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Consequentemente, os médicos estão aproveitando a oportunidade da diminuição da carga de pacientes e de menos horas clínicas nesse momento atual para se concentrar nas iniciativas estratégicas de negócios que estavam deixando de lado. Nessa linha, está incluído o planejamento estratégico e, se você não tiver feito um planejamento estratégico nos últimos dois anos, seu consultório está atrasado. O plano estratégico, para ser de valor a longo prazo, deve ser tratado como um processo comercial contínuo.
Salvar artigo em PDF Existe uma ampla concordância entre os líderes da área de saúde de que o planejamento é um componente crítico da boa gestão e governança. O planejamento estratégico ajuda a garantir que uma clínica permaneça relevante e responsiva às necessidades de seus pacientes e contribui para a estabilidade e o crescimento da clínica.
A gestão médica, seja em clínicas ou consultórios particulares, é uma atividade complexa que requer não apenas conhecimento clínico e técnico, mas também estratégias bem estruturadas para garantir eficiência, crescimento sustentável e satisfação dos pacientes. Nesse contexto, o planejamento estratégico desempenha papel fundamental, permitindo aos gestores e médicos tomarem decisões embasadas e assertivas diante de cenários frequentemente dinâmicos e desafiadores.
Para consultórios e clínicas médicas, uma análise competitiva é um meio de avaliar quem são seus concorrentes, que valor eles oferecem, entendendo os pontos fortes e fraco s deles (e os seus) e onde sua clínica se encaixa. Uma boa análise competitiva é um relatório de avaliação do terreno real do mercado pelo qual sua clínica deve caminhar para ter sucesso. Embora a análise da concorrência seja um componente essencial do planejamento estratégico, a maioria dos consultórios médicos não conduz esse tipo de análise de forma sistemática. Mas, sem dúvidas, uma análise competitiva completa é indispensável.
Este hábito de agir pensando apenas naquilo que tem impacto imediato inviabiliza qualquer melhoria ou crescimento a longo prazo. O início de um novo ano é uma época boa para seu consultório estabelecer um planejamento estratégico ou rever o planejamento existente. Comece o ano desenvolvendo seu plano e, ao final do ano, veja os frutos colhidos pela sua dedicação e planejamento. 1.
Neste guia que preparamos, você entenderá o que é benchmarking, inclusive seus diferentes tipos e suas fases, descobrirá como é possível aproveitá-lo na área de saúde e quais benefícios isso pode trazer, além de conferir dicas para aplicar o benchmarking em sua clínica. Continue lendo para conhecer essa ferramenta essencial para o planejamento estratégico de sua clínica e então faça o download gratuito do guia para aprofundar no tema e aprender a utilizar benchmarking para evoluir sua clínica.
Quando uma clínica se arma com as ferramentas certas, os benefícios são múltiplos: o atendimento ao paciente é elevado a um patamar de excelência, os processos internos são otimizados para maior produtividade e eficiência, e a presença online crucial no mundo digital de hoje é solidificada. Assim, ao incorporar práticas de gestão adequadas, as clínicas não só melhoram sua operacionalidade, mas também fortalecem sua posição no mercado, garantindo sustentabilidade e crescimento no longo prazo. Confira materiais para o planejamento estratégico da clínica, para evoluir ainda mais sua gestão! [PLANILHA] Método SMART para a gestão de clínicas [PLANILHA] Análise SWOT para clínicas e consultórios [PLANILHA] Análise PEST ajuda a prever riscos e oportunidades em clínicas [PLANILHA] Como fazer a Matriz BCG para uma clínica médica .
Mudanças em resoluções e diretrizes, busca crescente por atendimento humanizado, avanços tecnológicos e até mesmo crises epidemiológicas afetam diretamente o dia a dia de clínicas e consultórios, fazendo do mercado da saúde um setor altamente dinâmico. Para se manterem competitivas, sustentáveis e capazes de oferecer atendimento de alta qualidade, as instituições de saúde precisam de um planejamento estratégico sólido e bem estruturado, que ofereça agilidade na tomada de decisões e direcionamento preciso para o uso de recursos.
Uma vez por ano, revise seu roteiro. E se você ainda não o criou, comece a se planejar agora, incluindo: Planejamento de investimentos Verifique se a alocação de ativos ainda é adequada, considerando sua tolerância a riscos e metas e reequilibrando ou alterando sua carteira, se necessário.
Integração com outras metodologias de planejamento e gestão O método SMART oferece clareza na definição de metas, mas ele pode (e deve) ser combinado a outras ferramentas para maximizar a eficácia do planejamento estratégico . Matriz SWOT Análise de cenário: identificar Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças ajuda a direcionar a escolha das metas mais relevantes.
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