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Existem apenas seis opções de marketing para qualquer consultório ou clínica médica

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O marketing e a publicidade na área da saúde podem parecer complexos, mas os primeiros passos no caminho para o sucesso têm sua base em apenas seis pontos fundamentais.

Cada um destes pontos podem se desdobrar em diferentes táticas de acordo com as necessidades de cada consultório, abrindo um vasto leque de opções para o planejamento da melhor estratégia de marketing para atingir seu objetivo específico.

De modo geral, partir destes seis pontos ajuda a desmistificar a complexidade do marketing médico e torna mais simples colocar uma estratégia em prática, bem como gerenciá-la. Veja a seguir quais são os seis elementos fundamentais do marketing:

Marketing de referência profissional

Um fluxo confiável e contínuo de encaminhamentos de pacientes de outras fontes médicas, odontológicas ou profissionais é vital para muitos médicos especialistas. Mas, seja uma fonte primária ou secundária, essas fontes não podem ser consideradas como garantidas. Referências médicas não acontecem por mágica ou simplesmente porque você é um bom profissional. O sucesso requer que haja um correto planejamento para preservar e aumentar o fluxo de referências profissionais.

Marketing na Internet

Desde sites, blogs e plataformas de mídia social a portais do paciente e aplicativos móveis, o marketing online é um canal comum de marketing, publicidade e relações públicas. A forma como você utiliza as possibilidades da internet que irá definir se seu marketing digital será altamente eficaz e lucrativo, ou um enorme desperdício de tempo e dinheiro.

Branding

O trabalho de branding tem foco em fazer com que você se destaque da multidão de uma maneira positiva, e inclui praticamente tudo que você faz. Uma marca forte e diferenciada para o seu consultório ou clínica faz parte da sua reputação. Construir uma marca significativa e eficaz não é algo que ocorre sem um esforço deliberado para moldar e expressar a mensagem certa no momento certo, conseguindo passar ao seu público a imagem que deseja de sua marca.

Marketing Interno

Este tópico inclui todas as formas e meios que você se comunica com pessoas que já o conhecem, principalmente pacientes atuais e antigos. Dependendo da natureza do seu consultório ou da situação, esse público influente pode ser um recurso valioso para referências, serviços adicionais, depoimentos e/ou propaganda boca a boca.

Marketing Externo

Esses são os meios de comunicação que alcançam pacientes em potencial que não conhecem você. Publicidade em jornais, rádio, televisão, outdoors, panfletos e afins tem como alvo um público que precisa saber que você oferece uma solução para as necessidades de assistência médica que ele possui. Há pouca margem para erro em um orçamento de mídia externa que deve gerar um retorno mensurável do investimento.

Relações Públicas

Este tópico inclui, entre outras coisas, o planejamento e a geração de publicidade na área da saúde e a exposição gratuita na imprensa, como artigos de jornal ou entrevistas na televisão. Os resultados finais parecem fáceis e esta pode ser uma influência positiva e poderosa. Mas a “exposição gratuita” normalmente resulta de um planejamento cuidadoso, bom momento, uma mensagem clara e um esforço deliberado, investindo em atividades específicas que lhe deem destaque em sua área e o coloquem como referência.

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Independente se estes tópicos já são um território familiar para você, ou se nunca tinha realmente pensado o marketing médico desta forma, essa lista pode ser uma ótima referência para seu planejamento de marketing, orientando as diferentes estratégias que pode adotar para atingir suas metas.

 

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