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Maneiras de melhorar a experiência dos pacientes idosos

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À medida que a população de idosos está se expandindo, a demanda por atendimento médico também pode aumentar, e um maior fluxo de consultas pode levar a uma piora no atendimento prestado ao paciente se o médico não se manter atento a isso.

Todo paciente, independentemente da idade, merece receber um tratamento de alta qualidade. No entanto, garantir que cada etapa da jornada de atendimento médico seja projetada para ser fácil e conveniente exige esforço.

Priorizar a experiência do paciente vale o tempo e a energia gastos, pois pode levar a uma maior satisfação do paciente e, em última análise, a uma maior retenção do paciente – uma situação em que todos saem ganhando.

Etapas para melhorar a experiência do paciente

À medida que a população envelhece, consultórios, clínicas e hospitais atendem cada vez mais pacientes idosos. E embora esses pacientes não sejam diferentes dos pacientes mais jovens, há algumas coisas que você pode fazer para melhorar a experiência deles e deixá-los mais confortáveis.

Melhorar a experiência do paciente não serve apenas para melhorar a retenção e o atendimento, mas também para otimizar a saúde da população e reduzir o custo dos cuidados médicos.

Confira quatro etapas que você pode seguir em sua clínica para fazer essa mudança!

  1. Reduza o tempo de espera para o atendimento
  2. A área de espera deve ser confortável
  3. Mostre preocupação com os sintomas dos pacientes
  4. Melhore a comunicação com os pacientes

1. Reduza o tempo de espera para o atendimento

Quando os pacientes têm que esperar horas para consultar especialistas, eles podem ir a outro lugar em busca de melhores serviços ou opções de tratamento. Isso pode causar a perda de clientes valiosos que teriam permanecido se tivessem recebido um serviço melhor mais cedo.

Longos tempos de espera são uma queixa comum dos pacientes, ficando entre as cinco primeiras em diversos estudos. As clínicas devem se esforçar para melhorar a experiência do paciente, reduzindo o tempo de espera. Marcar mais consultas e disponibilizar profissionais suficientes para dar suporte a essas consultas extras, preenchendo lacunas de atendimento, é uma excelente maneira de reduzir o tempo de espera.

Se a clínica não puder contratar mais profissionais de saúde, deve-se considerar a adoção de novas tecnologias, como agendamento online e teleconsultas, para facilitar o acesso ao atendimento e agilizar os agendamentos.

E sempre que houver atrasos, certifique-se de que os pacientes sejam mantidos atualizados sobre o que está acontecendo para que saibam o que esperar.

2. A área de espera deve ser confortável

Tornar a sala de espera confortável demonstra que uma clínica se preocupa com o conforto e o bem-estar de seus pacientes. Se há uma coisa que sabemos sobre os pacientes idosos é que eles são mais propensos a ter problemas de mobilidade do que os mais jovens. Isso significa que eles acharão difícil ficar sentados por muito tempo, especialmente se já estiverem esperando há horas.

Fornecer assentos confortáveis e ergonômicos, revistas e livros, bem como ter uma televisão ou música tocando ao fundo, pode dar aos pacientes idosos uma sensação de calma e serenidade para substituir um pouco da ansiedade que vem com a antecipação pela consulta.

3. Mostre preocupação com os sintomas dos pacientes

Outra maneira de melhorar a experiência de seus pacientes é mostrar empatia em relação às suas preocupações. Isso pode ser feito mostrando preocupação com seus sintomas e fazendo perguntas sobre o que estão sentindo (por exemplo, “Como está seu nível de dor agora?”). Isso também pode ser feito ouvindo quando eles falam, em vez de interrompê-los ou falar junto com eles.

Essas atitudes são capazes de mostrar ao seu paciente o quanto você se importa com ele e o que está acontecendo em sua vida fora das consultas médicas, fazendo com que se sinta mais à vontade com você.

Ensine sua equipe de funcionários a também ouvir atentamente os pacientes e suas famílias. Mostrar preocupação também é uma forma de obter feedback oportuno do paciente.

4. Melhore a comunicação com os pacientes

Pacientes idosos podem ter dificuldade em se comunicar com você devido à perda auditiva, problemas de visão e outros problemas relacionados à idade. Uma abordagem atenciosa pode melhorar a comunicação com os pacientes idosos, permitindo que eles saibam que você está ouvindo e entendendo o que eles estão dizendo.

É essencial adotar uma atitude centrada na pessoa em todos os contatos que o paciente tem com a clínica, o que inclui todos os funcionários.

O telefone deve ser atendido prontamente, o funcionário deve se apresentar aos pacientes e ser prestativo e disposto a responder a todas as perguntas. Se os pacientes parecerem inquietos, a pessoa em contato deve ser reconfortante. Se eles estão preocupados, é importante mostrar confiança. Ao final de cada interação com o paciente, deve-se perguntar se há mais alguma coisa que possa ser feita por ele.


A experiência de atendimento é essencial para todos os pacientes. Mas é ainda mais crítica para pacientes idosos. Muitas vezes eles são mais vulneráveis e podem não ter energia ou capacidade para se defenderem.

Os pacientes idosos estão procurando um sistema de saúde para cuidar deles. Eles querem que suas necessidades sejam atendidas e querem se sentir ouvidos. Eles precisam de um profissional de saúde que entenda suas lutas e possa ajudá-los a navegar no sistema de uma maneira que faça sentido.

Muitos profissionais de saúde negligenciam a experiência do paciente, quando isso deveria ser uma prioridade. Reservar um momento extra para dar atenção aos pacientes idosos em sua clínica é essencial. Trate-os como trataria um amigo que vem visitá-lo. Receba-os calorosamente, aperte-lhes as mãos, ajude-os conforme necessário e deixe-os à vontade.

Seguindo estas dicas simples você se destacará em seu atendimento e sua comunidade agradecerá por isso.

 

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