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4 dicas para manter a boa imagem de seu consultório

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O que a morte de um leão pode ensinar sobre a reputação de um consultório? À primeira vista os assuntos podem parecer não ter nenhuma relação, mas os recentes relatos na mídia sobre a morte do leão Cecil por um dentista e um oncologista americanos chamam atenção para a percepção geral que se tem da área de saúde.

Durante um safári no Zimbábue, o dentista e um grupo de caçadores atraíram o leão Cecil para fora do Parque Nacional de Hwange e o mataram. O leão era especialmente famoso no meio conservacionista pois era monitorado praticamente desde seu nascimento por cientistas da Universidade de Oxford, no Reino Unido, que estudavam a conservação de leões no Zimbábue.

A crueldade com animais é um tópico que gera comoção pública, e, assim como outros temas polêmicos, demonstra que hoje, com a facilidade de acesso à informação e a potencialização da opinião pública via internet, é preciso estarmos atentos à nossa reputação pessoal, que pode facilmente refletir em nossa imagem profissional.

O que a morte de um leão pode ensinar sobre a reputação de um consultório?

Tomando este caso como exemplo, podemos perceber como é importante ter sempre em mente a reputação de seu consultório, mesmo fora do local de atendimento. Os dois profissionais do caso do leão Cecil têm sofrido represálias por causa da atenção dada pela mídia às consequências de suas atividades feitas em momentos de lazer. Basta olhar os comentários recebidos na página do dentista em sites especializados de reviews para vermos a dimensão tomada pelo caso. Nesta era da mídia social e de câmeras em telefones celulares, é importante cuidar de sua imagem fora do ambiente de trabalho.

Qualquer abalo em sua reputação pessoal irá, por consequência, afetar seu consultório médico. Abaixo listamos algumas dicas que podem ser importantes para manter a boa imagem de seu consultório:

1. Converse com sua equipe e prestadores de serviços

É ótimo se eles querem socializar em bares e restaurantes após o trabalho, entretanto, aconselhe que eles mudem a roupa utilizada no trabalho, principalmente se a logomarca do consultório está presente.

2. Tenha discrição nas redes sociais

Atente para os tipos de fotos que você e sua equipe postam em redes sociais, especialmente se há alguma possibilidade destas fotos aparecerem nas páginas do consultório. Evite a publicação de temas polêmicos que podem gerar retaliações e discussões desnecessárias nas redes.

3. Evite problemas com a lei

Tanto você quanto sua equipe devem estar conscientes do risco e dos custos envolvidos caso se envolvam em problemas éticos e legais, como envolver-se em discussões, cometer delitos no trânsito, entre outros. Este tipo de situação pode expor o consultório a especulações por parte dos pacientes.

4. Tome medidas imediatas

Caso ocorra qualquer situação embaraçosa envolvendo o consultório, aja imediamente para resolver o problema e aliviar o impacto do ocorrido. Obtenha conselho legal se for uma ocorrência grave. A ação tomada irá depender da natureza do evento.

 

Estas são apenas algumas ideias. Se você tem outras dicas envie seu comentário abaixo.

 

Fonte: Physicians Practice, publicação de 09 de agosto de 2015.

 

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