[Série] Presença digital: quais canais você deve criar
Nos posts anteriores, discutimos a importância de você possuir uma imagem online e os primeiros passos para definir sua estratégia. Neste artigo vamos conhecer os principais canais para divulgação do seu consultório.
Se você sabe da importância da internet na sua prática médica hoje mas ainda não teve tempo de montar uma estratégia de presença digital para seu consultório, neste post iremos apresentar um plano básico e simples que qualquer médico é capaz de executar, mesmo com o tempo limitado.
Em quais canais devo investir?
Há três formas que seus pacientes podem chegar a você buscando pela internet: (1) pesquisando direto nos mecanismos de busca como Google™ e Yahoo!, (2) pesquisando nas redes sociais ou (3) pesquisando em canais especializados (diretórios de médicos). Somadas, essas 3 formas de busca correspondem quase à totalidade de buscas por médicos online.
Um plano de marketing simples e eficiente pode cobrir estes três métodos de busca. Para isso, é necessário começar com o básico e investir nos canais "tradicionais" da internet: site próprio, redes sociais e diretórios online. O investimento nessas mídias apresenta o melhor custo-benefício pelos seguintes motivos: baixo custo de investimento (financeiro, aprendizado e tempo para manutenção), grande alcance (pela popularidade e número de pessoas conectadas a essas mídias) e maior possibilidade de retorno (pelo engajamento das pessoas nesses meios).
Você vai reparar que alguns canais que já utiliza não serão listados a seguir, como Instagram, blog, Twitter, YouTube. Isto porque essas mídias exigem mais tempo de dedicação e/ou maior infraestrutura para criação de conteúdo. Essas mídias são recomendadas para usuários que já conquistaram seu espaço nos demais canais "tradicionais" da internet e que já possuem uma identidade e estratégia definida.
1. Sites de conteúdo próprio: Site Médico
Possuir um site hoje é mais importante do que distribuir cartão de visitas. É onde o paciente irá procurar informações oficiais sobre você e seu consultório.
Todos os médicos devem possuir um site. Através dele, o paciente pode verificar suas credenciais.
Algumas informações são essenciais no site, como CRM, localização do consultório e convênios atendidos. Conheça os demais itens indispensáveis para seu site médico.
-
Por que ter um site médico?
- Baixo custo, alto benefício: a internet é a mídia com menor custo de investimento. Criar um site médico é consideravelmente mais barato do que anunciar em qualquer meio tradicional.
- O brasileiro já se habituou a consultar a internet antes de tomar uma decisão de compra ou escolha de serviço.
- Um site médico pré-moldado, como o oferecido gratuitamente com o software HiDoctor®, é fácil de criar e gerenciar, oferecendo benefícios como responsividade e bom retorno nas buscas Google™.
Ao criar seu Site Médico, lembre-se de oferecer todas as informações básicas, como endereço, telefone e horário de funcionamento do consultório, sua formação, especialização e experiência profissional, procedimentos realizados, entre outras.
Uma outra dica importante para o site médico é desenvolver o conteúdo que o paciente possa pesquisar. Comece dando atenção às condições e procedimentos comuns em seu consultório e vá aos poucos especificando os temas para assuntos que poucas pessoas podem procurar, mas que farão com que seu post tenha muita relevância.
Lembre-se também de usar os termos que seus pacientes provavelmente procurariam. Ao falar de otite, lembre-se de citar “dor de ouvido”, por exemplo.
Esta é uma forma de manter um site que será acessado não apenas por pacientes que procuram por você, mas também por potenciais pacientes que buscam por informações.
2. Redes sociais: Facebook
As redes sociais envolvem questões tão complexas que já mereceram um post à parte no blog.
Antes de criar uma conta profissional numa rede social, você deverá saber que seus pacientes usarão essa página para buscar informações e por vezes até fazer perguntas. Por isso é importante dedicar um tempo de qualidade ao marketing nesta rede.
Isto não quer dizer apenas compartilhar informações de outros canais, mas assumir a postura de autoridade que os pacientes projetam nos médicos.
A rede social mais utilizadas por brasileiros atualmente é o Facebook, que permite a criação de uma fan page para gerenciar conteúdos que não são pessoais. Mesmo que você tenha um consultório próprio e atenda sozinho, é recomendado criar uma fan page porque ela oferece ferramentas de gestão, como programação de publicações e estatísticas de engajamento. Além disso, a criação de uma fan page evita que suas informações pessoais, bem como sua família e amigos, estejam expostos publicamente a todos os seus pacientes e prospectos.
Havendo tempo e disposição para investir nesta mídia, lembre-se de publicar e divulgar apenas conteúdos informativos. Suas opiniões sobre assuntos polêmicos devem ser restritas ao seu perfil pessoal.
3. Catálogos e diretórios online: CatalogoMed
Ao pesquisar por uma especialidade e região, os buscadores quase sempre retornam como resultado os catálogos de médicos.
Estes catálogos permitem que você cadastre seus dados profissionais e de contato para ser localizados por pacientes. O CatalogoMed é atualmente o maior diretório brasileiro para médicos em atuação. Ele também é gratuito e conta com uma série de benefícios exclusivos, como Agendamento online, possibilidade de divulgar fotos do consultório e outros aplicativos integrados gratuitamente.
Outra dica é cadastrar seu consultório nos resultados de buscas locais, informando sobre ele no Google Business (anteriomente conhecido como Google Places) para ser favorecido nos resultados de busca.
Mas atenção: ao cadastrar seu consultório em catálogos e diretórios, você está permitindo que os pacientes façam avaliações públicas do desempenho de seu consultório.
Alguns médicos têm receio de como essas avaliações podem impactar em sua imagem online e por isso evitam essa divulgação, mas é importante destacar que, em geral, as vantagens dos reviews superam suas desvantagens.
Reviews de pacientes são métricas muito eficientes para novos pacientes contratarem seus serviços.
Por isso é tão importante que você consiga boas referências online e continue recebendo cada vez mais feedback de seus pacientes. No próximo post iremos abordar como manter a consistência nas postagens e se relacionar com seus pacientes.
Confira os outros artigos da série: