Investindo no seu consultório: quais as prioridades?
Para montar um consultório médico é necessário planejamento, dedicação e um bom investimento. Mas o trabalho não acaba quando o consultório está pronto e você está atendendo seus pacientes.
Para ter um consultório de sucesso, que traga satisfação tanto para você quanto para seus pacientes, o planejamento, a dedicação e o investimento devem ser constantes, buscando manter o consultório em constante evolução.
Nada é perfeito, o que significa que sempre há espaço para melhorar. Por isso é importante manter sempre um acompanhamento de todo o funcionamento do consultório, analisando onde é possível investir e otimizar. Peça feedback de seus pacientes e de sua equipe, esteja aberto a sugestões, teste formas alternativas de realizar algumas atividades.
A perfeição não é alcançável, mas se buscarmos a perfeição podemos alcançar a excelência. - Vince Lombardi
Para além dos problemas específicos que seu consultório possa ter, abaixo falamos sobre algumas áreas que sempre têm espaço para melhorias e que devem estar em seu planejamento para investir sempre que possível:
Marketing
O marketing é a base para o crescimento do consultório. Sem uma boa divulgação será difícil conseguir aumentar sua base de pacientes. Este marketing comercial pode conter estratégias tanto tradicionais (propaganda em rádio, flyers, outdoors, cartões de visita), quanto estratégias digitais. O marketing digital inclusive tem se provado mais eficiente, com a vantagem de ainda demandar menores custos. Marque sua presença online, investindo em site, blog com conteúdos interessantes para seus pacientes, etc. O que não faltam são estratégias que irão fazer com que novos pacientes lhe encontrem e queiram marcar uma consulta.
Além do marketing comercial, a própria construção de sua marca também é importante - o marketing institucional. Vemos cada vez mais a importância da imagem que é passada ao paciente, da primeira impressão que ele tem. Um consultório com identidade visual própria, além de chamar atenção e ser mais facilmente lembrado, passa uma imagem de um negócio que foi bem planejado e organizado, padronizando todo o marketing comercial que é feito.
Busque sempre novidades e diferentes estratégias que pode adotar para aumentar o alcance do consultório e manter o fluxo de pacientes.
Tecnologia
Inovações tecnológicas surgem todos os dias, para as mais diversas áreas, e sempre com o objetivo de tentar facilitar nossas vidas. Introduzir novas tecnologias na rotina do consultório pode otimizar seus processos, tornando os atendimentos mais eficientes e inclusive solucionando alguns problemas.
Se você sofre com pacientes que faltam à consulta sem avisar, por exemplo, um sistema de lembrete de consulta por SMS pode fazer uma grande diferença na redução das faltas. Outra situação é daqueles pacientes que encontram seus dados na internet, pensam em ligar para marcar consulta, mas se não podem no momento acabam esquecendo. Oferecer opção de agendamento online faz com que a ação seja completada no momento, trazendo novos pacientes ao consultório.
Além disso, um software médico que centralize as informações do paciente assim como as atividades do consultório, como agendamento, controle financeiro, etc, não apenas aumenta a eficiência desses processos, mas também ajuda para uma gestão mais organizada. Fique sempre por dentro dos últimos aplicativos para smartphone lançados. Existem hoje vários aplicativos voltados para área médica que podem ser úteis no dia a dia.
Equipe
Sua equipe, principalmente a secretária, é o primeiro contato do paciente com seu consultório. É essencial que todos tenham boas habilidades de comunicação e profissionalismo para lidar com as mais diversas situações que possam ocorrer. É importante não apenas investir em um bom processo seletivo para escolher sua equipe, mas também no constante aprimoramento de pessoal. Pague para que eles realizem workshops ou assistam palestras que possam melhorar o trabalho que realizam. Dê incentivos de acordo com a performance. Os resultados refletem diretamente na satisfação de seus pacientes e influenciam se eles voltam a se consultar com você e recomendam seu consultório a conhecidos.
Ambiente
Oferecer o melhor atendimento ao seu paciente inclui, além de seus conhecimentos médicos e um bom atendimento pela sua equipe, fazer com que ele se sinta confortável e seguro em seu consultório. A estrutura oferecida, em relação a espaço e equipamentos deve se manter sempre funcional. Talvez seja a hora de trocar sua mesa de exames, ou mesmo sua impressora, que vez ou outra falha ao imprimir uma prescrição, ou outros equipamentos que não estejam mais tão bons.
O ambiente é peça importante na imagem que o consultório passa. Defina um estilo que acha compatível com sua especialidade e invista em uma boa decoração, planejamento de cores, móveis, etc. Além de manter sempre em dia a aparência, com pinturas regulares e outras reformas quando necessário. Se está pensando em dar uma nova cara ao consultório, é interessante contratar um decorador.
Tenha sempre distrações disponíveis para os pacientes enquanto esperam. Você pode investir na assinatura de revistas, em uma TV ou mesmo em um computador para uso dos pacientes na sala de espera.