avaliações online

Avaliações positivas são um recurso incrível para qualquer empresa – e são especialmente úteis para clínicas que desejam aumentar sua lista de pacientes. Recomendações brilhantes de pacientes atuais dão aos que procuram um novo médico uma boa visão do nível de atendimento e experiência que você oferece. Também está bem estabelecido que os consumidores de hoje confiam nas avaliações online tanto quanto, se não mais, que nas recomendações pessoais.

Pesquisas sugerem que até 90% dos pacientes consultam avaliações online ao procurar um novo médico. Ainda mais impressionante é que 43% das pessoas sairiam de sua rede de plano de saúde para buscar atendimento em uma clínica com avaliações online positivas.

Um forte perfil de avaliação, com um fluxo regular de avaliações positivas, também aumentará sua visibilidade na pesquisa local, o que significa que será mais fácil para os pacientes em potencial descobrirem sua clínica no exato momento em que estiverem pesquisando novos prestadores de serviços médicos.

Se você é novo na cidade ou está procurando revigorar seu negócio estabelecido, ter uma estratégia sólida de geração de avaliações pode ter um impacto extremamente positivo.

Então, por onde começar? Se você concluiu a primeira etapa e reivindicou seu perfil comercial gratuito do Google, talvez já tenha comentários chegando. Você pode acelerar esse processo criando um modelo de solicitação de avaliação. Isso pode assumir a forma de um e-mail curto solicitando ao seu paciente que deixe uma avaliação online, compartilhando comentários honestos sobre a experiência de atendimento com você.

Certifique-se de incluir um link para sua plataforma de avaliação preferida para facilitar a avaliação dessa pessoa. Você também pode experimentar outros métodos, como solicitar pessoalmente ou por mensagem via WhatsApp.

É importante que você responda às avaliações enviadas – sua resposta pode realmente convencer alguém a entrar em contato ou agendar uma consulta, com 88% das pessoas dizendo que provavelmente usarão o serviço de uma empresa que responde a avaliações online.

Crie um site moderno e responsivo

Mesmo que você não ofereça telemedicina ou consultas virtuais, criar um site moderno e responsivo para sua clínica oferece muitos benefícios. É um espaço onde você tem controle total e pode mostrar sua clínica da melhor maneira possível. Desde compartilhar informações sobre sua experiência até destacar os melhores depoimentos de pacientes, seu site deve funcionar como a personificação online de seu negócio físico.

Como sua casa online, seu site também pode ser um tesouro de informações úteis para pacientes em busca de um novo médico – informações como suas qualificações, onde você fez sua residência e quaisquer credenciamentos que você possua podem ajudar a estabelecer confiança e credibilidade.

Detalhes adicionais sobre sua filosofia de saúde, perfis de outros membros de sua clínica, recursos úteis relacionados à sua área de especialização e imagens originais de boa qualidade devem ser incluídos.

Se apropriado, inclua uma opção de agendamento online para que os visitantes possam agendar um horário diretamente do seu site.

Seu site deve ser responsivo e funcionar bem em dispositivos móveis – o último sendo crucial, com o Google dizendo que sites que funcionam bem em dispositivos móveis podem ter uma classificação mais alta nos resultados de pesquisa.

É importante lembrar que seu site precisará de atualizações regulares. Assim como seus perfis online devem ser mantidos atualizados, seu site também precisa ser preciso e refletir quaisquer alterações no horário de funcionamento, serviços, informações de contato e assim por diante.

Crie conteúdo otimizado

Conteúdo útil, original e autêntico não ajuda apenas a aumentar a confiança em sua clínica. Também pode tornar mais fácil para os pacientes em potencial encontrá-lo, graças à visibilidade aprimorada nas pesquisas.

Mesmo que você não esteja investindo nisso atualmente, é provável que seus concorrentes estejam. Dados da HubSpot confirmam que 29% dos profissionais de marketing usam conteúdo otimizado para SEO para atrair e converter leads – com 88% dos profissionais de marketing dizendo que planejam investir o mesmo ou mais em SEO em 2023.

O conteúdo otimizado pode assumir várias formas. Você pode compartilhar detalhes de novidades que chegarão em breve à clínica ou um evento local, por exemplo, ou fornecer informações detalhadas para aqueles que irão se consultar em sua clínica, como qual transporte público utilizar para chegar, onde é possível estacionar, quais os meios de pagamento, etc.

Não subestime a importância de criar conteúdo de boa qualidade para compartilhar informações, dicas e conselhos úteis para os visitantes do site. Como gastroenterologista, fornecer dicas sobre tópicos como refluxo ou como lidar com a azia podem ser um recurso inestimável para sua comunidade local. Listar os sintomas gastroenterológicos que alertam para a necessidade de uma consulta médica é outra ideia de conteúdo valioso para os pacientes.

Mantenha-se social

Mais de 131 milhões de pessoas são usuários de redes sociais no Brasil – e esse número continua a aumentar anualmente. Em dezembro de 2022, os brasileiros eram o terceiro país com maior uso de redes sociais no mundo, com uma média de 46 horas de conexão por usuário por mês.

Como uma clínica local, você não precisa construir uma rede de muitos seguidores para que uma presença social valha a pena. Redes como Facebook, Instagram e TikTok oferecem uma vasta gama de recursos que permitem que você se conecte especificamente com pessoas em sua área local imediata e crie uma comunidade engajada.

Manter seus perfis sociais atualizados é surpreendentemente fácil. Isso porque você pode reaproveitar muito do esforço que investiu em outro lugar. Você pode coletar as avaliações mais atraentes do Google para usar como atualizações de status, cortar trechos de texto do conteúdo do seu site e compartilhar perguntas e respostas do seu perfil comercial do Google.

Além do mais, você não precisa estar presente em todas as plataformas sociais para que o marketing de mídia social valha a pena. Pesquise as redes usadas por seu público-alvo e concentre sua atenção nessas áreas.


Expandir sua clínica de gastroenterologia pode ser mais fácil do que você pensa com a estratégia de marketing certa. Optar por uma variedade de canais e monitorar seu impacto é a chave para o sucesso.

Mesmo que você não tenha um tempo infinito e um orçamento ilimitado, é possível aumentar sua presença local, aumentar sua visibilidade nas buscas e atrair novos pacientes.

Não tenha medo de experimentar e tentar táticas diferentes para descobrir o que funciona para você.

Se você é usuário do software médico HiDoctor®, está um passo a frente no que diz respeito ao marketing. Nosso sistema oferece site médico integrado, gratuito, além de se integrar ao CatalogoMed, onde você pode criar seu perfil médico com opção de agendamento online. Aproveite também as ferramentas de comunicação, como envio de mensagens via WhatsApp e envio de e-mails para se conectar com os pacientes, solicitar avaliações, etc.

O HiDoctor® é o único sistema multiplataforma para consultórios e o software mais utilizado por médicos e clínicas no Brasil. A Centralx® conta com mais de 30 anos de experiência no desenvolvimento de tecnologias para a área médica.

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