Maneiras como você pode mostrar apreciação pelo trabalho de seus colaboradores
Nos últimos anos, os médicos têm cada vez mais se concentrado em melhorar a experiência do paciente por meio de um maior uso da tecnologia. Embora a tecnologia seja importante, há uma maneira ainda melhor de otimizar a experiência do paciente: através da sua equipe.
A demanda por uma equipe talentosa é cada vez maior na área de saúde e assume grande importância. Cada membro da equipe é peça indispensável na engrenagem que faz o consultório funcionar e ter sucesso. Neste contexto, é essencial que você faça tudo o que estiver ao seu alcance para garantir que os membros da equipe se sintam apoiados e felizes em seu consultório, para evitar que acabem indo embora.
Reserve sempre algum tempo para mostrar à sua equipe o quanto você aprecia suas contribuições. Quando os colaboradores se sentem mais valorizados, eles fornecem uma melhor base para os médicos, para que estes possam então oferecer um atendimento de qualidade aos pacientes.
Veja três maneiras através das quais você pode demonstrar gratidão por toda sua equipe, especialmente pela secretária neste próximo dia 30 de setembro, que é em homenagem a ela — e todos os dias.
Comprometa-se a criar um ambiente de trabalho inclusivo
Relacionamentos de trabalho tóxicos são frequentemente citados como uma das principais razões pelas quais os funcionários deixam um emprego. Os funcionários procuram oportunidades em locais que transparecem uma ótima liderança do consultório e uma cultura positiva e envolvente no ambiente no trabalho. Como líder, seu objetivo deve ser criar um ambiente de apoio, onde as vozes de todos sejam ouvidas, as opiniões sejam levadas em consideração e o valor de cada funcionário para o consultório seja evidente. Mais importante ainda, crie estratégias para fornecer à sua equipe um espaço seguro para compartilhar interesses e sugestões no local de trabalho.
Considere horários flexíveis e menor carga de trabalho
O mercado de trabalho atual tem se transformado. Percebemos uma crescente concorrência e, com ela, uma consequente maior pressão sobre os trabalhadores para que sejam produtivos e eficientes ao máximo. Ao mesmo tempo, com a economia em crise, há uma sobrecarga dos funcionários, ao invés da contratação de mais pessoas para suprir as demandas existentes, o que explica as crescentes taxas de burnout entre profissionais dos mais diversos setores.
Considerando que a fadiga aumenta a probabilidade de erros no trabalho, os líderes de clínicas e consultórios precisam adotar diferentes tipos de arranjos de trabalho que possam aliviar a carga sobre a equipe. Embora trabalhar remotamente possa não ser viável para algumas funções, com a presença de uma secretária no consultório sendo necessária a todo momento, por exemplo, algumas estratégias podem melhorar o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal da equipe.
Se possível, tenha mais de uma pessoa na recepção, tanto para aliviar a carga do trabalho, quanto para permitir flexibilidade dos horários quando as funcionárias precisarem. Se não puder contratar mais uma pessoa, adote meios que simplifiquem o trabalho da secretária, como o uso de sistemas médicos integrados, agendamento online, confirmações automatizadas por SMS e e-mail, etc.
Recompense e reconheça sua equipe
As ocupações de assistência administrativa na área de saúde normalmente não têm uma boa média salarial. Revise os ganhos do consultório e, se for possível, ofereça aumentos salariais. Não tem certeza de quanto você deveria pagar? Na internet, em sites como os dos sindicatos relacionados a cada cargo, é possível encontrar as médias salariais de acordo com o estado. Existem também diversos outros sites com guias salariais.
O pagamento é um grande motivador quando vinculado ao desempenho individual, mas o reconhecimento e o elogio também podem fazer enorme diferença, especialmente se você não puder aumentar os salários. Encoraje toda a equipe a compartilhar a apreciação pelos colegas durante as reuniões e no dia a dia. E claro, você é parte essencial para motivar, dar feedback e reconhecer os eforços de todos que trabalham com você.
Grandes líderes são refletidos em ambientes de trabalho positivos, funcionários engajados e processos eficientes. Mostrar à sua equipe que ela é apreciada é uma maneira eficaz de reduzir a rotatividade de funcionários e, em última análise, economizar tempo e esforço para recrutar e treinar novos funcionários. Afinal, uma grande equipe de suporte ajuda a manter as coisas funcionando de maneira eficiente, permitindo que os profissionais de saúde se concentrem no que fazem melhor — proporcionar excelente atendimento ao paciente.