Dia do Médico: ser médico nos dias atuais
A medicina e todo o cenário da saúde sofrem constantes mudanças com o avanço da tecnologia. Isto se tornou ainda mais evidente nos últimos anos, com a enorme velocidade que as mudanças acontecem, trazendo a cada ano inúmeras novas possibilidades.
Na prática, a rotina dos médicos foi se modificando de acordo com as novas tecnologias que foram surgindo, e uma das principais perguntas passou a ser se os avanços da ciência e da tecnologia desafiam a humanização dos procedimentos médicos.
Agendas eletrônicas para marcação das consultas, busca pelo cadastro do paciente com alguns cliques, registro rápido de dados, lembretes automáticos enviados para o email do paciente, confirmação de consultas por SMS, criação de website para atrair novos clientes, relatórios e gráficos automáticos sobre a performance do consultório, acesso à agenda do consultório pelo celular, aplicativos para comunicação direta com os pacientes, agendamento de consultas pela internet, acesso a resultados de exames online, possibilidade de acessar e registrar dados nos prontuários dos pacientes pelo smartphone ou tablet, onde quer que esteja...
A lista parece grande, mas estas são apenas algumas das muitas possibilidades que a tecnologia trouxe para o dia a dia dos médicos e de seus pacientes. Se por um lado há quem diga que a tecnologia distrai, pode apresentar 'bugs' e assim atrapalhar o atendimento, por outro lado é inegável todos os benefícios que ela traz, tornando os atendimentos mais eficientes, exigindo menos tempo para o registro de dados e assim permitindo que maior atenção seja dada ao paciente, conversando, tirando dúvidas e interagindo.
Existem algumas maneiras de lidar com as inovações tecnológicas. É claro que nem tudo precisa, e nem deve, ser absorvido com imediatismo. O que é válido é uma análise do potencial que cada tecnologia realmente apresenta para você, se realmente irá somar e trazer novas possibilidades, ou se não irá agregar valor real para seus atendimentos e sua prática médica.
Cada médico possui sua forma de trabalhar e seu modelo próprio de gestão e organização, mas com certeza já existe um software, um app, algum sistema digital, que irá ajudar a melhorar ainda mais a experiência do paciente. Este é inclusive um fato que faz diferença: os próprios pacientes, em grande parte, já aderiram às tecnologias, e esperam o mesmo dos médicos com os quais se consultam.
Na prática, portanto, o que se tem observado é que a tecnologia mudou a rotina dos médicos e a prática da medicina de modo geral, mas uma mudança para melhor, que tem permitindo na verdade humanizar mais o atendimento e melhorar o relacionamento entre médicos e pacientes. Com certeza muitos médicos hoje irão receber os parabéns de seus pacientes pelo seu dia por mensagens instantâneas, pelas redes sociais, por email, e essa acessibilidade é com certeza uma das grandes vantagens, que permite maior confiança, cumplicidade e no fim melhores resultados de saúde.