A tecnologia como atrativo para conquistar novos pacientes
Os pacientes usam cada vez mais tecnologias em seu dia a dia, tanto para se comunicar, para facilitar tarefas rotineiras e também para monitorar sua saúde. Vemos principalmente nos jovens uma crescente preocupação em adotar um estilo de vida saudável, buscar maiores conhecimentos sobre saúde em geral e uma maior preocupação em ser agente de sua própria saúde, o que é justamente facilitado pelo uso das tecnologias disponíveis.
E não só os pacientes coletam mais dados sobre sua saúde, mantendo históricos de atividades, dieta, sintomas e exames, mas foi ainda mostrado em pesquisa realizada em 2016 pela Accenture¹ que eles também querem total acesso aos seus registros médicos, de modo a assumir o controle de seus dados.
Soma-se a isso a preferência por meios digitais de comunicação, seja para envio de mensagens ou para agendamento de consultas, e você tem um perfil de pacientes completamente atrelados à tecnologia e que passam a utilizá-la como critério para escolha do médico que irão consultar.
Para este paciente, por exemplo, é melhor a consulta com um médico que registra os dados em prontuário eletrônico, principalmente se houver possibilidade de alguma integração entre os aplicativos utilizados pelo paciente para registrar seus dados médicos e o software utilizado no consultório. Ao buscar um médico online, ele também estará mais inclinado a agendar consulta com aquele que disponibilize prontamente no site a opção de agendamento online, escolhendo o melhor horário e já enviando seus dados básicos para a ficha. Receber uma ligação do consultório no meio do dia para confirmar a consulta pode ser inoportuno, mas se o paciente recebe uma mensagem no celular e pode confirmar ou não o compromisso apenas clicando em um link, com certeza isso ganhará pontos a favor do médico. E se após uma consulta, o médico oferece um canal de comunicação direta com o paciente, seja para tirar dúvidas ou enviar arquivos relevantes, como resultados de exames, será o diferencial final para que o novo paciente seja de fato fidelizado.
Essas são apenas algumas das situações em que o uso de tecnologias traz uma nova dinâmica para como os médicos e pacientes se relacionam, e cada vez mais este se tornará o comportamento padrão e não o diferencial.
Reconheça o momento e reveja a dinâmica do consultório, aproveitando para adotar as novas tecnologias enquanto elas são um atrativo e lhe trazem oportunidade de crescimento, e não apenas quando elas se tornarem inevitáveis para simplesmente manter o ritmo e não perder pacientes para o novo padrão que terá se consolidado.
Referências
1. Accenture Consulting, 2016. Os pacientes brasileiros querem uma alta dose de digital. Disponível em https://www.accenture.com/br-pt/insight-patient-engagement-survey-brasil - Acesso em: 12 jul. 2017.
Mais do que um software médico, o HiDoctor oferece uma plataforma completa para aproveitar ao máximo o potencial da tecnologia no seu consultório médico. Conheça: