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Tendências do Facebook para engajar seus pacientes em 2019

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O Facebook vem pouco a pouco deixando de ser uma simples distração online para tornar-se um espaço de contato entre empresas e seus públicos. Um aspecto curioso dessa migração é que as empresas tiveram que se adequar ao estilo pessoal e despojado da rede nos seus contatos com clientes.

Porém, com cada vez mais pessoas e empresas no Facebook, é preciso destacar-se nas suas publicações para se sobressair dentre os demais perfis. Por isso, neste post reunimos 5 tendências do Facebook que vão te ajudar a trazer mais engajamento em 2019.

Ênfase em mobile

Não é novidade que o acesso ao Facebook via celular hoje é maior do que via computador, por isso, otimize seu conteúdo pensando que a maioria das pessoas o verão em telas pequenas de celulares. Textos curtos, imagens legíveis e vídeos breves são fundamentais, mas não só isso: alguns recursos excepcionais do Facebook estão disponíveis com exclusividade (ou com melhor desempenho) para celulares – como Stories, realidade aumentada e futuras integrações com Instagram e WhatsApp.

Vídeos

A mídia audiovisual gera um interesse muito maior que textos e imagens, e é por isso que a rede social tende a valorizar ainda mais as postagens em vídeos, tanto que disponibilizaram uma ótima ferramenta para criação de animações a partir de fotos e textos[1]. Algumas dicas importantes ao criar vídeos no Facebook:

  • Escolha um bom nome para os vídeos e ofereça também uma descrição curta, em uma sentença rápida.
  • Vídeos em formato quadrado ou vertical tendem a ser 54% mais assistidos que vídeos na horizontal[2].
  • Em vídeos com áudio, utilize legendas para atingir os usuários com o áudio desligado (estima-se que 85% dos usuários deixam os vídeos no mudo enquanto navegam na timeline).
  • Nos vídeos que gravar, vá direto ao ponto – a introdução deve ser muito breve e informar o espectador do que será tratado nos próximos minutos.

Lives

Uma tendência sempre crescente nas redes sociais é a aproximação com o público: a Live é uma transmissão ao vivo feita dentro do Facebook para sua audiência; ela permite que seu público tenha um contato direto com você, podendo enviar mensagens e perguntas durante a transmissão.

Uma boa prática para Lives é criar um evento e divulgá-la com antecedência, pedindo sugestão de tópicos a abordar. Outra dica é conferir, nas estatísticas do seu público, qual dia e horário com maior audiência.

Chatbot

O Messenger do Facebook pode ser integrado com um chatbot (“robô de conversação”, em português) que simula diálogos com usuários da sua página através de comandos pré-definidos. O objetivo desses robôs é agilizar o atendimento de pessoas que entrarem em contato com sua página mesmo quando não houver alguém estiver disponível para responder.

O chatbot pode ser usado em sua página para informar horários de atendimento, levar o paciente para agendamento online ou mesmo oferecer informações básicas sobre procedimentos do consultório, levando para posts do seu blog, por exemplo.

Há alguns recursos de terceiros que ajudam a programar um chatbot para sua página, incluindo ferramentas gratuitas, que facilitam imensamente o processo.

Busca por voz

A busca por voz é um recurso definitivamente em expansão: estima-se que em 2 anos, metade das pesquisas feitas na Web serão feitas via voz[3]. É fácil perceber isso com cada vez mais dispositivos inteligentes conectados: computadores no carro, smart watches, além do Google Home e Alexa, são ferramentas que ainda estão no início de sua escalada rumo à popularidade. É por isso que os gigantes da tecnologia têm investido fortemente nesta área.

Em meados de 2018 surgiram os primeiros relatos sobre um novo recurso a chegar ao Facebook: reconhecimento de voz[4]. Um pouco atrasado em comparação com outras grandes empresas tecnológicas, a rede social estuda aplicar uma assistente que une o reconhecimento de voz à Inteligência Artificial, similar à Siri no iPhone e ao Google Assistant no Android.

Isto quer dizer que, possivelmente, num futuro muito próximo, o Facebook possa valorizar informações otimizadas para recursos de voz, por isso é importante dar atenção a alguns pontos de melhorias em sua página:

  • Ao criar postagens, construa frases simples, que soem como uma conversa natural. Lembre-se também que seu potencial paciente pode não conhecer termos médicos. Ex.: em vez de “Saiba mais sobre a urolitíase”, use “O que é o cálculo renal?” ou ainda “O que causa pedra no rim?”.
  • A busca por voz tende a incluir mais informações do que a busca por palavras digitadas, por isso, crie conteúdos mais específicos, procurando atingir certos nichos do mercado. Ex.: em vez de publicar um conteúdo sobre “Dor lombar”, publique sobre “Dor lombar em adultos sedentários” ou “Por que sinto dor na coluna após o parto?”.
  • Buscas de voz tendem a estar relacionadas a decisões imediatas, por isso, ofereça ações que um paciente poderia procurar no seu perfil: agendar uma consulta, ligar para o consultório, mandar mensagem, etc.
  • Além disso, complete o perfil de seu consultório; ofereça endereço, telefone, disponibilize algumas fotos do ambiente, alguns comentários de pacientes satisfeitos e outras informações que sirvam de incentivo para o potencial paciente escolher seus serviços.

O que mais esperar para 2019?

Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, já abordou o objetivo da plataforma neste ano: unir os serviços de mensagem do Facebook Messenger, Instagram Direct e Whatsapp, esforço que deve ser concluído em 2020[5]. Embora ainda não haja detalhes de como funcionará a fusão para administradores de páginas, tudo indica que a união dos 3 maiores aplicativos de mensagem no mundo poderá trazer uma audiência maior e mais facilidade para contato com seus pacientes.

O mais importante, no entanto, é saber que esta fusão ajudará na renovação de público do Facebook, que vinha perdendo espaço como aplicativo de troca de mensagem. Com isso, é possível que o uso da plataforma se intensifique nos próximos anos, aumentando sua utilidade e mantendo seus usuários continuamente engajados no ecossistema da plataforma.

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Referências:

[1] Facebook. Use nossa ferramenta de efeitos de vídeo. Disponível em https://www.facebook.com/business/help/1894944817224867

[2] Rocketium Academy. Which Video Format Should I Choose? Landscape vs Square vs Portrait. Disponível em https://rocketium.com/academy/video-format-landscape-vs-square-vs-portrait/

[3] Econsultancy. The future of voice search: 2020 and beyond. Disponível em https://econsultancy.com/the-future-of-voice-search-2020-and-beyond/

[4] The Verge. Facebook seems to be exploring speech recognition with ‘Aloha’ voice testing. Disponível em https://www.theverge.com/2018/8/21/17765530/facebook-speech-recognition-aloha-voice-testing-app

[5] The New York Times. Zuckerberg Plans to Integrate WhatsApp, Instagram and Facebook Messenger. Disponível em https://www.nytimes.com/2019/01/25/technology/facebook-instagram-whatsapp-messenger.html

 

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