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Engajamento do paciente e cuidado baseado em valor

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Clínicas e consultórios podem aumentar o engajamento através de mensagens relevantes e direcionadas, tornando a comunicação o mais fácil possível.

 

A mudança para o cuidado baseado em valor, ou saúde baseada em valor (SBV), está se consolidando cada vez mais na área da saúde, à medida que as instituições continuam enfrentando desafios com taxas de remuneração por serviço estagnadas e inflação nos custos médicos.

Para ter sucesso em um ambiente de SBV, as clínicas devem adotar o engajamento do paciente como uma capacidade fundamental. Um melhor engajamento do paciente não só ajuda a mantê-los saudáveis e a evitar cuidados de maior custo ou hospitalização, como também constrói lealdade, ajuda a atender medidas de qualidade e reduz riscos.

Neste artigo, exploramos por que o engajamento do paciente é crítico para o sucesso do modelo de SBV e discutimos etapas para engajar os pacientes digitalmente para um efetivo gerenciamento de cuidados.

Por que o engajamento do paciente é crítico para o sucesso da SBV?

Engajar os pacientes em seus cuidados pode levar a melhores resultados de saúde. Quando os pacientes sentem que têm orientação do médico, comunicação bidirecional e o poder de acompanhar e gerenciar sua própria saúde, eles têm mais probabilidade de seguir os conselhos de seu médico, aderir a encaminhamentos, realizar exames necessários e fazer mudanças necessárias no estilo de vida.

Ao estabelecer um forte relacionamento médico-paciente, os profissionais de saúde podem capacitar os pacientes a assumir o controle de sua saúde e tomar decisões mais informadas.

O engajamento do paciente também pode promover lealdade e continuidade do cuidado. Ao criar verdadeiras parcerias com os pacientes ao longo de sua jornada de saúde, as clínicas podem oferecer uma experiência positiva para o paciente e construir um relacionamento de confiança com eles, aumentando sua propensão a seguir as ações e tratamentos recomendados para melhorar suas condições.

Ao oferecer ferramentas digitais acessíveis de engajamento do paciente e nutrir relacionamentos, as organizações também podem reter pacientes e reduzir a probabilidade de eles procurarem cuidados em outro lugar.

Muitos programas de SBV incluem a satisfação do paciente como uma medida. Ao engajar pacientes e atender às suas necessidades de cuidado, as organizações podem melhorar as pontuações de satisfação do paciente e atender às medidas de qualidade.

Através de esforços abrangentes de engajamento, incluindo pesquisas pós-consulta e comunicação contínua, os médicos podem melhorar a experiência do paciente e garantir a conformidade com as medidas estabelecidas no modelo de SBV.

Engajar proativamente os pacientes ajuda a mantê-los saudáveis e evitar cuidados de alto custo. Ao fornecer cuidados mais rotineiros e de baixo custo e manter contato regular, os médicos podem identificar e abordar problemas de saúde antes que eles se agravem. Isso pode ajudar as organizações a reduzir custos e minimizar a necessidade de intervenções caras.

Engajar os pacientes na gestão de sua saúde ajuda a prevenir eventos adversos e promove intervenções oportunas, levando a melhores resultados para os pacientes, melhores indicadores de qualidade e maior remuneração no modelo de SBV.

Passos para engajar pacientes digitalmente

Para apoiar um modelo de SBV, as organizações de saúde devem se concentrar em criar um engajamento significativo ao longo da jornada do paciente. Isso inclui contatar os pacientes no momento certo, através do canal certo, com mensagens relevantes.

Por exemplo, ao aproveitar campanhas automáticas de bem-estar e lembretes, as clínicas podem preencher lacunas de cuidado e incentivar os pacientes a tomar medidas proativas em relação ao autocuidado, como agendar consultas anuais de check-up e imunizações.

Considere os seguintes passos para engajar digitalmente os pacientes na gestão de sua saúde e alcançar o sucesso nas iniciativas de SBV!

1. Ative seus pacientes digitalmente:

Primeiro, obtenha as informações de contato e o consentimento dos pacientes para se conectar com eles através de seus canais de preferência, como e-mail e mensagens de texto. Disponibilize esses canais para várias tarefas de gestão de cuidados, como agendar consultas, acessar informações e buscar suporte.

Fornecer fácil acesso aos médicos e manter os pacientes informados sobre seu cuidado ajuda-os a gerenciar ativamente sua saúde.

Oferecer ferramentas online, mensagens seguras, telemedicina e acesso digital aos dados permite que os pacientes se engajem convenientemente com seus médicos.

2. Use ferramentas digitais e seja responsivo:

Implemente ferramentas digitais que simplifiquem a comunicação e a gestão de cuidados para os pacientes.

Garanta a disponibilidade de recursos como informações pessoais de saúde seguras e facilmente acessíveis, agendamento online, notificações por mensagens de texto, teleconsulta, etc. Se o paciente usar essas ferramentas, apoie-os suficientemente ou eles acabarão frustrados.

Além disso, colete dados apropriados do paciente através dessas ferramentas e use-os efetivamente para agilizar fluxos de trabalho, proporcionar uma melhor experiência ao paciente e melhorar a qualidade do cuidado entregue.

Continue evoluindo suas capacidades e operações à medida que novos recursos se tornam disponíveis.

3. Forneça treinamento para a equipe:

É essencial treinar a equipe no uso eficiente das ferramentas digitais e para entender o valor e as eficiências que elas oferecem. Quando médicos e equipe entendem como usar essas ferramentas, eles podem guiar os pacientes de forma eficaz e integrar o engajamento digital de maneira contínua no processo de cuidado.

Os membros da equipe devem ser capazes de educar os pacientes sobre os benefícios de usar ferramentas online e ajudá-los a navegar no meio digital e gerenciar seus cuidados.

4. Médicos e equipe devem guiar o paciente:

Promova o engajamento digital como parte integrante dos encontros com o paciente. Incentive médicos e equipe a discutir ferramentas digitais durante consultas, na recepção, através de mensagens e em outros pontos de contato.

Ofereça oportunidades presenciais para incentivar e treinar os pacientes a usar o agendamento online e a teleconsulta, por exemplo, para criar uma experiência mais sem atritos para eles mesmos.

Ao tornar o engajamento digital uma parte consistente da experiência do paciente, as organizações de saúde podem reforçar a importância dessas ferramentas e motivar os pacientes a utilizá-las para seu benefício.


O engajamento do paciente é crucial para as organizações de saúde terem sucesso no cuidado baseado em valor. Ao adotar ferramentas digitais e fomentar uma cultura de engajamento do paciente, os médicos podem melhorar os resultados de saúde e atender às medidas de qualidade.

As organizações devem engajar proativamente os pacientes ao longo de sua jornada de saúde e guiá-los na utilização de ferramentas online para um gerenciamento de cuidados eficaz.

Ao priorizar o engajamento do paciente, as organizações de saúde podem navegar pelos desafios da SBV e oferecer melhores experiências de cuidado enquanto reduzem custos, constroem a lealdade do paciente e melhoram a qualidade do cuidado.

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