Além dos benefícios já conhecidos de uma anamnese bem feita, como mais precisão no diagnóstico e melhor adesão aos tratamentos, existem outros benefícios da anamnese no consultório oftalmológico. Também existem particularidades da anamnese em oftalmologia, que a diferenciam das anamneses em outras especialidades. Confira!
[Mais...]
A História da Doença Atual (HDA) é uma parte fundamental da anamnese, na qual o paciente descreve sua condição. Para melhor compreender essa importante etapa da ficha de anamnese, neste texto você confere como coletar os dados, técnicas para melhorar a qualidade da coleta e como a HDA auxilia a tomada de decisão clínica.
[Mais...]
Uma das tarefas mais cruciais de uma consulta médica é guiar a entrevista clínica para o preenchimento da ficha de anamnese. Quando se trata de uma especialidade como Clínica Médica, que abrange um vasto conhecimento clínico e que deve avaliar o paciente por inteiro, é fundamental coletar e organizar todos os dados da melhor forma. Veja algumas estratégias para auxiliar nessa tarefa.
[Mais...]
A história patológica pregressa (HPP), ou história médica do paciente (HMP), é uma parte importante da anamnese médica que se concentra em coletar informações sobre as condições de saúde que uma pessoa teve no passado. Neste texto você confere tudo sobre a História Patológica Pregressa na ficha de anamnese, incluindo os tipos de informações a coletar, como conduzir a entrevista, como a tecnologia pode ajudar, e mais!
[Mais...]
A Ginecologia e Obstetrícia é uma especialidade que exige uma relação com a paciente baseada na confiança e respeito. Nessa especialidade, a anamnese desempenha o importante papel de conduzir a consulta para que o médico possa conhecer a paciente e estabelecer este tão necessário vínculo de confiança.
[Mais...]
Dentre os elementos mais importantes da ficha de anamnese, encontra-se a queixa principal do paciente, que é o motivo pelo qual ele busca atendimento médico. Preencher corretamente a queixa principal do paciente envolve colher informações que ajudem a identificar a causa dos sintomas apresentados pelo paciente.
[Mais...]
Na pediatria, todas as informações devem ser coletadas com bastante atenção, pois na maioria das vezes os dados são relatados pelos pais e/ou cuidadores da criança, podendo variar a forma como a informação é passada para o médico, de acordo com quem está narrando a situação. Essa é a principal diferença da anamnese infantil.
[Mais...]
Na Cardiologia, uma anamnese adequada, acompanhada de um bom exame cardiovascular, é suficiente para o diagnóstico da maioria das patologias tratadas pelo especialista. A redação de uma boa anamnese cardiológica conduz a uma hipótese diagnóstica mais precisa e ajuda a estabelecer bases para uma sólida relação médico-paciente.
[Mais...]
Na medicina, a anamnese é o processo de coletar informações sobre a história clínica e o estado de saúde de um paciente, geralmente através de perguntas feitas pelo profissional da saúde, com o objetivo de obter uma compreensão completa dos sintomas, condições médicas existentes e fatores de risco que possam afetar a saúde do paciente e ajudar a chegar a um diagnóstico preciso e tratamento eficaz.
[Mais...]
Anamnese é um termo comum na medicina e se refere a uma prática indispensável em basicamente qualquer atendimento médico realizado, já que é através dela que se chega a um diagnóstico. Você já se perguntou de onde vem o termo e o conceito por trás dele? Já conhece as diferentes técnicas que podem ser usadas para executar uma anamnese e as etapas que ela deve seguir? Neste texto você entende a fundo sobre essa importante parte da consulta médica e descobre como pode aproveitar a tecnologia para realizar anamneses mais completas, de forma mais prática.
[Mais...]
|