HiDoctor® News
'Não tema, isso é normal': Conselhos para jovens médicos

'Não tema, isso é normal': Conselhos para jovens médicos

Em artigo publicado em abril deste ano, a Medscape pediu a alguns de seus contribuidores e à sua comunidade para oferecerem conselhos a médicos recém-formados, iniciando a residência. As respostas recebidas vão muito além das dicas esperadas para ajudar a alcançar o sucesso durante a residência. A maioria dos feedbacks incluiu dicas de anos de experiência profissional, juntamente com a sabedoria para ajudar todos os jovens médicos, e não apenas aqueles em formação. De fato, o escopo dos conselhos é provável de provocar reflexão em médicos de todas as idades. ...
Gerenciando o fluxo de pacientes: como mantê-lo em movimento

Gerenciando o fluxo de pacientes: como mantê-lo em movimento

Gargalos acontecem em muitos consultórios independente dos melhores esforços feitos para realizar os agendamentos com proeza. Isto pode acontecer, por exemplo, quando alguns pacientes chegam atrasados e outros um pouco adiantados. A situação ainda pode piorar se a consulta entre estes pacientes leva mais tempo do que o esperado.

Quando isto acontece, pode ser um tanto estressante. Os pacientes ficam ansiosos e começam a reclamar sobre a tão conhecida espera. À medida que os temperamentos se exaltam, a vontade de acelerar as consultas se intensifica e é fácil deixar que algumas coisas passem despercebidas quando essa pressão se acumula. ...
Como manter um relacionamento pós-consulta para fidelizar os pacientes?

Como manter um relacionamento pós-consulta para fidelizar os pacientes?

Quando pensamos em cuidados de saúde centrados no paciente devemos considerar que o atendimento médico vai além da consulta propriamente dita. O pós-consulta tem um grande papel na experiência do paciente, em sua fidelização, nos resultados de saúde em geral e afeta, inclusive, o sucesso do consultório.

Manter contato com os pacientes não só se tornou essencial, mas também é bem mais fácil atualmente, com as possibilidades que a tecnologia oferece, e os benefícios são diversos. ...
Paciente insatisfeito: você sabe como lidar com a situação?

Paciente insatisfeito: você sabe como lidar com a situação?

Em muitos de nossos artigos, temos falado sempre sobre a satisfação do paciente e a importância de oferecer um atendimento de excelência, focado na experiência do paciente. Mas, obviamente, por mais que haja esforço e dedicação no atendimento do consultório, cada paciente tem suas particularidades, o que pode fazer com que aquilo que agrada a um nem sempre agrade ao outro, além do fato de ser normal que venham a ocorrer certas situações adversas como atrasos, desmarcações, etc. ...
Como voltar ao ritmo de trabalho depois de um período de afastamento?

Como voltar ao ritmo de trabalho depois de um período de afastamento?

Muitos médicos se afastam do atendimento diário a pacientes por razões completamente voluntárias. Estas podem incluir, entre outras:

Mas nem sempre estas decisões são definitivas, e muitos médicos podem resolver voltar à prática da medicina depois de um período afastados.

Para facilitar a volta ao trabalho, um primeiro passo é já ter isso em mente desde o momento que decide pelo afastamento. Claro que no momento você pode considerar que não irá voltar à prática da medicina, mas isso não impede que você tenha um planejamento para o caso de se decidir pelo contrário. Se você está se afastando já com a intenção de voltar depois de um certo período, então o planejamento adequado se torna ainda mais importante. ...


Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Receber conteúdos

Informação em Tecnologia Médica compilada pela equipe do software médico mais utilizado no Brasil.

Receba novidades do HiDoctor® blog e materiais exclusivos em seu email.

Quero receber