Gostou do artigo? Compartilhe!

4 formas de acessar os dados do prontuário eletrônico

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

É comum falarmos sobre a importância da usabilidade quando nos referimos a prontuários eletrônicos e softwares médicos de forma mais ampla. Mas tão importante quanto a usabilidade é a acessibilidade, e sobre essa característica nem sempre encontramos tantas informações.

Em grande parte, isso se deve porque não é do interesse de muitos desenvolvedores de sistemas médicos abordarem esse tópico. As empresas que oferecem sistemas que funcionam exclusivamente na nuvem não podem garantir total acessibilidade aos seus clientes, uma vez que o acesso é totalmente dependente da nuvem (que depende da internet, que depende de servidores, que depende de outras empresas, e por aí vai a cascata de dependência).

A acessibilidade de um software médico está atrelada à existência de diferentes possibilidades de uso, online e offline, e em diferentes equipamentos.

O HiDoctor®, por exemplo, consegue garantir o benefício da acessibilidade aos médicos pois sua tecnologia faz com que os dados estejam sempre disponíveis, de uma forma ou de outra, em qualquer circunstância.

E por que eu preciso de diferentes formas de acesso aos dados?Porque seu consultório não pode parar quando a internet cair; você não pode ficar sem registrar dados do paciente durante o plantão enquanto o sistema está fora do ar para manutenção; e você não pode ficar sem possibilidade de consultar os dados enquanto viaja e está sem internet; entre outros motivos.

Então, quais são as diferentes formas de acesso que um software deve oferecer, e por quê?

A seguir mostramos 4 formas importantes de acesso aos dados de seu prontuário eletrônico (e a todo o sistema) e qual a principal vantagem que cada uma delas oferece!

Offline no computador: performance!

Tenha o máximo de performance acessando os dados pelo software instalado em seu computador. Sem depender da internet, você aproveita o potencial de seu equipamento para um uso com a maior agilidade, otimizando o tempo dos atendimentos. A interface inteligente que aproveita o tamanho de sua tela também permite a visualização geral de todas as informações do prontuário e o acesso prático a todas as ferramentas.

Online no celular: mobilidade!

O uso pela web no celular garante mobilidade para acessar os dados onde quer que esteja. É possível ter acesso ao sistema pelo navegador do smartphone, como Chrome ou Safari, e utilizá-lo com praticidade na palma de sua mão, seja para consultar dados, fazer novos registros, ou o que mais precisar.

Por sincronia no notebook: versatilidade!

A sincronia permite instalar o software também em seu notebook pessoal, de modo que você tem versatilidade para acessar o sistema online ou offline pelo equipamento em diferentes locais. Trabalhe de casa, leve o notebook para o plantão no hospital ou para sua viagem, e seus dados estarão disponíveis com ou sem internet, e sempre atualizados.

Por app no celular ou tablet: segurança!

O aplicativo móvel traz a segurança de ter os dados sempre ao seu alcance, em qualquer lugar ou circunstância, mesmo se você estiver sem internet. Com a sincronia prévia, os dados dos prontuários e agenda ficam disponíveis offline para consulta, sendo possível também incluir novos dados, que serão sincronizados uma vez que haja conexão com a internet disponível.


Ter seus dados sempre disponíveis, contando com diferentes formas de acesso, permite que você tenha independência em sua prática médica. O sistema se adapta às suas necessidades, e não o contrário.

Conte com o HiDoctor® para ter todas as possibilidades e obter todos os benefícios da acessibilidade!

O HiDoctor® é a única plataforma médica completa para seu consultório e o software mais utilizado por médicos e clínicas no Brasil. A Centralx® conta com mais de 30 anos de experiência no desenvolvimento de tecnologias para a área médica.

Experimente e conheça clicando abaixo!

 

Gostou do artigo? Compartilhe!