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3 formas simples como você pode estar falhando no marketing médico

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O marketing digital pode parecer fácil para aqueles com conhecimento básico da internet. Mas é muito mais do que simplesmente um bom design ou bom conteúdo — e certamente não se trata apenas de postar no Facebook. Para ser competitivo com o marketing digital na área da saúde, você precisa investir em sua marca. E anúncios pagos nos resultados de pesquisa, sites selecionados ou redes sociais são muito mais complexos do que parecem.

Marketing Digital em Saúde: é ético?

Antes de entrarmos nos detalhes, vamos começar com a maneira mais fácil de falhar no marketing digital: deixar de fazê-lo por completo. O marketing na área de saúde é legal e ético: você ajuda as pessoas a receber os cuidados de que elas precisam.

E embora o CFM tenha algumas regras sobre o que é permitido ou não na publicidade médica, não há restrição quanto à utilização de anúncios pagos, desde que o conteúdo dos mesmos não se enquadrem nos tópicos vetados pelo conselho, como expor pacientes, anunciar técnicas não reconhecidas, garantir bons resultados de tratamento, etc. Criando anúncios que obedeçam às regras do CFM, você pode utilizar os recursos de plataformas como Google, Bing, Facebook, Yahoo e outras de publicidade digital pagas.

Anúncios pagos podem ajudar a trazer novos pacientes com facilidade, portanto, invista em sua marca e não cometa esses erros:

Definir um orçamento fora da realidade

Quer você mesmo faça, quer pague uma agência para fazer isso por você, insistir em um orçamento menor do que você realmente precisa é um erro. Se não puder pagar um valor apropriado para obter resultados, o investimento pode não valer a pena.

Com os anúncios digitais, seu orçamento é alocado por um determinado período de tempo. Infelizmente, a maioria das pessoas que clicam no seu anúncio não ligam para o seu consultório, independentemente de quão bom seja o seu site. Mas você ainda paga por cada clique recebido. Assim, quando seu orçamento acabar, o anúncio deixará de ser exibido e os pacientes em potencial podem nunca ter a chance de ver seu anúncio.

Gostaríamos de dizer que você poderia gastar alguns reais por dia e ver pelo menos alguns novos pacientes surgirem disso. Mas simplesmente não funciona assim. Você precisa ser competitivo. Os preços dos anúncios variam de acordo com o seu mercado e a demanda por seus serviços.

Não é possível dizer quanto você gastará exatamente sem fazer pesquisas específicas para o seu mercado. Mas é possível afirmar que será mais do que apenas alguns reais por dia, porém, que valerão a pena.

Enviar pacientes em potencial para um site desatualizado

Então você investiu algum dinheiro em publicidade digital. Você segmentou as palavras-chave certas para que as pessoas que pesquisam pelos serviços que oferece possam encontrar seu anúncio. As pessoas clicam nos seus anúncios e acessam seu website. Mas, por algum motivo, você não recebe ligações.

Qual pode ser o problema? Provavelmente é o seu site. E o site desatualizado ou mal projetado não tem necessariamente um visual terrível. Mas provavelmente tem elementos de design ou conteúdo que não são considerados como "melhores práticas".

Isso significa que podem estar faltando elementos como números de telefone e formulários onde as pessoas possam encontrá-los facilmente, ou faltar destaque para estes elementos. Pode ser lento para carregar ou pode ser difícil de usar em um dispositivo móvel.

Na verdade, um site com desempenho insatisfatório pode afetar o posicionamento do seu anúncio. Os sites de busca podem diminuir o seu índice de qualidade, que define a posição do seu anúncio (se ele for visto). Isso também pode acontecer se o texto em seu anúncio tiver pouco ou nada a ver com o conteúdo real em seu site.

Portanto, invista tempo e dinheiro melhorando seu site se quiser anúncios bem sucedidos. Melhor ainda, pode ser uma boa ideia mandar os cliques dos anúncios para uma página de destino específica em seu site. Uma página independente tem como alvo um serviço específico e elimina as distrações do site que podem impedir que as pessoas liguem para o seu consultório.

Deixar alguém atender os telefones sem qualquer treinamento

Os anúncios são importantes, mas eles não farão sozinhos todo o serviço de conquistar um novo paciente. É importante ter um sistema de rastreamento para saber se os pacientes que viram os anúncios estão realmente ligando para o consultório. E se eles estão ligando, mas você não percebeu aumento no número de pacientes, é hora de prestar atenção nas chamadas.

Existem sistemas de gravação de chamadas que permitem que você escute as ligações e veja se sua equipe está fazendo um bom trabalho na conversão de chamadas. A maioria dos profissionais sempre pode se beneficiar de mais treinamento; tudo isso faz parte do que torna seu consultório e seu atendimento excelentes. Por diversos motivos, não é incomum perceber membros da equipe atendendo ligações de modo inadequado algumas vezes, o que pode estar prejudicando a aquisição de novos pacientes.

Quando você tem as pessoas certas no telefone, não há motivo para você não atrair a maioria dos pacientes que ligam. Eles estão prontos para agendar uma consulta. Sua equipe simplesmente precisa concluir a tarefa.

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No fim das contas, o marketing digital na área da saúde gira em torno dos detalhes. Não se trata apenas do anúncio em si. Trata-se do dinheiro que você está disposto a gastar, seu site e as pessoas que atendem os telefones. Mas boa publicidade é o que une tudo isso.

 

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