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Qual a melhor rede social para divulgar seu consultório?

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É provável que seu consultório médico já esteja nas mídias sociais. Também é provável que talvez você não as esteja utilizando apropriadamente. Talvez você tenha um perfil pouco ativo em qualquer rede social que tenha sido popular no momento em que se inscreveu e publique qualquer coisa quando consegue encontrar tempo. Ou talvez você tenha se juntado a quase todas as redes sociais e agora esteja gastando muito tempo e energia tentando mantê-las.

Como acontece com qualquer forma de marketing e publicidade, vale a pena ser estratégico também nas mídias sociais. É melhor escolher apenas algumas plataformas de mídia social e usá-las em todo o seu potencial.

Alguns consultórios ainda não começaram a aproveitar o potencial do marketing de mídia social. Gastando apenas cinco horas por semana, mais de 66% dos profissionais de marketing da área da saúde desfrutam de uma aprimorada geração de leads com as mídias sociais. Leads são aquelas pessoas que se interessaram no que você oferece e forneceram informações de contato, passando a acompanhar você e sendo então pacientes em potencial. Uma estratégia de mídia social bem executada pode melhorar sua posição nos resultados de pesquisa, direcionar mais tráfego para seu site e aumentar as taxas de conversão, transformando seguidores em pacientes.

No entanto, como você pode desenvolver uma estratégia de mídia social eficaz quando não sabe quais plataformas escolher? Com uma infinidade de opções, pode ser complicado determinar se seu consultório precisa criar uma presença online usando o Facebook ou Instagram, Twitter ou LinkedIn.

Quando se trata de escolher as redes sociais certas, há alguns fatores a serem considerados, desde o público-alvo até a maneira como seu conteúdo e suas metas de negócios se encaixam na estrutura da plataforma. Veja a seguir um guia completo para escolher as plataformas de mídia social certas para seu consultório médico:

Facebook

Com mais de 1,7 bilhão de usuários ativos, o Facebook é a principal plataforma de mídia social para a maioria das empresas. Usando o Facebook, você pode compartilhar conteúdo visualmente atraente e informativo com seu público-alvo. O Facebook também ajuda você a obter feedback de seus pacientes existentes. No entanto, você deve ter certeza de monitorar os comentários dos pacientes e responder prontamente.

Público: geralmente entre 15 e 49 anos. Segundo pesquisas recentes, quase 91% dos Millennials (geração das pessoas nascidas entre 1980 e meados dos anos 1990) têm contas no Facebook.

Mais adequado para: Consultórios que buscam nutrir relacionamentos de longo prazo com os pacientes.

O problema: o Facebook opera principalmente em um modelo pay-for-play, o que significa que seu conteúdo e suas postagens podem não atingir um público mais amplo, a menos que você esteja pagando para impulsionar suas postagens ou anúncios. Em uma conta do Facebook, por apenas R$5, já é possível promover suas postagens para alcançarem entre 500 e 2000 pessoas.

Você deveria estar no Facebook?

O Facebook é definitivamente a rede mais importante atualmente, mas para estar nela você não deve se importar com a intensa competição. Segundo um relatório, mais de 70% dos usuários online usam o Facebook. É de longe a plataforma de mídia social mais popular. Se o seu público-alvo usa a Internet, é bem provável que ele esteja no Facebook. No entanto, o Feed de notícias do Facebook, onde aparecem as últimas postagens das pessoas e páginas que o usuário segue, é um lugar lotado, com as atualizações de seu consultório podendo ficar perdidas no meio de tantas outras.

Instagram

O Instagram tem mais de 800 milhões de usuários ativos mensais e afirma ter uma das maiores taxas de engajamento de qualquer plataforma de mídia social. Ele também afirma ser a melhor plataforma para alcançar a geração dos Millennials e outros usuários que apreciam uma boa foto ou vídeo. Essa plataforma prefere conteúdo visualmente atraente, que consegue mais engajamento aqui do que em outras redes. No entanto, deve ser evitado o uso de fotografias compradas ou baixadas da internet.

Ao considerar o Instagram, não se esqueça das hashtags. As hashtags são palavras, termos ou mesmo frases que indicam temáticas relacionadas com a postagem realizada, escritas tudo junto e precedidas pelo símbolo #, por exemplo, #Saúde, #Fitness, #VidaSaudável, etc. Enquanto outras plataformas de mídia social, como Facebook e Twitter, usam uma ou duas hashtags por postagem, o Instagram incentiva o máximo possível de hashtags, desde que sejam relevantes.

Público-alvo: quase 90% dos usuários do Instagram têm menos de 35 anos.

Mais adequado para: Consultórios que procuram promoção de marca, publicando e compartilhando conteúdo visualmente atraente.

O problema: pode ser difícil medir o retorno obtido com o Instagram. Além disso, é difícil vincular sua conta do Instagram a uma página da Web, exceto na sua biografia, o que torna essa plataforma melhor para a promoção da marca ou para auxiliar outros esforços de mídia social.

Você deveria estar no Instagram?

Essa rede pode ser uma boa escolha especialmente se conteúdo visualmente atraente for o seu forte. O Instagram funciona de maneira excelente em combinação com o Facebook ou o Twitter e pode ajudar seu consultório a ficar reconhecido, crescer e prosperar.

Twitter

Com mais de 7.000 tweets a cada minuto, o Twitter pode ter um lugar em sua estratégia de mídia social se você quiser ter comunicação em tempo real com seu público-alvo. O Twitter combina perfeitamente todos os tipos de comunicação criativa, incluindo vídeos, gráficos e texto. Você pode usar recursos como pesquisas e hashtags para chamar a atenção de seus mais de 350 milhões de usuários.

De acordo com uma pesquisa, 42% dos usuários do Twitter esperam receber uma resposta dentro de uma hora após postarem sua dúvida ou preocupação. O grande diferencial do Twitter é que ele pode fazer com que seus posts se tornem virais em poucas horas. Você atrairá mais seguidores quando seus seguidores atuais curtirem ou compartilharem seu conteúdo. Você pode postar notícias, atualizações da sua especialidade médica e artigos gerais no Twitter. As hashtags podem ajudá-lo a aumentar o impulso de suas postagens, portanto, inclua o máximo possível de hashtags relevantes.

No entanto, seus tweets podem se perder no feed dos usuários, onde eles veem as últimas atualizações de quem seguem. Portanto, para manter uma excelente visibilidade, é essencial twittar pelo menos algumas vezes por dia. Embora o Twitter também permita tweets pré-programados, você deve combiná-los com postagens regulares para aumentar o engajamento do paciente.

Público-alvo: os usuários do Twitter são os mais diversos em termos de faixa etária, mas a maioria tem entre 18 e 50 anos.

Mais adequado para: Consultórios com muito conteúdo para compartilhar e um objetivo de se conectar diretamente com pacientes existentes e potenciais.

O problema: se os seus tweets não são ao vivo ou tendências, eles podem ter uma vida útil curta. Para altos níveis de engajamento do paciente e uma alta contagem de seguidores, você terá que ser muito ativo e compartilhar conteúdo útil regularmente.

Você deveria estar no Twitter?

Você deve apostar nessa rede especialmente se está buscando conquistar um público mais jovem e mais experiente em tecnologia. Conteúdo atual e diversificado funciona muito bem no Twitter. No entanto, lembre-se de que esta rede exige uma dedicação maior que muitas outras. Um tweet atinge seu pico após 18 minutos, por isso é importante preparar rapidamente o próximo tweet. Se você não tem disponibilidade de tempo, ou alguém para gerenciar a rede por você, será difícil obter resultados do Twitter.

LinkedIn

Inicialmente criado como uma plataforma de rede social, o LinkedIn cresceu e se tornou uma potência tanto para empresas pequenas como as grandes corporações, com mais de 100 milhões de usuários. Se você quiser interagir com seus colegas e comunidade, você deve ter uma presença ativa nessa plataforma.

Manter uma presença ativa no LinkedIn aumentará a visibilidade de seu consultório entre outros profissionais. Você pode aumentar sua credibilidade profissional mantendo-se ativo em grupos do LinkedIn e comentando outras postagens.

Embora haja opiniões diferentes sobre o que deve ou não ser postado no LinkedIn, uma boa regra é se ater a um conteúdo profissional e que seja relevante para seu consultório médico.

Público-alvo: mais de 50% dos usuários têm entre 30 e 64 anos.

Mais adequado para: Consultórios que trabalham com outros profissionais e querem aumentar a qualidade e a quantidade de referências profissionais.

O problema: a menos que você seja um recrutador, você não deve vender nada diretamente aos usuários do LinkedIn. A única razão para sua presença no LinkedIn é promover sua marca, e não serviços específicos.

Você deveria estar no LinkedIn?

A presença no LinkedIn apenas irá valer a pena se você puder jogar o jogo dos negócios. O público de nicho do LinkedIn está repleto de ótimas dicas sobre produtividade, ética, networking e recrutamento, então depende se isto é interessante para seu consultório e pode trazer bons frutos.

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Quais plataformas podem lhe trazer mais negócios?

Citamos aqui apenas algumas redes, mas existem ainda várias outras possibilidade, cada uma com suas especificidades que podem ou não se encaixar ao seu modelo de negócios. Muitos médicos, por exemplo, têm adotado o YouTube, fazendo vídeos explicativos para chamar a atenção de novos pacientes.

Embora acredita-se que qualquer consultório médico precise de apenas três plataformas de mídia social, isso pode não se aplicar a todos os médicos. Eventualmente, tudo se resume a suas necessidades específicas e objetivos de negócios. Especialistas recomendam Facebook e Instagram (seguidos de mais alguns) para construir a marca do seu consultório e trazer mais pacientes. No entanto, é aconselhável focar em uma rede social primeiro e gradualmente se expandir a partir daí.

O Facebook é um dos melhores sites de redes sociais para manter contato próximo com seus pacientes existentes e potenciais. Essa plataforma não apenas ajudará você a construir e manter a lealdade dos pacientes existentes, mas também ajudará a atrair novos. O segredo para o marketing médico de mídia social de sucesso está no valor que seus serviços podem oferecer aos seus pacientes.

 

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