Gostou do artigo? Compartilhe!

As 3 melhores estratégias de marketing digital para Ginecologia e Obstetrícia

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

O marketing digital é uma ferramenta poderosa para impulsionar o crescimento e a reputação de uma clínica ginecológica no cenário atual, em que os pacientes estão acostumados ao conforto que o ambiente digital trouxe para suas rotinas.

Se antes o ginecologista contava apenas nos anúncios locais, no catálogo do convênio e no boca-a-boca para trazer novos pacientes, hoje a atenção precisa estar voltada também para as versões digitais desses meios, isto é, anúncios digitais localizados, sites de listagem de profissionais de saúde e depoimentos e testemunhos de pacientes em portais digitais. Neste artigo, vamos apresentar 3 estratégias de marketing digital especialmente poderosas para consultórios de Ginecologia e Obstetrícia.

Marketing de conteúdo

O Marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing que envolve a criação e a distribuição de conteúdos relevantes e úteis para atrair e envolver um público-alvo específico. O objetivo do marketing de conteúdo é estabelecer um relacionamento entre o público-alvo e a marca.

As preferências individuais em relação ao consumo de conteúdo faz com que seja necessário um planejamento de produção multimídia: alguns usuários preferem ler artigos, enquanto outros optam por vídeos e, ainda, outros preferem apenas o áudio. Adaptar o formato do conteúdo para atender a essas preferências pode ajudar a atrair e engajar diferentes tipos de público.

Para os ginecologistas que se adaptaram às redes sociais como Instagram, Facebook ou TikTok, será pouco custoso investir em produção de conteúdo para seus seguidores. Quando a linguagem da rede social se torna natural para o médico que produz conteúdo, é muito mais fácil saber o formato que terá mais impacto para os pacientes. Por isso, sempre use os recursos da plataforma a seu favor; não se preocupe em criar modelos engessados de conteúdo, mas pense em sempre variar a forma como tenta alcançar seu público – isso também colocará o algoritmo da rede a seu favor. Acompanhando o interesse percebido nas redes e no seu consultório, procurando esclarecer dúvidas comuns, explicar procedimentos, desmistificar crenças e oferecer dicas de bem-estar. Lembre-se de usar as hashtags. O principal benefício das redes sociais é promover um contato mais informal e imediato com os pacientes e fortalecer o marketing médico, com muito foco para assuntos do momento, que são sempre privilegiados na listagem orgânica. Como contraponto, é preciso lembrar que as redes sociais exigem comprometimento com a geração de conteúdo para não perder o engajamento nem ser punido pelo algoritmo

Os profissionais que se comunicam bem verbalmente podem considerar criar um canal no YouTube. Muitas pacientes procuram sanar suas dúvidas e inseguranças buscando por vídeos explicativos, além daqueles que são indexados quando se procura nos mecanismos de busca. Os melhores conteúdos para essa mídia são (1) respostas a perguntas frequentes, curtos e diretos ao ponto; (2) explicações de procedimentos e exames são muito buscados por pacientes que estão se preparando e querem saber o que esperar do procedimento; (3) dicas de cuidados preventivos para pacientes que já possuem alguma condição ginecológica ou obstétrica; (4) avanços médicos e tecnológicos na ginecologia e obstetrícia: novos tratamentos, técnicas cirúrgicas, pesquisas relevantes e novos paradigmas da área. Uma alternativa são os podcasts, que podem aproveitar do áudio usado no vídeo ou serem gravados exclusivamente para esse fim. Em comparação ao vídeo, exigem menos tempo de preparo e podem ser feitos direto do celular, sem necessidade de muitos recursos.

Já os profissionais que se comunicam melhor textualmente podem elaborar um site com blog para divulgar sua expertise. Ao criar conteúdos mais específicos, você atrai pacientes mais interessados, embora o volume de acesso possa ser menor. Há muito espaço na internet para conteúdos bem elaborados e explicativos, e sua indexação depende menos do fator de novidade do que as redes sociais ou YouTube – ou seja, mesmo conteúdos mais antigos podem ser bem posicionados nos resultados de busca se estiverem completos e sanarem as dúvidas dos pacientes. Vale lembrar que conteúdos do blog não precisam ser apenas textuais: Para ilustrar um texto, você pode usar imagens do HiDoctor Atlas do Corpo Humano, que são royalty free para usuários do HiDoctor, ou mesmo vídeos sobre o assunto. Ao procurar um texto sobre um tema de saúde feminina, as pacientes desejam encontrar respostas mais elaboradas para suas dúvidas, algo que em um post de rede social ou vídeo poderia ser muito complexo.

Avaliações e testemunhos

Depoimentos de pacientes que já tiveram a experiência em seu consultório ajudam a estabelecer confiança com potenciais novas pacientes. Ao ler sobre as experiências positivas e reais de outras mulheres, essas novas pacientes irão se sentir mais confiantes em escolher seu consultório.

Para isso, incentive suas pacientes satisfeitas a deixarem avaliações e depoimentos em plataformas online, como Google Meu Negócio e sites de listagem de profissionais como o CatalogoMed.

Se você ainda não possui um desses perfis online, é importante dedicar um tempo para criá-lo e lembrar-se de mantê-lo sempre atualizado. Alguns feedbacks positivos já são o suficiente para conferir credibilidade ao seu perfil. Para encorajar suas pacientes a deixarem depoimentos, você pode oferecer pequenos incentivos, como brindes relacionados à sua especialidade ou então promover um sorteio de produtos de bem-estar feminino para aquelas que compartilharem suas experiências online. Essa estratégia de incentivo não precisa ser feita muitas vezes: um perfil com algumas avaliações é mais propenso a receber novos comentários do que um perfil novo, sem depoimentos.

O marketing de conteúdo é uma estratégia de longo prazo que visa atrair, engajar e reter clientes, impulsionando o crescimento e a visibilidade da marca.

Marketing digital localizado

A Ginecologia e Obstetrícia é uma especialidade cujo uso de teleconsulta está limitado a poucos tipos de atendimento; o atendimento presencial é o padrão ouro para a maioria das situações que levam as mulheres ao consultório ginecológico, por isso a Ginecologia se beneficia do marketing digital localizado, que visa atrair e engajar o público-alvo da sua região geográfica.

Essa estratégia pode ser feita em todas as plataformas digitais onde uma paciente pode buscar seu serviço: Google, diretório de médicos e redes sociais. Otimize seu site, blog e redes sociais para palavras-chave relacionadas à localização, promovendo conteúdo com foco local. Procure criar perfis em diretórios locais, como portais de “páginas amarelas” da sua cidade ou região.

O investimento em publicidade médica voltado para pacientes locais costuma ter alta taxa de retorno; procure rádios e TVs locais, portais de interesse do público da sua região, e mesmo digital influencers que possam ter conteúdo de interesse para seu público-alvo. Já as redes sociais e o Google possuem modelos de anúncio muito prático e fáceis de usar: em poucos minutos você tem uma campanha online segmentando por sexo, região e idade e com limite de gastos diários determinados.


O Marketing Digital no consultório permite que os médicos ginecologistas e obstetras alcancem um público mais amplo e específico, aumentando a visibilidade da sua clínica e atraindo potenciais pacientes. Por meio de estratégias como SEO local, presença em diretórios online e marketing de conteúdo, é possível direcionar melhor a publicidade para pessoas na região de atuação, aumentando as chances de encontrar pacientes interessadas nos serviços oferecidos.

Além disso, o marketing digital possibilita a criação de conteúdo relevante e educativo, estabelecendo a autoridade do ginecologista e construindo relacionamentos de confiança com o público. Isso contribui para o engajamento dos pacientes, fidelização e fortalecimento da reputação do profissional na área ginecológica.

Gostou do artigo? Compartilhe!