Gostou do artigo? Compartilhe!

Benefícios e particularidades da Anamnese em Oftalmologia

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Como na maioria das especialidades médicas, na oftalmologia a anamnese é a primeira etapa da consulta. Conduzida de forma correta, o médico terá informações suficientes para que a consulta seja produtiva.

As diversas inspeções e exames clínicos feitos corriqueiramente no consultório oftalmológico podem dar a falsa impressão de que a Oftalmologia prescinde da entrevista clínica. Embora seja de fato uma especialidade em que a avaliação clínica é mais proeminente e ocupa a maior parte do tempo de consulta, apenas uma anamnese bem realizada pode revelar as necessidades reais do paciente, ajudar a estabelecer diagnósticos diferenciais e compreender as dúvidas e dificuldades na evolução terapêutica.

A anamnese oftalmológica, em geral, não deve ser muito extensa, servindo de guia para a realização das inspeções e de protocolo para as queixas oculares mais comuns.

Além dos benefícios já conhecidos de uma anamnese bem feita, como mais precisão no diagnóstico e melhor adesão aos tratamentos, existem outros benefícios da anamnese no consultório oftalmológico.

Também existem particularidades da anamnese em oftalmologia, que a diferenciam das anamneses em outras especialidades.

Neste texto você confere:

Benefícios de uma boa anamnese em oftalmologia

1. Oportunidade de transmitir segurança

No primeiro contato com o médico, o paciente espera ser ouvido e acolhido. Com perguntas bem formuladas, escuta atenta e abertura para que o paciente possa falar abertamente sobre suas queixas e dúvidas, o vínculo entre médico e paciente se fortalece e, consequentemente, o paciente se sente mais seguro.

A oportunidade de transmitir segurança para o paciente é maior quando o médico sabe conduzir uma boa entrevista de anamnese, o que beneficia tanto o médico, quanto o paciente.

Um paciente que se sente seguro e confortável com o médico com certeza irá retornar sempre que necessário e recomendá-lo para outras pessoas.

2. Tranquilizar o paciente

Dependendo do motivo que levou o paciente a consultar com um oftalmologista, ele pode estar apreensivo e com medo de algum diagnóstico mais grave ou delicado.

E quando o paciente se sente seguro durante o preenchimento da ficha de anamnese e confortável para responder todas as perguntas, o médico consequentemente, avaliando o estado geral do paciente, consegue tranquilizá-lo de forma mais eficaz, pois o vínculo médico-paciente foi estabelecido com sucesso durante o primeiro contato.

Criar um bom vínculo com o paciente é fundamental tanto para que ele se sinta confiante com o tratamento proposto quanto para fidelizá-lo.

3. Montar um excelente prontuário de evolução

Sabemos o quanto é importante o médico anotar todos os dados do paciente e cada tratamento e procedimentos realizados. Mas onde e como ele registra todas essas informações é primordial.

De nada adianta fazer uma boa entrevista de anamnese sem registrar e armazenar os dados de forma segura e fácil de acessar para acompanhar a evolução do paciente.

Um software médico que entregue um prontuário eletrônico completo, com formas de personalizar os formulários de oftalmologia para facilitar o preenchimento das informações do paciente, é fundamental para garantir o benefício de ter um prontuário de evolução eficiente.

Particularidades da anamnese em oftalmologia

A anamnese em oftalmologia é uma avaliação detalhada da história médica do paciente, que busca coletar informações relevantes sobre os sintomas oculares, condições de saúde gerais, hábitos e histórico familiar. Algumas particularidades dessa anamnese incluem:

Queixas oculares

É importante avaliar as queixas oculares específicas do paciente, como visão embaçada, dor ocular, sensação de corpo estranho, entre outras. É importante investigar quando os sintomas começaram e como eles têm evoluído.

Histórico médico

O oftalmologista deve perguntar sobre o histórico médico do paciente, incluindo condições prévias como diabetes, hipertensão, doenças autoimunes, entre outras, que podem afetar a saúde ocular.

Medicamentos

É importante perguntar sobre o uso atual de medicamentos, uma vez que alguns deles podem afetar a visão, como corticoides, por exemplo.

Hábitos

É relevante perguntar sobre hábitos de vida que possam influenciar a saúde ocular, como exposição à luz solar, uso de computadores e dispositivos móveis, uso de óculos de sol, entre outros.

Histórico familiar

Perguntar sobre o histórico familiar de problemas oculares, como glaucoma, catarata, degeneração macular, entre outras condições, pode ajudar a avaliar o risco do paciente para essas doenças.

Exames prévios

Perguntar sobre exames oftalmológicos prévios e seus resultados, como exames de refração, tonometria, fundoscopia, entre outros, pode ajudar a avaliar a evolução das condições oculares do paciente.


A anamnese em oftalmologia é uma etapa fundamental na avaliação do paciente, e suas particularidades buscam coletar informações específicas sobre a saúde ocular e geral do paciente para que o diagnóstico e o tratamento sejam adequados e efetivos.

Ela ainda é uma oportunidade de conexão entre o médico e o paciente, ajudando a construir a confiança necessária para uma parceria de longo prazo.

No HiDoctor® você pode integrar o módulo de oftalmologia ao prontuário eletrônico, para maior praticidade na coleta e registro dos dados oculares do paciente. Aproveite também os mais diversos formulários personalizados para oftalmologia, construindo seus próprios formulários ou utilizando aqueles construídos por outros especialistas e disponíveis em nossa biblioteca.

Com o HiDoctor® você tem tudo que precisa para que suas anamneses oftalmológicas e todo seu atendimento sejam otimizados.

O HiDoctor® é o único sistema multiplataforma para consultórios de oftalmologia e o software mais utilizado por médicos e clínicas no Brasil. A Centralx® conta com mais de 30 anos de experiência no desenvolvimento de tecnologias para a área médica.

Experimente e conheça clicando abaixo!

 

Gostou do artigo? Compartilhe!