Gostou do artigo? Compartilhe!

Relação médico-paciente: qual o papel do software médico?

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Desde que surgiram, até os dias de hoje, os softwares médicos tiveram uma longa jornada de evolução. Conforme a tecnologia evoluiu e novas possibilidades foram incorporadas, abriu-se caminho também para a evolução da relação médico-paciente.

Se hoje em dia muito se fala sobre ‘engajamento do paciente’ e ‘consumerização da saúde’, por exemplo, muito disso se deve à mudança no papel do paciente em seus cuidados de saúde, impulsionada em grande parte pela incorporação da tecnologia na prática médica.

Diversos benefícios que o software médico trouxe para o atendimento médico, como ferramentas de engajamento, facilidades de comunicação, maior acesso à informação e promoção do cuidado centrado no paciente, deram aos pacientes um papel mais ativo em seus cuidados.

A consulta médica: mais tempo e eficiência

Dentro da sala de exames, o software médico é capaz de otimizar o tempo das consultas devido à maior eficiência que garante para o registro dos dados de saúde do paciente. Com isso, o médico é capaz de dedicar tempo ao diálogo com o paciente, proporcionando um atendimento mais humanizado e personalizado.

Essa maior atenção ao paciente e aos seus relatos contribui diretamente para a construção da confiança, além de permitir conhecer o paciente para além de seus sintomas, explorando determinantes sociais da saúde, informações de estilo de vida, comportamentos, etc. Tudo isso impacta positivamente os resultados de saúde.

Engajamento do paciente: melhor comunicação e mais conveniência

Se quando surgiram o foco dos sistemas médicos era no prontuário eletrônico, hoje esses sistemas expandiram para incorporar as mais diversas ferramentas necessárias a todas as etapas do atendimento e também à gestão do consultório.

Com uma agenda eletrônica para organizar as consultas, foram integradas também funcionalidades para otimizar outros processos da recepção, como confirmar as consultas e comunicar com os pacientes.

Atualmente, um software médico pode oferecer:

  • site médico, garantindo a presença online do médico, para que ele seja encontrado onde os pacientes estão buscando;
  • agendamento online integrado à agenda do software, tornando mais conveniente para que os pacientes marquem suas consultas a qualquer momento;
  • confirmação automática de compromissos por SMS ou WhatsApp, diminuindo as faltas aos compromissos por esquecimento, ao mesmo tempo em que economiza tempo da equipe;
  • integração com WhatsApp para envio de mensagens diretamente pelo software, aproveitando modelos prontos de textos para facilitar o encaminhamento de orientações, informações de saúde, etc.;
  • sistema de comunicação e consentimento, que cria um canal de comunicação profissional e seguro com os pacientes, para envio de termos de consentimento e troca de mensagens.

Quando um consultório oferece ferramentas como essas, não apenas o engajamento do paciente com seus cuidados aumenta, como também o vínculo do paciente com o consultório é fortalecido.

A partir de uma experiência de atendimento conveniente, que foca na comunicação e valoriza a participação ativa nos cuidados, é possível construir uma verdadeira relação entre médico e paciente, que beneficia a ambos.

Indo além da simples consulta: a experiência do paciente

Nas últimas décadas houve uma grande mudança de paradigma. Toda a expertise do médico, realizando uma ótima consulta, não é mais o suficiente para garantir a satisfação do paciente, caso sua experiência com outros aspectos do atendimento não seja satisfatória.

Se analisarmos avaliações online de médicos feitas pelos pacientes, são comuns relatos do tipo “O doutor é ótimo, mas o atendimento da recepção foi péssimo e atrasou demais.” Em muitos desses casos, os pacientes acabam optando por procurar outro profissional, pois, ainda que tenham achado o médico bom, a experiência geral foi ruim e não alcançou as expectativas.

O software médico, quando é uma solução completa, é capaz de equipar o médico com as ferramentas necessárias para otimizar todos os pontos da jornada do paciente, começando desde a busca online por um profissional, passando pelo processo de agendamento e pré-consulta, até a consulta e o acompanhamento pós-atendimento.

O software certo estará presente em cada uma dessas etapas, facilitando os processos do atendimento tanto para o paciente quanto para toda a equipe do consultório.

A relação médico-paciente hoje, para que possa ser construída, envolve mais do que essas duas partes apenas. É necessário, portanto, ir além da consulta, e investir na experiência do paciente como um todo.


Os pacientes esperam desfrutar na saúde das mesmas facilidades digitais que viraram corriqueiras em todas as outras áreas de suas vidas. E isso se tornou vital para sua satisfação com a experiência do atendimento médico.

Além disso, eles desejam criar conexões verdadeiras com seus médicos, recebendo cuidados humanizados e participando de forma ativa nas decisões sobre sua saúde.

O software médico, como possibilitador da transformação digital dos consultórios e clínicas, é a ferramenta chave para atender às expectativas dos pacientes e possibilitar aos médicos o tempo necessário para oferecer cuidados personalizados, proporcionando então uma experiência excelente e, por consequência, alcançando melhores resultados de saúde.

Se você deseja transformar a relação com seus pacientes e a experiência de atendimento em seu consultório ou clínica, o HiDoctor® pode ajudar. Nosso software é uma solução completa, que irá equipá-lo com as melhores tecnologias para criar uma experiência de excelência.

O HiDoctor® é o único sistema multiplataforma para consultórios e o software mais utilizado por médicos e clínicas no Brasil. A Centralx® conta com mais de 30 anos de experiência no desenvolvimento de tecnologias para a área médica.

Experimente e conheça o HiDoctor® clicando abaixo!

 

Gostou do artigo? Compartilhe!