Por que é necessário entender a pessoa por trás do paciente?
Na era digital, engajamento com o consumidor virou palavra de ordem para qualquer negócio, nas mais diversas áreas. Existe uma preocupação e um foco muito maior em realmente oferecer uma experiência, e não apenas uma interação única.
A área de saúde ainda caminha lentamente nesta direção, mas é possível observar o crescimento da preocupação com esta experiência geral do paciente.
Os cuidados de saúde de modo geral são algo complexo. Seja para o paciente saudável interessado em manter acompanhamento de sua saúde, realizando as prevenções e exames necessários, seja para o paciente com alguma condição específica, a realidade é que manter a saúde em dia envolve muito mais do simplesmente um profissional médico. Além de diversas especialidades, também outros profissionais de saúde fazem parte deste acompanhamento, assim como laboratórios, farmácias, etc.
A rede envolvida nos cuidados de saúde é imensa, e em muitos casos pode se tornar complexa a jornada do paciente navegando por todos estes pontos. A cada novo profissional todo o histórico deve ser passado, novos encaminhamentos podem ser recomendados, novos exames e medicamentos, até o ponto que é simplesmente muita coisa para controlar no meio de tudo mais que o paciente lida em seu dia a dia, e assim o cuidado com a saúde pode se tornar mais um fator de estresse ao invés de simplesmente uma busca por uma vida saudável.
É essencial buscar entender esta jornada do paciente, buscar entender as dificuldades que ele passa e como isso pode afetar que ele mantenha o devido acompanhamento de sua saúde. É apenas através do entendimento destes fatores que pode-se pensar soluções que visem um caminho mais fácil, colocando o paciente em controle, mas sem sobrecarregá-lo.
É necessário que haja maior integração dos serviços de saúde, uma unificação ao redor do paciente. A melhoria da relação com os pacientes pode ser facilitada pela tecnologia. Softwares e aplicativos que buscam integrar todo o cuidado de saúde tornam o processo mais fácil para o paciente e garantem uma melhor interação entre todas as partes.
Ter acesso fácil e completo aos seus próprios dados de saúde, ter lembretes de consultas, medicamentos, ter um canal de comunicação fácil e centralizado com os diversos médicos com os quais consulta, são todas funcionalidades com enorme potencial para colocar o paciente em controle de sua saúde de modo fácil e simples de ser mantido.
Já existem apps disponíveis onde o paciente pode registrar e manter seu histórico completo de saúde, e também soluções que permitem integração do app com o software do médico.
Os médicos e consultórios têm um grande papel não apenas na busca por conhecer e adotar novas tecnologias que sejam promissoras, mas também de incentivar e indicar aos pacientes que busquem aplicativos e outras soluções que facilitem a rotina deles e permitam o desenvolvimento da relação médico-paciente, garantindo uma experiência satisfatória e efetiva nos cuidados de saúde.