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4 maneiras de simplificar as operações da recepção e aumentar a receita do consultório

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Em qualquer pequena empresa, simplificar o fluxo de trabalho e atrair o talento certo é fundamental para o sucesso sustentado. Os consultórios médicos independentes não são exceção, especialmente quando se trata do fluxo de trabalho da equipe da recepção.

Ajustes em como seu consultório lida com tarefas administrativas diárias podem ajudar a diminuir o burnout da equipe, aumentar a satisfação do paciente e maximizar os lucros.

Deixe os pacientes agendarem online

O autoagendamento é uma excelente opção tanto para os pacientes quanto para a equipe de atendimento. Esse tipo de agendamento online agiliza o fluxo de trabalho, reduzindo o número de chamadas telefônicas que a equipe de atendimento recebe diariamente, permitindo que se concentrem em tarefas geradoras de receita.

Além disso, ao automatizar o processo de agendamento de consultas, os erros que costumam ocorrer quando os pacientes marcam consultas por telefone podem ser bastante reduzidos.

Os consultórios podem divulgar o link pelo qual o agendamento online é realizado em seu site e nas redes sociais, permitindo que pacientes novos e existentes tenham maior acessibilidade para agendar consultas diretamente a partir de uma rápida pesquisa online.

Considerando que 60% das consultas médicas são marcadas fora do horário de expediente, habilitar esse recurso também pode aumentar a aquisição de pacientes.

Automatize seus lembretes de consultas

Noventa por cento dos usuários de telefone celular ignoram as chamadas e raramente verificam as mensagens de correio de voz. No entanto, as pessoas respondem às mensagens de texto em cerca de noventa segundos e verificam os e-mails mais de trinta e quatro vezes ao dia.

Os consultórios que utilizam um software médico com funcionalidades de agendamento podem configurar lembretes e confirmações para as consultas agendadas. Assim os pacientes podem confirmar, cancelar ou reagendar com apenas alguns cliques.

Para os consultórios, a automação de lembretes de compromissos reduz as faltas, melhora a precisão do agendamento e elimina a tarefa demorada de confirmar manualmente os compromissos. Além disso, quando as consultas são canceladas com antecedência ou não são confirmadas, é possível preencher os horários disponíveis para maximizar a lucratividade.

Ofereça check-in digital

Na era digital de hoje, os pacientes passaram a preferir a opção de preencher formulários online antes mesmo de entrarem no consultório. Eles querem fazer isso no conforto de sua própria casa, em seu próprio tempo, e esperam uma experiência digital moderna.

Com o check-in online de pacientes, os consultórios podem capturar informações pertinentes, como dados do convênio médico, histórico médico e formulários de consentimento digital, antes mesmo de os pacientes entrarem no consultório.

Modernizando seu consultório com recursos digitais de autoatendimento, você pode reduzir significativamente os erros de entrada manual de dados e economizar inúmeras horas desperdiçadas em etapas redundantes de entrada de dados do processo de admissão do paciente.

Simplificar esse processo não apenas economiza tempo administrativo e melhora a experiência do paciente, mas também garante que você tenha informações precisas do paciente. Além disso, permite que o profissional passe mais tempo de qualidade com o paciente, construindo um relacionamento e discutindo sobre a saúde do paciente, uma vez que as demais informações já foram coletadas.

Otimize o faturamento e o controle financeiro

Devido a sistemas e processos antiquados, o faturamento e o controle financeiro geralmente dominam as horas de trabalho administrativo. O software médico certo permitirá gerar guias com facilidade, de modo integrado ao prontuário eletrônico e aproveitando tabelas de procedimentos e exames, por exemplo, garantindo a precisão dos dados.

Além disso, com uma ferramenta de controle financeiro que funcione integrada ao software, o lançamento de dados das receitas do consultório pode ser automatizado, sendo feito diretamente a partir do prontuário e da agenda, reduzindo o risco de erros e divergências nos valores registados. Adicionalmente, a ferramenta aproveita os dados lançados para gerar automaticamente relatórios essenciais, como fluxo de caixa, otimizando o controle das finanças. Um bom módulo financeiro permitirá ainda o registro de pendências a pagar e a receber, ajudando a não deixar nenhuma conta para trás.


Aumente os lucros

Ao simplificar os processos administrativos e usar tecnologias inovadoras, os consultórios podem reduzir o tempo que a equipe e o próprio médico gastam em tarefas desnecessárias, permitindo que a atenção se concentre mais no engajamento do paciente e na prestação de cuidados, que é o motivo pelo qual os médicos escolheram a medicina.

Além disso, os pacientes apreciarão a experiência moderna e o atendimento aprimorado, aumentando a retenção e as referências boca a boca.

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