Como enviar documentos digitais aos pacientes diretamente do HiDoctor®
Hoje, muitos pacientes preferem receber documentos relativos à sua consulta médica em formato digital, em vez de um papel impresso. Para essas situações, o HiDoctor® oferece aos médicos uma forma prática e segura de compartilhar documentos digitais com os pacientes, diretamente a partir do prontuário eletrônico.
Isso elimina a necessidade de salvar o arquivo em seu dispositivo para depois enviá-lo por outro meio. Com essa funcionalidade, o envio de documentos se torna mais eficiente, além de garantir que apenas o paciente tenha acesso ao arquivo, resguardando a privacidade dos dados.
- Quais documentos podem ser enviados digitalmente
- Envio com ou sem assinatura digital
- Como o paciente acessa o documento
Quais documentos podem ser enviados digitalmente
É possível enviar digitalmente qualquer documento armazenado na ficha “Textos do paciente”. Isso inclui uma variedade de documentos emitidos durante a consulta, como prescrição médica, atestados, pedidos de exame e laudos, entre outros.
A ferramenta permite tanto o envio de novos documentos, no momento que estão sendo gerados durante a consulta, quanto de documentos emitidos anteriormente, que já estão salvos na ficha do paciente, oferecendo flexibilidade e praticidade ao médico.
Envio com ou sem assinatura digital
Para fazer o envio de um documento já emitido, basta selecioná-lo na lista de “Textos do paciente” e clicar no botão na barra de ferramentas para começar o processo. No caso de um novo documento gerado durante a consulta a partir do botão “Imprimir” na barra de ferramentas, após compor o documento basta clicar no botão “Enviar” na própria tela de criação do documento.
Independente do método escolhido, será aberta uma janela com o documento que será compartilhado. Nesta tela, o médico tem a opção de assinar digitalmente o documento antes de enviá-lo. Para isso, basta marcar o checkbox “Assinar com certificado digital” e então selecionar o certificado a ser utilizado para a assinatura. A assinatura digital garante validade legal ao documento, o que é essencial para receitas, atestados e pedidos de exames.
Se o médico não desejar assinar digitalmente o documento, basta deixar o checkbox desmarcado.
Após optar pela assinatura ou não e clicar no botão “Enviar”, o HiDoctor® oferece uma tela de compartilhamento com diversas opções facilitadas, permitindo que o documento seja rapidamente encaminhado ao paciente.
Caso o paciente possua telefone celular cadastrado, será possível compartilhar o documento via WhatsApp. Também é possível compartilhar via e-mail ou então copiar o link de compartilhamento e enviar por outro meio que desejar. Para visualizar o documento que o paciente receberá, basta clicar em “Ver documento PDF”.
Como o paciente acessa o documento
O paciente receberá o link de acesso ao documento pelo meio que o médico escolheu para o compartilhamento. Para garantir a segurança no acesso, o paciente precisará autenticar-se ao clicar no link, informando sua data de nascimento e CPF.
Isso assegura que apenas a pessoa correta tenha acesso ao documento, oferecendo uma camada extra de proteção para os dados sensíveis.
Com o HiDoctor® é fácil oferecer um atendimento moderno e digital aos seus pacientes, ao mesmo tempo garantindo a máxima eficiência durante as consultas.
Em caso de dúvidas sobre o envio de documentos, confira também o tutorial, que inclui um vídeo com o passo a passo:
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