Como a telemedicina está rapidamente evoluindo e se tornando altamente lucrativa
Um ano após o início da pandemia, percebemos o verdadeiro potencial das tecnologias digitais de saúde, especialmente a telemedicina. A pandemia de COVID-19 inevitavelmente impulsionou a telemedicina a evoluir como um suplemento necessário para a estratégia digital dos profissionais de saúde.
Com o setor de saúde sobrecarregado para atender aos pacientes com COVID-19, e alguns cuidados não essenciais suspensos, a telemedicina, então, de repente se tornou também uma ferramenta importante para salvar vidas.
Em março de 2021 completou 1 ano que a telemedicina foi reconhecida pelo CFM e passou a ser utilizada pelos médicos no Brasil. Nesse tempo, cada vez mais médicos e paciente se tornaram adeptos dessa tecnologia.
Durante esse período, a telemedicina manteve a população em maior risco de ficar gravemente doente com o coronavírus fora dos hospitais e prontos-socorros, limitando sua exposição ao vírus, assim como atendeu àqueles com sintomas leves da doença, para que não precisassem se deslocar às unidades de saúde para avaliação dos sintomas, o que poderia expor várias pessoas ao risco de contaminação. Assim, as portas virtuais da saúde foram abertas para quem precisa.
A implementação inicial da telemedicina, em pouco tempo, pode ter sido um pouco confusa para ambos os lados, com sistemas de saúde buscando as melhores ferramentas para utilizar, assim como as pequenas clínicas e os médicos com consultórios próprios também fizeram a opção pelas ferramentas que pareceram mais convenientes para colocar as teleconsultas em prática.
Isso pode ter significado alguns problemas temporários, como baixa qualidade de áudio e vídeo em algumas consultas, demoras na conexão dos atendimentos, chamadas perdidas, etc.
Porém, toda nova tecnologia passa por um período de adaptação. E agora, com o maior uso, médicos e pacientes já adquiriram maior conhecimento das ferramentas utilizadas e os processos de atendimento foram otimizados.
Também a oferta de ferramentas para telemedicina foi ampliada, e os desenvolvedores trabalharam na melhoria de suas soluções para atender às demandas que foram sendo identificadas.
Hoje, a telemedicina evoluiu muito, e o cenário já demonstra maior organização, com processos e ferramentas mais eficientes permitindo o sucesso das teleconsultas. E os médicos devem continuar buscando sempre aprimorar esse modelo de atendimento, já que, conforme os pacientes se adaptam, suas expectativas por uma experiência de telessaúde perfeita também aumentam muito. Hoje, eles têm expectativas muito maiores do que no início da pandemia – caso contrário, eles procurarão atendimento em outro lugar.
A telemedicina hoje está essencialmente reescrevendo as regras de prestação de cuidados no Brasil e também em vários outros países. Ela evoluiu para se tornar uma esperança para esta pandemia, oferecendo percepções significativas sobre o comportamento do paciente e o futuro da própria saúde.
Os pacientes passaram a gostar da telemedicina, pela facilidade de acesso, conforto e comodidade que oferece. Além disso, eles também comemoram que a telemedicina os ajuda a cumprir os regimes de medicação e bem-estar. Eles estão mais conscientes e mais engajados nos cuidados pessoais.
Para aqueles que rotularam a telemedicina como uma "moda pandêmica", é hora de dar uma segunda declaração. Nos Estados Unidos, por exemplo, 83% dos pacientes hoje planejam usar a telemedicina mesmo após a pandemia. A telemedicina economiza mais de 90 minutos de tempo médio por paciente, que, de outra forma, seria desperdiçado no deslocamento e na espera do médico.
Da mesma forma, o monitoramento remoto de pacientes por meio da telemedicina livrou os prontos-socorros de cargas excessivas, ao mesmo tempo que expandiu o alcance dos médicos para comunidades rurais e carentes.
Os sistemas de saúde que implementaram oportunamente uma solução de telemedicina robusta e fácil de usar já estão se recuperando em termos de engajamento do paciente e expansão da participação no mercado.
A telemedicina vem crescendo em ritmo acelerado, e se torna a cada dia mais lucrativa, possibilitando mais atendimentos, menores custos para médicos e pacientes, e também melhores resultados, de saúde e financeiros.
O setor de saúde respondeu bem para enfrentar os desafios impostos pela pandemia de COVID-19 na telemedicina. Ao ajudar nas consultas de pacientes que necessitam de acompanhamento, reduzir faltas e cancelamentos e expandir o alcance geral dos médicos, a telemedicina tem tudo para se tornar uma parte essencial do padrão de cuidados de saúde.
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