Gostou do artigo? Compartilhe!

A importância da ficha de anamnese em Cardiologia

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

O contato entre médico e paciente durante a entrevista clínica e exame físico é frequentemente descrito como o alicerce da relação médico-paciente. Na Cardiologia, em especial, uma anamnese adequada, acompanhada de um bom exame cardiovascular, é suficiente para o diagnóstico da maioria das patologias tratadas pelo cardiologista.

Por isso a ficha de anamnese assume tamanho destaque nessa especialidade: ela delineia um panorama das informações fundamentais na conduta cardiológica e ajuda a discernir quais dados deve-se valorizar; mas, principalmente, a anamnese registra a atenção dada ao paciente, o esforço despendido em ouvir, observar atentamente e estabelecer um relacionamento baseado na empatia e confiança.

Via de regra, os sintomas que mais levam pacientes a procurarem um cardiologista são: a dor torácica, dispneia, fadiga, síncope, palpitações e edema – nem sempre expressos com esses termos, mas em geral resumidos a esses fenômenos.

No caso da dor torácica, por exemplo, a tradição semiológica determina a necessidade de se identificar a localização da dor, a presença da irradiação, a duração, a intensidade e a característica da dor, bem como os fatores de alívio e de agravo e os sinais e sintomas que estão associados. É também necessário verificar se há fatores de risco, examinar o histórico familiar, a própria história mórbida do paciente e seus hábitos de vida.

Veja algumas fichas de anamneses para Cardiologia criadas por usuários do HiDoctor:

Essa investigação clínica que ocorre durante a entrevista, somada a uma atenta observação do paciente, em muitos casos já é, por si só, capaz de conduzir a consulta para uma hipótese diagnóstica resolutiva, determinação de exames complementares e instituição da orientação terapêutica.

Uma ficha de anamnese cardiológica bem elaborada conduzirá o médico nessa entrevista aprofundada e atenta. É, portanto, a anamnese que se apresenta como poderoso aparato investigativo capaz de guiar o raciocínio clínico diante da queixa do paciente.

Outra procura comum no consultório cardiológico, sobretudo como demanda via encaminhamento, é a avaliação perioperatória, que busca trazer à luz informações clínicas determinantes na estimativa do risco cirúrgico.

De acordo com o tipo e porte do procedimento que se deseja realizar, utiliza-se como diretriz um dos índices de classificação de risco cardiovascular, que se baseiam largamente na anamnese e no exame físico.

O cálculo desses escores pode ser feito de maneira muito prática quando se usa um modelo de formulário de preenchimento rápido, que apresenta todas as variáveis do escore e calcula o valor final de acordo com as opções selecionadas, oferecendo um parâmetro objetivo do estado atual de saúde do paciente.


A observação dos protocolos para a redação de uma boa anamnese cardiológica conduz a uma hipótese diagnóstica mais precisa e correta, atua na contenção dos custos com exame para o paciente e, sobretudo, ajuda a estabelecer bases para uma sólida relação médico-paciente.

Você pode aproveitar o prontuário eletrônico do HiDoctor® e as fichas de anamneses personalizadas para Cardiologia disponíveis para otimizar seus atendimentos. Conheça mais sobre o HiDoctor® clicando abaixo:

Gostou do artigo? Compartilhe!