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Dermatologia: como aumentar o faturamento sem comprometer a qualidade do atendimento

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Em qualquer área da saúde, a busca por um equilíbrio entre o faturamento e a qualidade do atendimento é uma tarefa complexa. No caso específico da dermatologia, essa dicotomia ganha contornos ainda mais sensíveis.

Sendo uma especialidade médica que lida com a saúde e estética da pele, cabelos e unhas, a dermatologia demanda um alto nível de competência e cuidado no atendimento, ao mesmo tempo que enfrenta desafios financeiros.

Por exemplo: os investimentos em equipamentos e materiais devem ser altos, o que exige uma precificação mais elevada das consultas e procedimentos. Porém, preços mais altos, que garantam um bom faturamento, podem dificultar a aquisição de pacientes, principalmente quando o atendimento é particular. Por outro lado, investir menos nos equipamentos para oferecer consultas e procedimentos por um preço mais acessível e/ou obter maior margem de lucro não permitirá prestar um atendimento no mesmo nível de qualidade.

Então, como alcançar o equilíbrio para ter um bom faturamento e construir uma base sólida de pacientes, enquanto se oferece um atendimento de excelência?

Neste artigo propomos algumas maneiras pelas quais é possível aumentar o faturamento de uma clínica de dermatologia sem comprometer a qualidade do atendimento.

  1. Investimento em equipamentos e tecnologia avançada
  2. Expansão dos serviços oferecidos
  3. Implementação de práticas de gestão eficientes
  4. Parcerias e redes de referência
  5. Investimento em marketing e divulgação

Investimento em equipamentos e tecnologia avançada

De acordo com um relatório do ano de 2022, o mercado de dermatologia no Brasil tem crescido significativamente, com uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de aproximadamente 5,6%. Este crescimento tem sido impulsionado pela introdução de tecnologias avançadas.

Investir em equipamentos de última geração não é apenas uma maneira de melhorar a eficiência do diagnóstico e do tratamento, mas também pode atrair uma clientela mais ampla que está disposta a pagar mais por serviços de alta qualidade.

A utilização de lasers, luz intensa pulsada, radiofrequência, ultrassom microfocado, entre outras tecnologias, além de agregar valor aos serviços prestados, permite a realização de procedimentos mais complexos e rentáveis.

Expansão dos serviços oferecidos

A oferta de uma gama mais ampla de serviços pode ser um meio eficaz de aumentar o faturamento. A dermatologia é uma especialidade vasta, que engloba desde o tratamento de doenças de pele até procedimentos estéticos. Expandir a lista de serviços oferecidos pela clínica pode atrair um número maior de pacientes e gerar uma receita adicional significativa.

Além dos tratamentos de doenças de pele mais comuns, a clínica pode oferecer procedimentos como Botox, preenchimento dérmico, peeling químico, depilação a laser e tratamentos antienvelhecimento, entre outros.

Estes procedimentos, embora exigindo investimento inicial e treinamento, têm alta demanda e podem aumentar significativamente o faturamento.

Implementação de práticas de gestão eficientes

A gestão eficiente da clínica é fundamental para maximizar o faturamento sem comprometer a qualidade do atendimento. Isso envolve:

  • a implementação de um sistema de agendamento eficaz com agendamento online integrado, para uma agenda organizada e que oferece conveniência aos pacientes, ajudando ainda a reduzir as faltas;
  • o uso de um software médico para criação e gestão dos prontuários médicos dos pacientes, otimizando o tempo durante as consultas e facilitando um registro completo dos dados de saúde dos pacientes;
  • sistema financeiro integrado para um controle eficaz das finanças, se planejando para o futuro e mantendo a saúde financeira em dia;
  • além da criação de um ambiente confortável e acolhedor na clínica ou consultório, que incentive os pacientes a retornarem.

Parcerias e redes de referência

Criar uma rede de referência com outros médicos e clínicas pode ser uma maneira eficaz de aumentar o número de pacientes. Isso pode ser especialmente útil em cidades grandes, onde a competição é acirrada.

Além disso, parcerias com laboratórios e empresas de dermocosméticos podem permitir a oferta de produtos e serviços adicionais na clínica, gerando uma nova fonte de renda.

Investimento em marketing e divulgação

A visibilidade é um aspecto crucial para o sucesso de uma clínica de dermatologia. Investir em estratégias de marketing, seja através de anúncios online, redes sociais, ou mesmo por meio de métodos mais tradicionais, pode ser uma maneira eficaz de atrair mais pacientes.

No entanto, é importante lembrar que o marketing deve ser ético e adequado à profissão médica, seguindo as diretrizes do Conselho Federal de Medicina (CFM).


Aumentar o faturamento em uma clínica de dermatologia é possível sem comprometer a qualidade do atendimento.

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