3 passos para os médicos impulsionarem suas carreiras
Na medicina, todos os anos um ciclo se repete, com novos médicos se formando na faculdade. Eles estão animados e, ao mesmo tempo, assustados ao entrarem na residência. Os estagiários tornam-se residentes. Os residentes seniores comemoram a mudança para médico contratado ou independente, ou aguardam o treinamento de subespecialidade em novos programas.
É a emoção da conclusão combinada com a incerteza de traçar um novo caminho na medicina. Cada novo nível em sua carreira médica apresenta a oportunidade de crescimento pessoal.
Há a oportunidade de aprender mais sobre como equilibrar a vida com as demandas de atendimento ao paciente, aprendizado e ensino. É hora de aprimorar seu conjunto de habilidades enquanto integra os mais recentes avanços em tecnologia. E isso pode ser complexo e desafiador.
É essencial que os médicos reservem um tempo para se concentrar e dar vida à nova fase de suas carreiras médicas. Muitas vezes avançamos para o próximo estágio sem um plano. Quando encontramos um obstáculo, sucumbimos ao estresse e à opressão da situação, e só então olhamos para a cultura da medicina em busca da solução. Nessa busca, podemos encontrar estratégias que nos capacitam a encontrar respostas que atendam às nossas necessidades exclusivas.
O melhor momento para fazer isso é quando nossa energia está alta e estamos em um lugar de celebração. Esse é o momento em que podemos começar a projetar nossa vida e carreira, em vez de apenas viver no modo automático, deixando acontecer.
A seguir listamos três passos para os médicos darem vida ao próximo nível de crescimento em suas carreiras:
- Celebre tudo o que você realizou
- Reflita sobre as experiências que revelaram suas fraquezas
- Defina intenções para a próxima fase de sua carreira
Celebre tudo o que você realizou
Foram seus anos de compromisso, trabalho duro, longas horas e dizer não a coisas que você gostaria de ter dito sim que resultaram em seu atual nível de sucesso. Ao se despedir de uma estação, reconheça o que aprendeu, como cresceu e quais áreas deseja nutrir ainda mais. Antes que a transição real ocorra, sente-se em silêncio por 30 minutos de gratidão pela jornada.
Reflita sobre as experiências que revelaram suas fraquezas
Celebre esses momentos também. Eles podem vir a ser seus maiores presentes. Celebre a consciência de seus gatilhos e as estratégias para contorná-los e reformulá-los. Celebre como você superou desafios que na época pareciam intransponíveis. Quem estava lá para apoiá-lo às 2 da manhã quando seu paciente sofreu uma deterioração clínica? Que conhecimentos e habilidades você possui e usa para responder adequadamente? Em vez de apenas ficar feliz por ter acabado, faça uma lista das qualidades e recursos que você tem agora porque navegou por essas experiências.
Defina intenções para a próxima fase de sua carreira
Esteja você se tornando um residente, animado para iniciar o trabalho como especialista ou mudando de um ano para o outro em sua função atual, defina de uma a três metas para sua vida pessoal e carreira médica. As pessoas que estabelecem metas são mais propensas a alcançá-las em comparação com as pessoas que apenas permitem que a vida aconteça. Estabeleça metas para os próximos 90 dias, seis meses e um ano de sua vida. Considere metas em todas as áreas: carreira, saúde, finanças, relacionamentos e família e desenvolvimento espiritual e pessoal.
Como médico, você é mais do que o “Dr.” ou “Dra.” que aparece antes de seu nome. Você é uma pessoa completa. Uma carreira médica de sucesso exige que você seja bem-sucedido em todas as áreas de sua vida. Isso acontece quando você investe em si mesmo.