Gostou do artigo? Compartilhe!

O impacto transformador de um aplicativo médico no atendimento pediátrico

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

A incorporação de um aplicativo médico em um consultório pediátrico é um passo indispensável para melhorar a qualidade do atendimento e a eficiência dos processos clínicos. O aplicativo médico traz uma série de benefícios tangíveis e intangíveis para a prática médica de um modo geral, que são percebidos pelos pacientes sobretudo na gestão sistematizada dos protocolos e condutas da clínica.

Enquanto muitos aspectos dos aplicativos médicos são extensíveis a todas as especialidades, existem alguns recursos e considerações únicas para a prática da pediatria.

Além da abordagem personalizada para cada paciente, a Pediatria exige uma atenção especial ao desenvolvimento, ou seja, à natureza da mudança em si, o que exige algumas ferramentas específicas para que o médico faça o devido acompanhamento.

A seguir você confere algumas particularidades de um aplicativo médico para pediatria e como essas características impactam os atendimentos.

Gráficos de Crescimento e Desenvolvimento

É essencial que um aplicativo para pediatria tenha a capacidade de rastrear o crescimento e desenvolvimento da criança ao longo do tempo. Isso deve incluir gráficos de crescimento padronizados (como percentis de altura, peso e circunferência craniana) e a capacidade de registrar e rastrear marcos de desenvolvimento.

Um dos momentos mais importantes do acompanhamento pediátrico é a avaliação dessas curvas de crescimento infantil, pois elas fornecem informações essenciais sobre o desenvolvimento físico e a saúde da criança ao longo do tempo, permitindo identificar desvios, detectar problemas de saúde precocemente e monitorar o impacto de intervenções e tratamentos.

Nesse contexto, os aplicativos médicos com foco em pediatria têm um enorme impacto positivo quando oferecem fichas de avaliação do crescimento infantil. Durante as consultas de rotina, após fazer as medições de peso, altura e perímetro cefálico, o pediatra registra no aplicativo médico os valores obtidos e vê o traçado das curvas de crescimento daquele paciente. Muitos aplicativos oferecem diferentes tabelas dependendo da idade e condição de saúde daquela criança, detalhando quando o paciente se encontra fora do percentil esperado.

Registro e acesso aos dados

Para muitos médicos, o principal motivo para o uso de um aplicativo médico reside na simplificação e agilização do registro de documentos e informações dos pacientes. Com um prontuário eletrônico, é possível ter acesso rápido a histórico médico, resultados de exames, medicamentos prescritos e outras informações cruciais para o cuidado individualizado de cada paciente. Isso elimina o tempo gasto na busca por prontuários físicos, enquanto ajuda a reduzir erros e melhorar a tomada de decisões clínicas.

Um dos grandes desafios enfrentados pelos pediatras é o gerenciamento de informações detalhadas dos pacientes. O aplicativo com formulários personalizados para pediatras oferece uma solução eficiente, permitindo o armazenamento e acesso rápido aos históricos médicos, resultados de exames, vacinas aplicadas, alergias e outras informações relevantes. Com essa organização estruturada, os profissionais podem tomar decisões mais embasadas e oferecer um cuidado mais completo e individualizado.

Em especial, um aplicativo pode possibilitar a localização de dados específicos, como um diagnóstico ou uma palavra-chave para facilitar a recuperação de informações quando, por exemplo, se quer relembrar o tratamento realizado com outro paciente com quadro semelhante.

Adequação do tipo de atendimento a cada paciente

O atendimento pediátrico deve ser adaptado à idade e ao estágio de desenvolvimento de cada criança. Cada faixa etária apresenta desafios e necessidades específicas, e o pediatra deve estar preparado para identificar padrões e desvios dentro de cada enquadramento.

A abordagem pediátrica considera o crescimento, o desenvolvimento, a maturidade emocional e a capacidade cognitiva da criança, proporcionando cuidados individualizados e personalizados. Neste âmbito, fichas personalizadas de anamnese podem ser utilizadas para acompanhamento de pacientes de todas as idades, proporcionando atendimento personalizado para o paciente e para os responsáveis.

Agendamento de consultas online

O agendamento de consultas sob demanda pela internet é uma excelente solução para a alta demanda de atendimento na pediatria. Quando os pais precisarem marcar uma consulta, poderão ver um panorama geral da disponibilidade de horário para os próximos dias e, assim, poderão marcar uma consulta no dia e horário mais conveniente sem tomarem minutos da secretária tentando negociar um horário.

O agendamento online funciona também como um catalisador para a expansão dos atendimentos especializados. Pediatras peritos em certas doenças e procedimentos, por exemplo, podem atrair pacientes de diferentes regiões para um tratamento personalizado e especializado.

Prescrição eletrônica

O aplicativo para pediatras deve também oferecer a possibilidade de prescrever medicamentos digitalmente. Além de reduzir drasticamente a possibilidade de erros de prescrição e evitar sobremaneira a superdosagem nessa população tão vulnerável, as prescrições eletrônicas oferecem aos pais uma cópia digital, sempre disponível, da receita médica, facilitando a cópia e o encaminhamento do arquivo quando necessário.

Fichas personalizadas

Por fim, os aplicativos pediátricos podem expandir ainda mais sua atuação quando incluem possibilidade de uso de formulários personalizados para coleta de dados. São diversas fichas que podem ser incorporadas no atendimento, de acordo com a idade do paciente. Dentre elas, destacamos a gestão de imunização, para rastrear o histórico de vacinação de uma criança e programar as próximas vacinas; ficha de coleta de informações do responsável; ficha de informações perinatais e neonatais; etc.


O uso de um aplicativo médico é de grande importância para pediatras, pois ele agrega eficiência, precisão e organização ao gerenciamento de dados dos pacientes, permitindo um atendimento mais personalizado e de qualidade.

Com recursos como gráfico de crescimento infantil, prontuário eletrônico com busca avançada, agendamento online e prescrição digital, o HiDoctor® otimiza processos clínicos, reduz erros, agiliza o acesso a informações relevantes e facilita a tomada de decisões embasadas para pediatras.

Além disso, ao proporcionar uma visão abrangente do paciente, o HiDoctor permite ao pediatra oferecer cuidados individualizados e efetivos, garantindo o melhor acompanhamento do crescimento, desenvolvimento e saúde da criança.

O HiDoctor® é o único sistema multiplataforma para consultórios de pediatria e o software mais utilizado por médicos e clínicas no Brasil. A Centralx® conta com mais de 30 anos de experiência no desenvolvimento de tecnologias para a área médica.

Experimente e conheça clicando abaixo!

 

Gostou do artigo? Compartilhe!