Gostou do artigo? Compartilhe!

5 dicas para médicos alcançarem o sucesso financeiro

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Apesar do estereótipo, ser médico não garante bem-estar financeiro. A verdade é que muitos médicos sofrem financeiramente, pois são como a maioria das pessoas quando se trata de dinheiro.

Na verdade, muitos médicos não são disciplinados quanto às finanças e carecem de educação financeira e habilidade de antecipar necessidades futuras. Acrescente a isso os tempos incertos de hoje, que provavelmente sobrecarregarão mais médicos com problemas financeiros.

Felizmente, este é um fardo evitável com a ajuda de algumas dicas para o sucesso financeiro.

Viva como um residente e organize seu orçamento

Para os médicos que estão com problemas financeiros, pode ser melhor lembrar dos tempos de residência e organizar um orçamento dos gastos mensais. Isso ajudará a mostrar para onde o dinheiro está indo. Você pode começar listando todas as suas despesas mensais e, em seguida, identificando as desnecessárias, que podem ser eliminadas.

Então, tudo o que for economizado pode ser canalizado para opções de poupança e investimento (veja abaixo).

A maneira mais eficiente de fazer um orçamento é usar uma ferramenta de orçamento online. Isso permite que os usuários insiram imediatamente quaisquer despesas e as registrem, o que, por sua vez, ajuda o usuário a rastrear melhor para onde está indo seu dinheiro.

Aproveite planos de aposentadoria e contas de poupança

Os médicos muitas vezes esquecem de economizar adequadamente. Este é um erro grave que pode levar a muita tensão financeira no futuro. A solução? Economize o máximo possível – e o mais rápido possível.

Uma maneira fácil e conveniente de fazer isso é por meio de um plano de aposentadoria qualificado, os conhecidos planos de previdência privada.

Além dessas opções, os médicos também devem abrir sua própria conta poupança, de preferência uma que seja de alto rendimento ou juros altos, para colher os maiores benefícios.

Como linha de base, recomenda-se economizar pelo menos 10 a 15% de sua renda, embora seja apenas uma diretriz geral.

Comece a investir

Devido à natureza do trabalho, atividades paralelas para renda extra que exijam envolvimento ativo provavelmente estão fora de questão. Portanto, criar uma renda passiva é a melhor opção para ganhar dinheiro extra, e os médicos podem fazer isso investindo.

Uma opção popular é a negociação no mercado de ações, sendo esse ambiente considerado ideal para os médicos, pois eles têm a mentalidade certa devido à sua compostura e capacidade de tomar decisões em frações de segundo.

Dito isto, negociar ações não agradará a todos, especialmente considerando o tempo que isso exigirá. Nesse caso, uma alternativa seria investir em renda fixa, que requer menos conhecimento e menos tempo de dedicação.

Há ainda a opção dos fundos de investimento, oferecidos por diversas instituições financeiras, nos quais, ao investir no fundo, você está fazendo um investimento variado, em diferentes tipos de ativos, escolhidos e gerenciados pela instituição em questão.

O principal benefício de investir, em vez de simplesmente deixar o dinheiro rendendo na poupança, é que as opções de investimento oferecem chances de receitas bem superiores àquela oferecida pela poupança. Por isso investir é considerada uma forma tática de economizar.

Acompanhe suas finanças o ano todo

Muitos médicos esperam que seus contadores lhes digam se tiveram um ano bom ou ruim. Durante todo o ano eles estiveram ocupados praticando medicina, e estar ocupado significa que você está indo bem, certo? Não necessariamente.

O final do ano não é o momento de descobrir que seu consultório precisa de algum trabalho administrativo. Você precisa monitorar continuamente o status de seu negócio, para poder mudar de direção e repensar sua estratégia se achar que as coisas não vão como esperava.

Você precisa ter informações contínuas sobre o desempenho de seu consultório por meio de relatórios regulares e de rotina. Se você acredita que não tem tempo para isso, precisa então investir em um sistema financeiro que possa simplificar o trabalho.

O cenário da saúde está sempre mudando e, se você não souber como isso está afetando seu consultório ao longo de cada ano, poderá se decepcionar no final.

Identifique os principais indicadores de desempenho para seu consultório e especialidade. Use as informações da sociedade de sua especialidade médica para ter pontos de referência para comparar. Monitore mensalmente seus dados financeiros para entender se há uma tendência que seja uma boa ou má notícia e, se for uma má notícia, aprofunde-se para entender o porquê.

Os relatórios podem ser opressores quando os médicos não sabem quais ler. Mas você pode começar focando em alguns indicadores básicos: volume de pacientes por fonte de pagamento; novos pacientes versus existentes (o consultório está atraindo um novo volume?); procedimentos e convênios mais rentáveis; etc.

Obtenha aconselhamento profissional

Ao todo, está ficando cada vez mais difícil para os médicos serem financeiramente saudáveis, especialmente com os desafios que enfrentaram desde 2020 e além. Notavelmente, agora há um aumento da concorrência, com a proliferação da telemedicina e do modelo de clínicas populares, que provavelmente afetará adversamente os resultados dos médicos com consultórios particulares.

Dados esses desafios, os médicos devem pedir ajuda especializada de profissionais da área financeira, que estão mais bem equipados para dar conselhos sobre como navegar no cenário financeiro atual. Embora possa parecer um investimento desnecessário, pode economizar muito dinheiro a longo prazo.


Como mostramos aqui, existem muitas opções para os médicos que podem ter dificuldades com suas finanças. Se você se organizar e se planejar com antecedência, e for inteligente com seus investimentos, não há razão para que não alcance o sucesso financeiro.

E para acompanhar de perto as contas de seu consultório, de modo prático e descomplicado, aproveite um sistema financeiro integrado ao seu software médico, capaz de automatizar o lançamento de dados e a geração de relatórios importantes.

O HiDoctor®, por exemplo, oferece módulo financeiro integrado que simplifica a gestão de seu consultório.

O HiDoctor® é a única plataforma médica completa para seu consultório e o software mais utilizado por médicos e clínicas no Brasil. A Centralx® conta com mais de 30 anos de experiência no desenvolvimento de tecnologias para a área médica.

Experimente e conheça clicando abaixo!

 

Gostou do artigo? Compartilhe!