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Por que os pacientes mudam de médico e como mantê-los em seu consultório

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Os últimos anos trouxeram uma grande reviravolta em nosso modo de vida. Afinal, uma das pandemias globais mais mortais da história da humanidade não é algo que se possa simplesmente ignorar, e quase todo mundo teve que se adaptar de alguma forma para continuar trabalhando e vivendo.

Isso é verdade para a saúde, talvez muito mais do que para qualquer outro setor, com os médicos na linha de frente e trabalhando mais do que qualquer outra pessoa para combater a pandemia.

Muitos pacientes deixaram de realizar inúmeras consultas, lutando para se atualizarem sobre seus cuidados de saúde, enquanto os médicos lutaram para manter seus consultórios e clínicas em funcionamento com o número reduzido de pacientes.

A saúde, no entanto, se adaptou e muitos médicos foram rápidos em recorrer à telemedicina como uma forma segura de continuar a fornecer serviços de saúde.

Com o pior da pandemia agora para trás, esperamos que seja hora dos médicos retomarem de onde pararam há dois anos. Os pacientes estão retornando mais ou menos aos mesmos padrões e demandas que tinham antes da pandemia, com as mesmas, e talvez até maiores, expectativas de qualidade e padrões quanto ao atendimento que recebem.

Mas, com certeza, para aqueles que tiveram experiências digitais de atendimento nos últimos tempos, isso permanecerá como uma expectativa agora, e os consultórios deverão incorporar de vez as novas tecnologias em suas rotinas se quiserem manter uma boa base de pacientes.

Neste texto você confere:

Por que os pacientes mudam de médico?

A verdade é que a maioria dos pacientes está muito disposta a mudar para um médico diferente quando suas necessidades não estão sendo atendidas. Uma pesquisa recente mostrou que 72% dos pacientes entrevistados estariam dispostos a mudar para médicos que atendam às suas preferências.

As queixas mais comuns citadas incluem o seguinte:

  1. Experiência ruim com o médico
  2. Experiência ruim com funcionários do consultório
  3. Demora na resposta ou nenhuma resposta às perguntas ou preocupações
  4. Longos tempos de espera

Felizmente, todos os problemas listados acima são facilmente evitáveis.

Como impedir que os pacientes mudem de médico

O foco principal nos cuidados de saúde modernos é a experiência do paciente. E por um bom motivo: uma experiência positiva é o principal impulsionador da fidelidade e retenção do cliente.

Mas o que exatamente é uma experiência positiva, você deve estar se perguntando. Não existe uma abordagem única para resolver a experiência do paciente; cada paciente terá suas próprias preferências e demandas do que eles esperam de sua experiência de saúde. Com isso dito, há algumas coisas que são universais:

  1. Uma conexão pessoal
  2. Conveniência digital

A mesma pesquisa mencionada acima também constatou que 8 em cada 10 pacientes mudaram de médico devido a uma experiência negativa no consultório ou falta de acesso e comunicação com o consultório.

A relação entre o paciente e o médico é o aspecto mais importante disso, com 67% dos pacientes relatando que preferem um médico que seja um “bom ouvinte”. Tempos de espera mais curtos e uma resposta rápida às perguntas também estão entre as coisas mais importantes que os pacientes procuram.

A maioria dessas preocupações é melhor abordada por meio do domínio digital, que se adapta perfeitamente à maioria dos pacientes modernos. A tecnologia moderna também oferece uma ótima maneira de nutrir e manter um forte relacionamento médico-paciente entre as consultas, por meio da comunicação.

Uma melhor experiência do paciente também tem sido associada a melhores resultados para o paciente, tornando o investimento em tecnologia uma situação vantajosa para todas as partes envolvidas.

Vamos dar uma olhada em algumas das ferramentas digitais que podem ajudar a melhorar a fidelidade, retenção e resultados do paciente para um consultório médico!

Ferramentas digitais para manter os pacientes

Pesquisas automatizadas de satisfação do paciente

Elas precisam ser enviadas imediatamente após uma consulta. O simples ato de solicitar feedback serve para ilustrar ao paciente que o consultório se preocupa com sua opinião. Solicitar imediatamente após uma consulta também produz melhores resultados, pois a experiência ainda estará fresca na mente dos pacientes, permitindo que eles descrevam com mais precisão os aspectos com os quais estavam insatisfeitos.

E-mail

Uma maneira fácil de manter contato entre compromissos. Além do e-mail convencional, há também a possibilidade de criar e enviar newsletters, que permitem que os pacientes se mantenham atualizados sobre tudo o que acontece no consultório.

Outros benefícios incluem a capacidade de enviar lembretes automáticos para confirmar compromissos ou agendar um compromisso. O consultório também pode enviar campanhas de marketing direcionadas a pacientes que sabe que precisam de determinados serviços.

Modernizando a experiência

Cada ponto da jornada do paciente através do consultório deve ser atualizado para incluir a conveniência digital. Agendamento online, incluindo o cadastro de dados pessoais, é um bom começo. O envio de lembretes por e-mail e confirmação por mensagem de texto completam a experiência digital pré-consulta.

Já no dia do atendimento, o prontuário eletrônico torna a consulta mais focada no paciente, ao mesmo tempo que garante um registro completo de dados de saúde com praticidade, permitindo, por exemplo, que o paciente envie documentos digitais de resultados de exames, que o médico anexa com facilidade ao prontuário médico. Na emissão de documentos da consulta, como prescrição, o paciente também pode optar por receber o documento digitalmente, facilitando sua guarda segura.

Para um eventual retorno, é interessante a opção de teleconsulta, para um acompanhamento prático e rápido do que ocorreu desde a consulta principal e como vai o tratamento.

Em todos esses pontos da jornada, uma única solução pode dar ao médico todas as ferramentas de que precisa para oferecer uma experiência digital: um software médico completo.

Com o software certo em mãos, é possível otimizar ao máximo a experiência dos pacientes, superando suas expectativas, e assim evitando que eles mudem para um outro consultório que seja mais digital e conveniente.


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