Gostou do artigo? Compartilhe!

3 maneiras essenciais de engajar o paciente moderno

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Procurando maneiras melhores de se engajar digitalmente com os pacientes da Geração X, Millennials e da Geração Z? Acreditamos que sim, afinal, encontrar novas maneiras de se conectar com os pacientes modernos de hoje nunca foi tão importante.

Porém, para descobrir as melhores formas de interagir digitalmente com os pacientes, é preciso compreender as divisões geracionais e o que o paciente moderno procura ao tomar decisões de saúde.

Antes de mais nada, portanto, vamos dividir as cinco diferentes gerações:

  • A Geração Silenciosa – 1925-1945
  • A Geração Baby Boomer – 1946-1964
  • Geração X – 1965-1980
  • Millennials – 1981-1996
  • Geração Z – 1997-2010

Hoje, os médicos atendem pacientes desde a Geração Silenciosa até a Geração Z. Embora os médicos devam encontrar maneiras de se conectar com cada faixa etária geracional, também é importante que saibam como cada geração se engaja com os profissionais de saúde. Vamos analisar cada geração com mais detalhes.

Neste texto você confere:

As gerações de pacientes

Geração Silenciosa

Quando se trata de cuidados de saúde, os pacientes da Geração Silenciosa querem ambientes de saúde mais tradicionais. A Geração Silenciosa, com idades acima de 77 anos, é mais propensa a seguir as ordens do médico do que qualquer outra geração.

Além disso, a Geração Silenciosa toma suas decisões de saúde com base em uma infinidade de caminhos, incluindo:

  • Recomendações boca a boca
  • Confiança e relacionamento com seu médico
  • Serviços de avaliações online
  • Reputações positivas

É interessante notar que, embora a Geração Silenciosa não tenha crescido com a rede mundial de computadores, eles, na verdade, se voltam para a internet e se engajam com ela quando se trata de entender completamente suas opções de saúde.

Baby Boomers

Aqueles entre 58 e 77 anos são conhecidos como a geração Baby Boomer. Quando se trata de cuidados de saúde, os Baby Boomers procuram médicos de confiança com reputações bem conhecidas. Além disso, os Baby Boomers procuram cuidados de alta qualidade acima de qualquer outra coisa.

Mais tradicionais do que as gerações mais jovens, os Baby Boomers valorizam as recomendações vindas de outros profissionais de saúde. Os Baby Boomers confiam mais em seus relacionamentos existentes com profissionais de saúde para influenciar suas decisões.

Geração X

A Geração X deseja três coisas quando se trata de cuidados de saúde: serviço excelente, opções de agendamento flexíveis e agendamento conveniente.

Em comparação com outras gerações e suas preferências de saúde, a Geração X valoriza a conveniência e facilidade sobre qualquer outra coisa. No entanto, ao tomar decisões importantes sobre saúde, os membros da Geração X têm maior probabilidade de procurar e analisar ativamente várias fontes antes de tomar uma decisão.

De todas as gerações, a Geração X tem maior probabilidade de escolher opções de assistência médica da mesma forma que toma decisões de compras – eles não têm medo de pesquisar e testar diferentes opções.

Millennials

Quando se trata de tomar decisões de saúde, a geração dos Millennials valoriza fortemente a transparência de preços, a experiência do profissional e opções digitais robustas. Conhecedores da Internet e famintos por informações, os Millennials sabem como aproveitar a tecnologia para encontrar as respostas de saúde que procuram.

Enquanto as gerações mais velhas são mais propensas a ouvir os profissionais de saúde, mais Millennials optam por fazer suas próprias pesquisas, voltando-se para seus colegas e o conhecimento na ponta dos dedos por meio de seus dispositivos móveis.

Geração Z

A Geração Z inclui aqueles com idades entre 12 e 26 anos. Esta geração quer duas coisas específicas de seus profissionais de saúde: uma abundância de opções digitais e ênfase em cuidados preventivos.

Quando se trata de tomar decisões de saúde, é mais provável que os membros da geração Z peçam a opinião de seus pais, ao mesmo tempo em que avaliam a conveniência e a qualidade de um profissional de saúde. Quanto mais ofertas digitais um profissional tiver, mais atraentes elas serão para a geração Z. Para colocar as coisas em perspectiva, 33% daqueles da Geração Z confiam mais no TikTok do que em um médico.

Além de sua saúde física, os pacientes da Geração Z também são altamente focados em sua saúde mental.

Entendendo o paciente moderno

Ter em mente todas essas gerações e suas preferências específicas pode ser difícil. Ao mesmo tempo, oferecer a mesma experiência do paciente para todas elas não funciona mais porque as expectativas não são iguais para todas. Dito isto, é fundamental para os profissionais de saúde, pelo menos, entender a composição do paciente moderno de hoje.

Primeiro, os pacientes modernos são incrivelmente conhecedores de tecnologia e versados em conteúdo digital. Em segundo lugar, esses pacientes não dependem mais apenas de mecanismos de busca e sites para obter suas informações – eles também consomem conteúdo via Instagram e TikTok.

Por fim, os pacientes modernos esperam muito dos profissionais de saúde hoje – da pré-consulta à pós-consulta e tudo mais no meio. Quanto mais uma clínica pode atender às expectativas dos pacientes e capacitá-los com conhecimento, mais bem-sucedida ela pode ser no cenário moderno da saúde atualmente.

Como se conectar com o paciente moderno de hoje

Para garantir o sucesso durante uma consulta com o paciente moderno de hoje, tenha três coisas em mente.

Em primeiro lugar, uma consulta bem-sucedida com o paciente moderno é centrada em uma experiência personalizada. Os pacientes querem sentir que suas necessidades específicas estão sendo atendidas e cuidadosamente abordadas.

Em segundo lugar, as consultas devem ser sempre interativas. Quanto mais engajado um paciente estiver durante uma consulta, melhor. Com os pacientes modernos buscando mais controle e compreensão sobre suas opções de saúde, é fundamental ter maneiras claras de atender seu paciente e suas necessidades específicas, permitindo que eles ouçam e participem ativamente da conversa.

Por fim, para garantir que você esteja oferecendo consultas que atendam às expectativas dos pacientes modernos, é fundamental priorizar a retenção de informações. É importante que os pacientes se sintam totalmente informados sobre seus cuidados de saúde, durante e após a consulta.

A idade não é apenas um número. Não importa em que geração você esteja, é importante refletir sobre as necessidades dos pacientes modernos e os desafios únicos que eles enfrentam. Quanto mais você entender as necessidades de cada geração e o cenário moderno atual, melhor poderá atender seus pacientes. Pronto para interagir digitalmente com seus pacientes?


O HiDoctor® entende completamente o paciente moderno de hoje – o que o torna um sistema médico perfeito para antes, durante e depois das consultas. Com mais de 30 anos de soluções personalizadas e prontas para uso, o HiDoctor® ajuda consultórios e clínicas ao longo de toda a jornada de atendimento, garantindo uma experiência excelente e personalizada.

Engaje seus pacientes digitalmente através de agendamento online, teleconsultas, prescrições digitais, comunicação via WhatsApp, e muito mais!

O HiDoctor® é o único sistema multiplataforma para consultórios e o software mais utilizado por médicos e clínicas no Brasil. A Centralx® conta com mais de 30 anos de experiência no desenvolvimento de tecnologias para a área médica.

Experimente e conheça o HiDoctor® clicando abaixo!

 

Gostou do artigo? Compartilhe!