Gostou do artigo? Compartilhe!

Superando a limitação das tecnologias 'web only' para uma prática médica independente

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

A computação em nuvem é definida como um modelo de Tecnologia da Informação que fornece serviços de hardware e software sob demanda aos clientes. Uma das características mais notáveis da tecnologia de computação em nuvem é que os serviços podem ser acessados em qualquer lugar e a qualquer momento, independentemente da localização ou do dispositivo do cliente. Isto é, desde que haja uma conexão com a internet disponível.

A computação em nuvem, assim, pode oferecer diversas vantagens, mas também apresenta diversas limitações e desvantagens, sendo a principal a dependência da internet.

Por isso, a nuvem não deve ser a única forma de acesso a um sistema, principalmente se falamos da área da saúde, em que as limitações dessa tecnologia podem comprometer o atendimento médico.

Os sistemas que funcionam exclusivamente na nuvem são chamados de “web only”. Ou seja, um sistema com funcionamento apenas pela internet. E atualmente esse é o modelo adotado por um grande número de fornecedores de sistemas médicos para consultórios e clínicas.

Esses sistemas, portanto, condicionam o usuário à disponibilidade da internet, que por sua vez é um serviço cujo devido funcionamento está totalmente fora de suas mãos.

É corriqueiro no dia a dia nos depararmos com problemas como conexão lenta, interrupção do serviço pela prestadora, e até queda de energia, que interrompe o funcionamento do modem que transmite o sinal de internet.

É nessas horas que tantos médicos que confiam em sistemas web only se deparam com a mensagem “sistema fora do ar”. Mas essa mensagem não cabe na sua prática profissional.

Desvantagens e limitações da computação em nuvem

1. Tempo de indisponibilidade

Os sistemas ficam disponíveis apenas pela internet. Quando há uma queda da internet ou conectividade lenta, os serviços são interrompidos e o sistema fica indisponível. Portanto, a principal crítica à computação em nuvem é sua alta dependência da internet e os recorrentes períodos de indisponibilidade que isso causa.

2. Preocupações de segurança e privacidade

A segurança dos dados e as ameaças à privacidade são outras desvantagens da computação em nuvem. De acordo com uma pesquisa, quase 98% das empresas que usam serviços de computação em nuvem sofreram pelo menos uma violação de dados de 2020 a 2022. Medidas de segurança da nuvem inadequadas levam ao vazamento de dados em redes de nuvem, o que pode resultar em roubo de propriedade intelectual, violação de contratos e ataques de malware.

3. Controle e flexibilidade limitados

Ao utilizar um sistema na nuvem, todos os serviços relacionados a ele são totalmente gerenciados pelo fornecedor do sistema e pelo provedor do serviço de hospedagem na nuvem. Isso oferece controle e flexibilidade limitados aos usuários, principalmente no que se refere aos dados registrados no sistema, que ficam sob a posse dessas empresas.

4. Aprisionamento ao fornecedor

Justamente porque o usuário do sistema não tem a posse real dos dados que registra no sistema, pode ocorrer o aprisionamento ao fornecedor. Nesta situação, o usuário tem dificuldade de mudar de fornecedor, se assim desejar, devido às dificuldades encontradas para obter cópia de seus dados e migrá-los para outro sistema, além de outras complexidades.

Superando essas limitações

Como dito, a nuvem tem também seus benefícios e deve sim ser uma opção de acesso ao sistema médico. Porém, não deveria ser a única opção. Com o uso de tecnologias redundantes e centradas nos dados, que oferecem diferentes possibilidades de acesso, as limitações da nuvem podem ser superadas, enquanto suas vantagens são aproveitadas.

A tecnologia certa para isso é a de um software multiplataforma que, através da sincronia dos dados, oferece acesso offline aos dados, além do acesso online, em qualquer equipamento. Neste modelo, você possui diferentes interfaces para utilizar o sistema, com ou sem internet:

  • Um software instalado em seu computador, que funciona completamente offline, com o máximo de performance, e lhe garante a posse real dos seus dados, que ficam salvos em seu equipamento. Os dados também são enviados para a nuvem através do processo de sincronia dos dados, garantindo uma cópia de segurança deles e deixando-os disponíveis para o acesso online.
  • Um sistema web para acesso em qualquer dispositivo através da internet, acessando os dados que foram sincronizados a partir do software instalado. A interface se adapta perfeitamente a cada tela, garantindo boa usabilidade seja pelo computador, tablet ou smartphone.
  • Um aplicativo mobile, que pode ser instalado em tablets e celulares e, ao fazer a sincronia, disponibiliza o acesso offline aos dados do sistema pelo dispositivo móvel quando não houver conexão com a internet. Ao mesmo tempo, garante o uso pleno do sistema caso o dispositivo esteja conectado.

Com uma tecnologia multiplataforma, que garante a total disponibilidade dos dados, com ou sem internet, em qualquer equipamento, o médico pode então alcançar real independência para sua prática médica.

Os sistemas web only geram uma cascata de dependência: você depende da internet, que depende da disponibilidade do seu provedor, e depende também do desenvolvedor do sistema, que por sua vez depende da empresa que provê os serviços de hospedagem na nuvem.

O sistema multiplataforma elimina todas essas dependências, pois, em primeiro lugar, o médico tem a posse real de seus dados, em seu computador e em seu aplicativo mobile. Mesmo se a internet cair, se o sistema web ficar fora do ar, ou o provedor da nuvem interromper o serviço, você continuará trabalhando normalmente, offline, sem preocupações. E quando tudo estiver funcionando perfeitamente, poderá aproveitar de toda a mobilidade que o acesso online oferece, com a tranquilidade de saber que ele não é sua única opção.

Isso é ter independência em sua prática profissional, contando com possibilidade de escolha, performance, segurança e tranquilidade.

E tudo isso pode ser alcançado fazendo a escolha certa de sistema para seu consultório ou clínica. O HiDoctor® investe em pesquisa e desenvolvimento há mais de 30 anos para ser capaz de oferecer as melhores tecnologias aos seus usuários. Com nosso modelo híbrido de acesso online e offline, garantimos a total disponibilidade dos dados para que seu consultório nunca pare, e sua rotina seja prática e produtiva.

Se quiser ver mais detalhes sobre as diferenças entre uma tecnologia web only e uma tecnologia multiplataforma, confira nosso infográfico:

Comprove na prática todos os benefícios que o HiDoctor® tem a oferecer! Experimente agora sem compromisso:

 

Gostou do artigo? Compartilhe!