Gostou do artigo? Compartilhe!

Prescrição digital na oftalmologia e seu impacto na prática clínica

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

A medicina, de forma geral, tem vivenciado profundas transformações com o avanço das tecnologias digitais. A oftalmologia, enquanto especialidade médica, não é exceção a essa realidade. A prescrição digital, em particular, tem moldado uma nova dinâmica de atendimento e relação médico-paciente.

O Brasil, com seus mais de 200 milhões de habitantes, apresenta um cenário peculiar na oftalmologia. Estudos têm mostrado que aproximadamente 35% da população necessita de algum tipo de correção visual, seja óculos ou lentes de contato. Acrescente-se a esse número as doenças oculares como catarata, glaucoma, degeneração macular relacionada à idade, entre outras, e percebe-se a magnitude da demanda oftalmológica.

Benefícios da prescrição digital na oftalmologia

Prescrição digital se refere à criação, emissão e envio das receitas médicas aos pacientes totalmente por meio digital, utilizando sistemas de prescrição eletrônica e outras ferramentas associadas, como de assinatura digital. Este modelo elimina completamente a necessidade de impressão das receitas em papel.

Na oftalmologia, isso abrange desde prescrições de óculos e lentes de contato até medicamentos tópicos e sistêmicos.

Eficiência e praticidade

A emissão de prescrições digitais está frequentemente integrada a um sistema de prontuário eletrônico, permitindo um uso prático durante a consulta médica, com fácil acesso ao histórico do paciente. Além disso, o sistema pode também integrar ferramentas de assinatura digital e compartilhamento da prescrição, permitindo que todo o processo ocorra de forma centralizada e prática, com poucos cliques.

Redução de erros

A escrita manual pode, por vezes, ser ilegível ou imprecisa, resultando em erros seja de medicação ou de posologia. Com a prescrição digital, elimina-se essa variável, garantindo que o paciente entenda claramente o que foi prescrito. Além disso, não há o risco de que o paciente perca o papel da receita, o que o deixaria sem acesso às orientações necessárias para utilizar a medicação. Com a prescrição digital o paciente salva o arquivo em seu computador e/ou celular e pode consultá-la com facilidade sempre que precisar.

Segurança e integridade

Além de reduzir o risco de perda da receita, como citado, a prescrição digital também oferece maior segurança por impossibilitar fraudes e adulterações na receita médica. A assinatura digital é um requisito para a emissão desse tipo de prescrição e oferece segurança robusta. Após a prescrição ser digitalmente assinada utilizando um certificado digital, o documento não pode ser alterado sem que a assinatura seja invalidada. Esse mecanismo, portanto, garante a integridade de qualquer prescrição cuja validação seja realizada com sucesso.

Desafios da prescrição digital na oftalmologia

No entanto, a adoção dessa tecnologia não está isenta de desafios. É necessário fazer uma boa escolha do sistema que será utilizado para a prescrição digital, para que ele se integre com facilidade às demais ferramentas utilizadas na rotina dos atendimentos. Sem essa integração, o processo de prescrição pode se tornar trabalhoso e ineficiente, consumindo tempo precioso das consultas.

Outro desafio é a resistência por parte de alguns profissionais e mesmo pacientes, que veem na tecnologia uma barreira ao relacionamento humano na medicina. A capacitação dos oftalmologistas para o uso adequado dessas ferramentas também se faz necessária. Assim como a educação do paciente sobre as vantagens de receber os documentos médicos digitalmente.

O impacto na prática clínica

A adoção da prescrição digital na oftalmologia pode impactar significativamente a prática clínica.

Agilidade no atendimento

Com os dados ao alcance de um clique, a avaliação do histórico do paciente e a emissão das receitas torna-se mais rápida, otimizando o tempo de consulta.

Maior engajamento do paciente

Com acesso digital às suas prescrições, os pacientes podem se sentir mais engajados e responsáveis por seu próprio cuidado oftalmológico, além de reduzir a chance de uso incorreto dos medicamentos.

Potencial para a telemedicina

A digitalização abre portas para a telemedicina. A prescrição digital é indispensável para que os profissionais realizem atendimentos por teleconsulta, e sua implementação abre então o caminho para oferecer consultas remotas aos pacientes.


A prescrição digital na oftalmologia pode otimizar muito a rotina dos médicos, tornando os atendimentos mais ágeis, eficientes e modernos. Paralelamente, isso pode trazer benefícios significativos para os pacientes, melhorando seu engajamento e seus resultados de saúde.

A implementação da prescrição digital em sua clínica ou consultório de oftalmologia pode ser simples com o HiDoctor®. Oferecendo integradas todas as ferramentas de que o médico precisa, nosso sistema centraliza a prática médica em uma única solução, que inclui agenda médica, prontuário eletrônico, agendamento online, telemedicina, assinatura digital, controle financeiro, comunicação médico-paciente e muito mais.

O HiDoctor® é o único sistema multiplataforma para consultórios e o software mais utilizado por médicos e clínicas no Brasil. A Centralx® conta com mais de 30 anos de experiência no desenvolvimento de tecnologias para a área médica.

Experimente e conheça clicando abaixo!

 

Gostou do artigo? Compartilhe!