Gostou do artigo? Compartilhe!

3 maneiras de se sobressair no ambiente acelerado da era digital

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

A era digital produziu avanços incríveis na tecnologia – avanços que proporcionaram resultados incrivelmente positivos tanto em casa quanto no trabalho. O progresso, no entanto, tem um preço. A proliferação da internet fez com que os pacientes com mentalidade de consumidor esperassem ainda mais de seus profissionais de saúde.

Como consumidores, os pacientes esperam que você utilize a mesma tecnologia de ponta que estão experimentando em outros setores e, como resultado, esperam um atendimento mais rápido, eficiente e eficaz.

Esse consumerismo do paciente, alimentado pela digitalização da indústria, tem seus prós e contras. Ainda assim, tem o potencial de causar estresse indevido em seu consultório, especialmente se você ainda não investiu em tecnologia que apoie a modernização e a digitalização da experiência do paciente.

Em um campo já sobrecarregado com estressores como regulamentações diversas, leis de privacidade e preocupações com a saúde em constante evolução, uma base de pacientes que espera que você adote tecnologia de ponta para tornar seus cuidados mais agradáveis pode levar rapidamente ao esgotamento mental.

Há, no entanto, uma luz no fim do túnel. Como um médico moderno, a adoção da tecnologia é mais fácil do que nunca – a chave é adotar a tecnologia que descomplica sua prática médica, resolvendo suas preocupações mais urgentes. Lembre-se, a tecnologia deve sempre melhorar e nunca prejudicar seu objetivo principal: cuidar de seus pacientes.

É por isso que empresas desenvolvedoras de soluções tecnológicas para saúde, como a Centralx®, se tornaram parceiras essenciais para médicos que desejam reter e atrair pacientes e evoluir o consultório.

Alguns fardos comuns que os médicos têm que lidar na era digital

O ônus dos requisitos regulatórios. Isso não é novidade, pois o setor de saúde talvez seja um dos mais sujeito a mudanças regulatórias e mandatos governamentais, especialmente no que diz respeito aos registros eletrônicos de saúde. Manter-se em dia com esses requisitos pode ser oneroso e demorado. É por isso que investir em um sistema de prontuário eletrônico que esteja sempre atualizado com os requisitos mais recentes é tão vital.

Expectativas de tecnologia. Com os avanços tecnológicos atuais, os pacientes esperam que os médicos ofereçam experiências mais perfeitas do que nunca. Todo o processo de atendimento médico, incluindo agendamento, cadastro e registro de dados de saúde, por exemplo, pode ser digitalizado, tornando seu consultório mais rápido, mais eficiente e colocando-o na vanguarda da tecnologia.

Expandindo os cuidados de saúde

Estudos sugerem que as populações urbanas têm mais de três vezes mais acesso aos cuidados de saúde do que as populações rurais. No entanto, isso pode ser facilmente resolvido digitalizando a forma como sua clínica interage com os pacientes.

Embora a tecnologia possa ajudar no avanço da medicina, os desafios listados acima podem criar barreiras e complicações para sua expansão. O sentimento em torno da saúde moderna é simples – os pacientes querem seus cuidados, e eles querem em seus próprios termos. Simplificando, a tecnologia está profundamente entrelaçada com a experiência de cuidados modernos.

Com isso em mente, a seguir listamos três maneiras de usar a tecnologia para ter sucesso no cenário digital de hoje:

1. Digitalize o atendimento para criar uma experiência perfeita

Quando os pacientes entram no consultório, eles estão conectados às suas redes digitais. Quase todos os outros aspectos da vida deles são digitais, então por que sua experiência no consultório também não deveria ser?

É aí que entra o software médico completo, que ofereça ferramentas voltadas para a experiência do paciente. Tarefas como o agendamento e cadastro do paciente e a coleta de histórico médico podem e devem ser sem papel. Uma experiência digital não é apenas mais agradável para o paciente, ela também reduz o tempo de preenchimento de dados e agiliza as funções administrativas.

O software médico ainda permite que os pacientes assumam um papel mais ativo a respeito de seus dados médicos e experiência de atendimento. Com a facilidade de receber dados e informações dos pacientes e salvá-los no prontuário, você incentiva uma comunicação mais aberta e, ao mesmo tempo, permite que eles contribuam para a criação de um prontuário e histórico mais completos, que conte com todos os resultados de laboratório, prescrições e muito mais.

2. Automatize tarefas utilizando ferramentas inteligentes

Com ferramentas inteligentes é possível automatizar processos repetitivos e demorados do consultório, principalmente da parte administrativa, liberando tempo para que você e sua equipe se concentrem no atendimento e nos resultados dos pacientes.

Tarefas que podem ser automatizadas ou simplificadas com um software médico completo incluem a confirmação de consultas, o lançamento de dados financeiros, a geração de guias, o envio de e-mails com lembretes para os pacientes e até o agendamento de consultas. Na parte clínica, o médico se beneficia de ferramentas que permitam enviar imagens e arquivos do celular diretamente para o prontuário eletrônico, reduzindo muito o tempo gasto com o registro de dados de saúde do paciente.

Além de otimizar o tempo, essas tecnologias são eficazes na redução de erros e, ao mesmo tempo, são capazes de reduzir custos.

3. Aproveite a tecnologia para fechar a lacuna entre eficiência e cuidado humanizado

A tecnologia está permeando a saúde e, embora muitos de seus usos sejam extremamente positivos, em excesso a tecnologia tem o potencial de prejudicar as interações médico-paciente.

Pesquisas mostram que a comunicação e a confiança entre o paciente e o médico estão diretamente associadas a melhores resultados do paciente. Pacientes com mentalidade de consumidor desejam entender completamente seu plano de cuidados e querem estar o mais informados possível ao tomar decisões de saúde. A tecnologia pode ajudar se usada adequadamente.

Os avanços em telessaúde e registros eletrônicos de saúde podem ajudar médicos e pacientes a permanecerem conectados e produtivos. As teleconsultas oferecem experiências individuais convenientes para os pacientes, maximizando a eficiência do agendamento para os médicos.

Ao selecionar o software médico certo, aquele que funciona a favor do fluxo de trabalho do médico e não contra ele, os consultórios podem melhorar a experiência do paciente e, ao mesmo tempo, otimizar as operações do dia a dia.


Existem muitos estressores enfrentados pelo profissional de saúde moderno; se a implementação da tecnologia pode aliviar alguns dos encargos de gerenciar um consultório médico, o que você está esperando?

À medida que o mundo se torna cada vez mais digital, espera-se que seu consultório evolua de acordo. Esteja aberto a novas tecnologias e aprimoramentos – o resultado deve ser uma experiência moderna e agradável para seus pacientes e uma operação simplificada e lucrativa para sua clínica.

Embora novas ferramentas, principalmente quando adotadas de uma só vez, possam parecer desafiadoras no início, você não precisa atravessar águas desconhecidas sozinho. Na Centralx®, ajudamos nossos clientes oferecendo um software completo que simplifica a adoção da tecnologia através da integração e centralização de todas as ferramentas. Além disso, você ainda conta com todo o treinamento e suporte de que precisa para que adote e aproveite as soluções oferecidas no seu próprio tempo.

O HiDoctor® é a única plataforma médica completa para seu consultório e o software mais utilizado por médicos e clínicas no Brasil. A Centralx® conta com mais de 30 anos de experiência no desenvolvimento de tecnologias para a área médica.

Experimente e conheça clicando abaixo!

 

Gostou do artigo? Compartilhe!