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4 pontos para identificar um sistema para consultórios confiável

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Os sistemas de prontuário eletrônico e gestão de consultórios já há algum tempo não são mais um luxo, tendo se tornado uma necessidade. Os médicos que desejam oferecer aos pacientes um padrão de atendimento moderno e eficiente não têm escolha a não ser implementar um sistema médico e integrá-lo ao fluxo de trabalho.

Um sistema para consultórios médicos pode ser uma das ferramentas de maior impacto para ajudar a simplificar as operações, oferecer melhor atendimento aos pacientes e gerar resultados financeiros mais sólidos. Mas para isso o médico precisa de um sistema no qual possa confiar.

Há grandes diferenças entre os diversos sistemas médicos disponíveis hoje no mercado, principalmente no que se refere à confiabilidade, e fazer a escolha errada pode acarretar em grandes prejuízos para o seu consultório.

Para evitar que isso ocorra e fazer a escolha certa, confira algumas características essenciais que diferenciam um sistema confiável dos demais!

Empresa com experiência e tradição

A cada ano, se você buscar no Google por "sistema médico para consultório", novos resultados aparecerão, que não estavam lá nos anos anteriores. Atualmente, criar um sistema web de prontuário eletrônico não é difícil. O problema é manter esse sistema, e manter a empresa, conforme a base de clientes aumenta e os problemas começam a aparecer. Startups abrem e fecham todos os dias, e você não vai querer ter os dados de seus pacientes nas mãos de uma empresa inexperiente, que pode simplesmente fechar nos próximos anos.

Procure por uma empresa que tenha décadas de experiência e um profundo conhecimento de sistemas médicos, que vá além do prontuário eletrônico, oferendo funcionalidades completas e integradas para toda a gestão do consultório. Escolha uma empresa que tenha uma grande base de clientes satisfeitos, de uma variedade de especialidades e que possuem diferentes modelos de trabalho. Certifique-se de que a empresa esteja comprometida em fornecer o melhor atendimento e suporte ao cliente e que veja seus clientes como parte da família – não apenas mais uma venda de software.

Investimento nas melhores tecnologias

Essa característica está bastante atrelada à anterior, pois justamente o que propicia o aparecimento de tantas novas startups na área de tecnologia da informação para saúde é o baixo investimento que realizam para desenvolver seus sistemas, utilizando simplesmente a tecnologia que é mais fácil. Essas empresas investem pouco ou quase nada em pesquisas, tecnologias e inovação, não sendo capazes de oferecer uma solução robusta e confiável. Desenvolver um sistema que é apenas uma página web é fácil e barato, mas os médicos precisam de muito mais que isso.

Um sistema para consultórios confiável apresentará tecnologia avançada e inovadora, que garante ao médico segurança e diferentes possibilidades, além de funcionalidades completas, com agilidade e praticidade no uso diário. Muito mais que uma página web, um sistema confiável deve ser um software completo e profissional, que o médico possa usar instalado, offline, para não depender da internet e ter a melhor performance. Ao mesmo tempo, o sistema também garantirá mobilidade, oferecendo a opção de acesso online em qualquer dispositivo acessando os dados sincronizados.

Uma tecnologia assim, multiplataformas, com sincronia dos dados e total disponibilidade para o uso, só é oferecida por empresas sérias e comprometidas em investir constantemente em pesquisas e inovação, de modo que o sistema está sempre em evolução, recebendo atualizações periódicas.

Suporte de excelência e disponível

Como será possível confiar em um sistema, se nos momentos em que você mais precisar de ajuda, não tiver ninguém para oferecer suporte e resolver o problema? Muitas empresas oferecem um excelente atendimento enquanto estão tentando vender o produto, mas, após a venda, torna-se quase impossível obter atendimento para resolver quaisquer problemas, e enquanto os problemas não são resolvidos, muitas vezes seu consultório está parado, com o atendimento aos pacientes sendo prejudicado.

Adaptar-se a um novo sistema médico não é uma tarefa fácil, portanto, certifique-se de que a empresa estará presente para apoiá-lo ao longo do caminho, oferecendo um suporte de excelência e com horários realistas para a rotina de um médico. Busque por um sistema que ofereça diferentes canais de atendimento – chat, telefone, acesso remoto – e funcione em horários estendidos, como até a parte da noite e aos sábados. Como você poderá fazer um treinamento, se o suporte só funciona em horário comercial, que é quando você está ocupado com seus pacientes? Uma boa relação com a empresa fornecedora do sistema escolhido é a chave para uma transição bem-sucedida para um novo sistema médico.

Posse e segurança dos dados médicos

Esta última característica se relaciona diretamente ao investimento em tecnologias, e talvez seja a mais importante. Afinal, quando falamos de dados médicos dos pacientes, o profissional tem o dever de guarda dessas informações, assim como é indispensável que tenha pronto acesso aos registros sempre que precisar, principalmente em casos de atendimentos de emergência. Quando um sistema médico é apenas um simples app na nuvem, isso significa que o médico não tem a real posse dos dados que ele registra no sistema. Esses dados estão sob a posse da empresa responsável, e na maioria das vezes são armazenados nos servidores de uma outra empresa terceirizada.

Percebeu quantos passos para chegar aos seus dados? Se o servidor da empresa terceirizada sair do ar, você perde o acesso aos dados. Se a empresa desenvolvedora tiver algum erro no sistema, você também perde o acesso. Se a empresa fechar, o que eles farão com os dados de todos os clientes? Sem a posse dos dados, o médico perde sua independência: para atender seus pacientes, você depende da internet, da nuvem, de cada uma das empresas envolvidas, etc.

Um sistema confiável, portanto, é aquele que nunca te deixa sem acesso aos seus dados. O sistema dá a você a posse e controle das informações que registra nele, e isso garante independência para sua prática médica. Isso ocorre quando você utiliza um sistema que pode ser instalado em seu computador e funciona offline. Nesse modelo, sua base de dados está salva no seu equipamento e você pode fazer backup desses dados, tanto em mídia física quanto na nuvem. E você não precisa perder sua mobilidade para ter posse dos dados, pois eles também estarão nos servidores da empresa, acessíveis online, além de poderem ser baixados em dispositivos móveis, como seu celular ou tablet, através de um aplicativo de verdade que funciona offline, sem depender da internet.

Com essas tecnologias, você tem seus dados sempre disponíveis, em qualquer circunstância e em diferentes equipamentos, com ou sem internet. Você também tem o backup de todos os seus dados em diferentes formas, adicionando diversas camadas de segurança que praticamente impedem que os dados possam ser completamente perdidos.


O mercado de sistemas para consultórios médicos está mudando, e os médicos têm mais “poder de compra” do que nunca quando se trata de escolher o sistema perfeito para seu consultório. Os melhores sistemas médicos devem melhorar todos os aspectos do atendimento aos pacientes, ao mesmo tempo em que ajudam os profissionais a descomplicarem sua rotina e otimizarem os resultados.

Essas características de um sistema confiável que foram citadas pareceram difíceis de serem todas encontradas em uma única solução? Se sim, então você ainda não conhece o HiDoctor® e tudo que ele oferece.

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