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Por que é necessário entender a pessoa por trás do paciente?

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Na era digital, engajamento com o consumidor virou palavra de ordem para qualquer negócio, nas mais diversas áreas. Existe uma preocupação e um foco muito maior em realmente oferecer uma experiência, e não apenas uma interação única.

A área de saúde ainda caminha lentamente nesta direção, mas é possível observar o crescimento da preocupação com esta experiência geral do paciente.

Os cuidados de saúde de modo geral são algo complexo. Seja para o paciente saudável interessado em manter acompanhamento de sua saúde, realizando as prevenções e exames necessários, seja para o paciente com alguma condição específica, a realidade é que manter a saúde em dia envolve muito mais do simplesmente um profissional médico. Além de diversas especialidades, também outros profissionais de saúde fazem parte deste acompanhamento, assim como laboratórios, farmácias, etc.

Por que é necessário entender a pessoa por trás do paciente?

A rede envolvida nos cuidados de saúde é imensa, e em muitos casos pode se tornar complexa a jornada do paciente navegando por todos estes pontos. A cada novo profissional todo o histórico deve ser passado, novos encaminhamentos podem ser recomendados, novos exames e medicamentos, até o ponto que é simplesmente muita coisa para controlar no meio de tudo mais que o paciente lida em seu dia a dia, e assim o cuidado com a saúde pode se tornar mais um fator de estresse ao invés de simplesmente uma busca por uma vida saudável.

É essencial buscar entender esta jornada do paciente, buscar entender as dificuldades que ele passa e como isso pode afetar que ele mantenha o devido acompanhamento de sua saúde. É apenas através do entendimento destes fatores que pode-se pensar soluções que visem um caminho mais fácil, colocando o paciente em controle, mas sem sobrecarregá-lo.

É necessário que haja maior integração dos serviços de saúde, uma unificação ao redor do paciente. A melhoria da relação com os pacientes pode ser facilitada pela tecnologia. Softwares e aplicativos que buscam integrar todo o cuidado de saúde tornam o processo mais fácil para o paciente e garantem uma melhor interação entre todas as partes.

Ter acesso fácil e completo aos seus próprios dados de saúde, ter lembretes de consultas, medicamentos, ter um canal de comunicação fácil e centralizado com os diversos médicos com os quais consulta, são todas funcionalidades com enorme potencial para colocar o paciente em controle de sua saúde de modo fácil e simples de ser mantido.

Já existem apps disponíveis onde o paciente pode registrar e manter seu histórico completo de saúde, e também soluções que permitem integração do app com o software do médico.

Os médicos e consultórios têm um grande papel não apenas na busca por conhecer e adotar novas tecnologias que sejam promissoras, mas também de incentivar e indicar aos pacientes que busquem aplicativos e outras soluções que facilitem a rotina deles e permitam o desenvolvimento da relação médico-paciente, garantindo uma experiência satisfatória e efetiva nos cuidados de saúde.

 

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