CID-10: como consultar e utilizar no prontuário eletrônico
A CID-10 se refere à 10ª edição da “Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde”, publicada e editada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Ela é usada globalmente para padronizar e catalogar as doenças e problemas relacionados à saúde e para a realização de estatísticas de morbidade e mortalidade que permitam a comparação internacional destes dados.
Ela é periodicamente revista para incluir novas condições e problemas descobertos, bem como para atualizar informações a respeito das condições que já constam na classificação. Atualmente a 11ª edição já foi feita e está sob revisão para substituir a CID-10 nos próximos anos.
A importância da classificação está principalmente na padronização dos dados, que auxilia a busca de informação diagnóstica para finalidades gerais. A OMS indica como três seus principais propósitos e usos:
- fácil armazenamento, recuperação e análise de informações de saúde para tomada de decisão baseada em evidências;
- compartilhamento e comparação de informações de saúde entre hospitais, regiões, ambientes e países;
- comparações de dados no mesmo local em períodos diferentes.
Na rotina da prática médica, os diagnósticos realizados devem ser corretamente informados de acordo com a CID-10, atribuindo o devido código referente à condição diagnosticada. Dessa forma, é essencial que o software médico utilizado ofereça a tabela CID integrada para que seja consultada e utilizada com facilidade no prontuário eletrônico do paciente.
No HiDoctor® você tem a CID-10 disponível para consulta e também integrada à ficha de anamnese e à emissão de documentos. Veja como utilizar:
Consulta ao CID-10
O Cadastro Internacional de Doenças no HiDoctor® é acessado através do ícone abaixo, presente na barra de ferramentas do programa:
Nele você pode pesquisar as doenças por nome ou pelo código. Inserindo uma ou mais palavras-chave que façam parte do nome da doença, ou parte do código, os resultados encontrados serão listados. O cadastro ainda apresenta um campo de Informações complementares que você pode utilizar para fazer anotações sobre as doenças que desejar.
Diagnósticos na anamnese
Na ficha de anamnese são apresentados dois campos diferentes para informar até dois diagnósticos realizados na consulta a que a anamnese se refere. Clicando no ícone da lupa, seja na parte do nome ou do código, a listagem da CID-10 é aberta para que você possa fazer a busca pela doença que deseja inserir no diagnóstico.
Indicação em documentos
Na impressão de pedido de procedimento, pedido de exame, atestado e declaração, o campo Indicação pode ser preenchido indicando o diagnóstico a que aquele documento se refere, caso seja assim solicitado pelo paciente. Aqui novamente a busca pela respectiva doença pode ser feita através do ícone da lupa no campo referente ao nome ou ao código.
A CID-10 faz parte da rotina de todo médico, e sua integração ao software traz maior praticidade aos atendimentos, bem como diminui o risco de erro ao informar o correto nome e código de uma doença.
O HiDoctor® é a única plataforma médica completa para seu consultório, com mais de 30 anos de experiência no desenvolvimento de tecnologias para a área médica.