4 estratégias fáceis para melhorar o engajamento do paciente
Engajamento do paciente é uma expressão frequentemente repetida na saúde moderna e a definição pode ser nebulosa. Apesar da confusão em torno do que realmente significa, espera-se que a maioria dos médicos mantenha altos níveis para alcançar os melhores resultados possíveis para o paciente e um cuidado verdadeiramente centrado no paciente.
Vamos começar desvendando o mistério por trás desse conceito ambíguo.
O engajamento do paciente é, em sua essência, inspirar dentro dos pacientes o desejo de participar ativamente de suas próprias decisões de saúde e educá-los para que sejam capazes de fazê-lo. Isso deve ser feito de maneira personalizada e única para cada paciente, pois eles terão personalidades e expectativas distintas de seus médicos.
Isso dá aos médicos a capacidade de influenciar e orientar os pacientes a tomar decisões de saúde positivas, levando a melhores resultados para os pacientes e para a saúde pública.
Outro objetivo é melhorar a experiência do paciente do início ao fim. Isso envolverá todos os membros do consultório ou clínica, trabalhando juntos para fornecer uma experiência altamente personalizada.
Converse com seus pacientes, conheça-os. Sem qualquer personalização, suas estratégias de engajamento serão totalmente ineficazes. Além do paciente, essas estratégias também devem incluir familiares ou cuidadores que estejam ativamente envolvidos no cuidado do paciente.
Os lockdowns e restrições de viagem impostos a todos durante a pandemia da COVID-19 significaram que houve uma mudança para métodos digitais de engajamento do paciente. Esses métodos também foram objeto de grande desenvolvimento nos últimos dois anos. A telessaúde, por exemplo, surgiu como uma alternativa legítima ao atendimento presencial e experimentou um enorme boom de popularidade.
Continue lendo e descubra as 4 principais estratégias fáceis para melhorar o engajamento do paciente.
Desenvolva uma estratégia de engajamento do paciente
O primeiro passo é criar uma estratégia abrangente para o engajamento do paciente para orientar como agir em relação a pacientes existentes e futuros. Essa estratégia deve ser centrada no paciente, incentivando e educando os pacientes para o autogerenciamento das condições crônicas e a tomada de decisões conjuntas, com o envolvimento do paciente e do profissional de saúde.
Para facilitar o acompanhamento e o aprendizado dos pacientes, comece identificando as necessidades exclusivas de cada um e, em seguida, estabeleça metas de curto e longo prazo à medida que você trabalha para ajudá-los a chegar a um lugar onde possam participar ativamente no atendimento dessas necessidades.
Crie uma cultura engajadora no local de trabalho
Como dito acima, uma experiência verdadeiramente engajadora do paciente exigirá comprometimento de todos os membros da equipe. Você precisa de todos totalmente comprometidos ou qualquer estratégia que você implementar falhará.
É importante dar o exemplo; uma cultura de trabalho engajadora é uma necessidade para o engajamento do paciente. Construa relacionamentos positivos e defina um conjunto de valores que leve a níveis mais altos de engajamento do paciente e a uma equipe totalmente disposta e capaz de engajar os pacientes em todas as etapas da jornada.
Invista em tecnologias digitais
Um software médico completo pode oferecer ferramentas poderosas para o engajamento do paciente. Ele pode simplificar e agilizar o processo de agendamento e check-in para os pacientes, oferecendo-lhes a capacidade de marcar consultas e preencher seus dados básicos de cadastro online.
Mensagens de texto e e-mails personalizados e automatizados são fáceis de configurar e têm um grande impacto nos pacientes. Eles também podem ser usados para lembretes de compromissos e mensagens de confirmação.
As redes sociais são outra ferramenta poderosa para se conectar diretamente com os pacientes e orientar suas conversas sobre saúde na direção certa.
Capacite os pacientes
O engajamento do paciente tem tudo a ver com capacitar os pacientes, dando-lhes maior controle sobre seus próprios cuidados de saúde e envolvendo-os no processo de tomada de decisão.
O empoderamento começa com a educação; oriente e ensine seus pacientes para que eles tenham todas as ferramentas e conhecimentos necessários para se engajarem em suas próprias decisões de saúde.
Ofereça a eles um canal de comunicação seguro e acessível através do qual eles podem entrar em contato com você para discutir quaisquer dúvidas ou preocupações que possam ter.
Engajar seus pacientes trará melhores resultados para eles e para seu consultório, e implementar uma estratégia de engajamento pode ser simples se você tiver o auxílio da tecnologia.
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