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Alta rotatividade de pacientes? Entenda por que a retenção é importante em consultórios

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Se você recebe uma boa taxa de novos pacientes em seu consultório, mas poucos deles retornam para uma nova consulta, é provável que você tenha um problema na retenção de pacientes.

Talvez você já tenha posto em prática um planejamento de marketing e tenha sucesso em trazer novos pacientes para seu consultório. Você pode já ter mapeado os principais convênios da sua região e estar figurando em diferentes listagens médicas. Mas se isto tudo não resultou em uma grande e nova base de pacientes fixos, seu consultório está servindo apenas de passagem.

A retenção é uma estratégia que visa o engajamento e a fidelidade do cliente, aumentando a probabilidade de retorno e novas aquisições.

Conheça os benefícios que uma estratégia de retenção pode trazer para seu consultório:

Reter custa 5x menos do que conquistar

Alcançar novos clientes é mais dispendioso do que conservar uma relação com quem já escolheu o seu serviço. O custo para atingir esses novos prospectos é maior, as mídias são mais caras, as campanhas são mais amplas e exigem planejamento e investimento maiores. Por outro lado, os clientes que já escolheram seu serviço já foram conquistados; agora, eles exigem um custo menor para serem realcançados, são menos vulneráveis aos ataques de seus concorrentes e acabam consumindo mais no longo prazo.

A retenção é focada no longo prazo

A retenção ajuda a manter um planejamento para seu consultório no longo prazo, porque se preocupa com um possível retorno do cliente no futuro em vez de convencê-lo a comprar imediatamente. Os resultados da retenção não são tão imediatos quanto as estratégias de aquisição, mas são mais estáveis e duradouros e são os que de fato geram sua base de clientes fiéis.

Um paciente antigo gera menos custos

Pacientes que já conhecem a logística de seu consultório geram menos custos operacionais, isto porque estão familiarizados com o funcionamento e com as práticas do local e despendem menos atenção da secretária e da equipe para serem atendidos. Além disso, são mais eficientes na recepção e no próprio atendimento, agilizando o processo. Por fim, são mais fáceis de agradar porque já se sentem confortáveis no ambiente.

O paciente conquistado recomenda mais

Um paciente fidelizado tem uma probabilidade maior de recomendar seu consultório para outras pessoas. Esse paciente atua como um agente de marketing boca-a-boca, que amplia sua base de pacientes de forma orgânica e sem que você tenha gastos.

Pacientes conquistados são mais tolerantes

A lealdade de seus pacientes faz com que eles sejam mais compreensíveis no caso de um atraso no atendimento, por exemplo, e menos sensíveis com relação a custos ou mudanças no atendimento. Isto não quer dizer que você poderá aproveitar-se da confiança do paciente. Recompense-o nessas situações e você irá conquistá-lo ainda mais.

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Em Marketing, o conceito é simples: quando seu produto agrada ao cliente, você tem maior probabilidade de negociar novamente com ele no futuro. Portanto, se seu paciente ficou satisfeito com o atendimento e a experiência geral em seu consultório, você tem uma chance maior de ter uma relação duradoura com ele. É por isso que a retenção é também um indicador do sucesso na efetividade de seu consultório.

A retenção, é claro, não deverá ser sua única estratégia de marketing. A aquisição é necessária para renovar sua base de pacientes e para ampliar seu atendimento.

 

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