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Que nome dar ao meu consultório médico?

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Você decidiu que quer trabalhar por conta própria e abrir um consultório médico. Parabéns! Agora que você decidiu isso, a segunda decisão mais importante a ser tomada: que nome dar ao seu consultório.

Encontrar o nome perfeito não é uma tarefa fácil, e há muitas coisas envolvidas na decisão.

É importante encontrar o nome apropriado na primeira tentativa. Caso contrário, você pode ter problemas para desenvolver o consultório ou terá que fazer um rebranding no futuro, precisando construir uma nova marca (pense em tempo, esforço e marketing, sem mencionar o custo de quaisquer placas ou materiais promocionais já feitos).

Para alguns médicos, o nome vem naturalmente. Talvez seja um nome que surgiu numa epifania; um nome que eles tinham em mente desde quando decidiram tornar-se médicos ou abrir sua própria clínica. Para a maioria, no entanto, dar um nome ao consultório é provavelmente mais difícil do que nomear seus bebês. Isso se torna ainda mais desafiador quando se está abrindo um consultório ou clínica em sociedade, pois mais pessoas significa mais ideias para nomes — e potencialmente mais disputas sobre essas ideias.

Clínicas maiores, hospitais ou sistemas de saúde podem contratar serviços profissionais de marketing e branding para ajudar com seu nome, mas isso pode não ser viável para consultórios médicos pequenos. Isso significa que esses consultório não devem prestar atenção a esse aspecto crítico da estratégia geral de branding? Certamente não, mas significa que você deve levar o processo de nomeação a sério.

Um nome de marca significativo que transmita o “porquê” de seu consultório pode ser a estratégia de marketing mais compensadora e econômica.

Os nomes são poderosos. O nome de um consultório é fundamental para sua estratégia geral de marketing médico. Os nomes constroem reconhecimento e ajudam os pacientes, assim como a comunidade em geral, a identificar-se com o consultório e sua especialização. Portanto, uma consideração cuidadosa é necessária para fortalecer a eficácia dos esforços de marketing.

O nome deve ser fácil de dizer, ouvir, soletrar e lembrar — ao contrário dos medicamentos prescritos. Deve ser atraente e ressoar com seu público-alvo.

O nome de sua marca deve ser claro, significativo, único, fácil de pronunciar e positivo.

Veja a seguir três métodos comuns de nomenclatura usados por consultórios médicos. Algumas dessas convenções de nomenclatura são baseadas em preferências e aspectos pessoais, incluindo reputação local, quão singular ou quão comum é o nome do médico e sonhos, visões ou planos pessoais.

Nome do médico

Esse é um dos métodos mais comuns, em que uma parte ou todo o nome do médico é usado no nome da clínica ou consultório. Mesmo que essa estratégia ofereça personalização e benefício de reconhecimento imediato, é adequado apenas para consultórios de um único médico. A possibilidade de adicionar outros associados é difícil e não comunica a missão ou especialização do consultório. Outra variação disso pode ser o uso das iniciais do nome do médico ou a abreviação do(s) nome(s).

Nome geográfico ou de acordo com localização

Esses tipos de nomes elevam a localização geográfica como o aspecto mais crítico. É possível destacar as atividades do consultório junto com o local. Isto torna mais fácil para o seu público-alvo encontrar a localização do consultório e a especialidade atendida, como “Clínica de olhos Ipanema”. No entanto, esses tipos de nomes podem ficar desatualizados ao longo do tempo ou limitar o escopo do consultório se serviços adicionais forem oferecidos.

Nome aleatório

Um dos 10 principais consultórios médicos de cuidados primários em Nova York é chamado de Leaf Medical. Pode ser o sobrenome de um médico. No entanto, é possível que o consultório tenha escolhido um nome aleatório que seja único e memorável. O nome pode ter um relacionamento abstrato com o consultório ou o médico.

Outra possibilidade é traçar uma analogia entre o consultório e os pacientes ou o resultado desejado, como a Clínica Dentária Smile ou a Clínica Médica Get Well. No entanto, uma desvantagem desses nomes aleatórios é que eles parecem impessoais e podem exigir mais esforços de publicidade e marketing para obter o reconhecimento do paciente.

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Existem outros fatores, talvez mais pessoais, que podem influenciar o nome de um consultório médico. Você também pode considerar estudar a concorrência para encontrar quaisquer tendências no mercado e, em seguida, optar por seguir ou contrariar a maioria.

Independentemente da metodologia, é importante considerar as implicações a longo prazo do nome da sua clínica, mesmo antes de você ver seu primeiro paciente. Embora o foco deva estar em seu objetivo de longo prazo e na visão do consultório, também é importante que você considere alguns dos aspectos legais e de propriedade, como a marca registrada e a URL do site.

Depois de escolher um nome para o seu consultório e garantir que o nome não esteja em uso, você deve consultar um advogado para ajudar nos aspectos legais e de marca registrada para proteger essa parte vital da identidade de sua clínica ou consultório, o nome dele.

 

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