Razões pelas quais os consultórios de cuidados primários precisam de um software médico
A adoção de softwares médicos em ambientes de atenção primária testemunhou um impulso significativo nos últimos tempos. Essa tecnologia está cada vez mais sendo identificada como um componente integral do modelo de cuidados centrado no paciente.
O software médico pode ser projetado para funcionar além do simples armazenamento de dados de saúde do paciente e agregar também uma gama de funcionalidades que oferecem uma ampla compreensão dos cuidados dos pacientes. Portanto, os softwares médicos são capazes de garantir um atendimento holístico ao paciente, monitorando as informações completas do histórico de saúde relativo aos diferentes cuidados e atendimentos que já recebeu.
Um software médico totalmente integrado oferece funcionalidades abrangentes capazes de facilitar a prestação de cuidados de qualidade. O resultado é uma gestão de cuidados aprimorada, melhor qualidade das anotações médicas e melhor tomada de decisão clínica.
No contexto do setor de atenção primária, os softwares médicos facilitam o fluxo de trabalho no consultório e unificam as informações em toda uma infraestrutura digital. Eles alavancam radicalmente o desenvolvimento digital do consultório para simplificar a prestação de cuidados aos pacientes. Eles, então, vão além de simplesmente digitalizar os prontuários em papel para agilizar as operações essenciais, incluindo o controle financeiro, o faturamento de convênios, as prescrições eletrônicas e a comunicação médico-paciente.
Portanto, o software médico é uma solução completa para os prestadores de cuidados primários que atuam essencialmente como o ponto de contato principal para pacientes que procuram atendimento médico.
Confira abaixo as principais razões por que os consultórios de cuidados primários deveriam adotar o uso de um software médico completo:
Agilidade, organização e fluxo de trabalho simplificado
A informatização do consultório tem como um de seus principais benefícios a agilidade no registro de dados, tanto na recepção quanto no atendimento médico, nos processos clínicos e também administrativos. Não só se ganha tempo ao digitar as informações ao invés de escrevê-las manualmente, como também a integração das ferramentas permite que muitos dados sejam registrados apenas uma vez e estejam disponíveis para uso em diversos contextos, evitando a necessidade de registrar os mesmos dados repetidas vezes em diferentes locais. Pode-se, por exemplo, usar fichas e modelos prontos que são necessários em todas as consultas, bastando no momento do atendimento preencher apenas as informações do paciente nos campos específicos correspondentes.
Além da agilidade, o software médico também traz enorme ganho para a organização do consultório, que passa a ter sua gestão toda centralizada em uma única ferramenta, com os dados organizados em seus locais e fichas específicos, sendo fácil e rápido encontrar e acessar qualquer informação que precise ser consultada.
A agilidade na rotina e a organização dos dados e processos culminam em um fluxo de trabalho simplificado no consultório, em que os processos fluem em uma sequência natural, garantindo maior precisão, menos erros e maior produtividade.
Acesso fácil a informações e melhor diagnóstico
O registro completo de informações e a organização dos dados ajudam a garantir a precisão da avaliação médica e reduzem o risco de erros médicos. Como os médicos de cuidados primários têm acesso às informações históricas completas sobre a saúde do paciente, eles podem fazer diagnósticos e planos de tratamento melhores.
Softwares médicos oferecem uma compreensão abrangente da saúde do paciente, com detalhes completos do histórico médico, alergias, medicamentos anteriores, procedimentos realizados, etc. Além disso, o aumento da organização, acessibilidade e precisão dos dados e documentação do paciente supera muitos dos obstáculos associados a um diagnóstico preciso. Clareza de dados, organização de dados e acesso aos dados são todos facilitados, o que eventualmente ajuda os médicos a tomar decisões mais precisas.
Prescrições eletrônicas
A capacidade de prescrever medicamentos eletronicamente é um benefício adicional dos softwares médicos. A prescrição integrada ao software permite utilizar modelos prontos que agilizam a prescrição, bem como inserir os medicamentos na prescrição diretamente a partir de um bulário integrado, minimizando o risco de erros na dosagem, nome do medicamento, etc., além de eliminar o problema com a legibilidade das receitas médicas.
Adicionalmente, a prescrição pelo software médico traz a possibilidade de fazer prescrições digitais, com assinatura digital, que podem ser enviadas ao paciente pela internet com segurança, evitando a necessidade da impressão das receitas. Isso se torna especialmente importante no contexto da realização de teleconsultas.
Maior eficiência
Todos os benefícios discutidos acima culminam no aumento da eficiência geral dos consultórios de cuidados primários. Com agilidade, organização e integração, fluxos de trabalho simplificados e melhor tomada de decisão, os médicos podem oferecer atendimento de qualidade superior e melhorar a eficiência de seu consultório. Simultaneamente, eles podem melhorar os níveis de satisfação do paciente, e em consequência os resultados de saúde e do consultório.
Receita aumentada
O objetivo final de qualquer empresa continua sendo a maximização das receitas. Isso é igualmente verdadeiro para organizações de saúde. Os softwares médicos fornecem ferramentas eficientes de faturamento e controle financeiro que ajudam os médicos a gerenciar suas finanças e analisar os dados, o que torna possível identificar pontos fortes e fracos quanto à receita e implementar mudanças que otimizem os ganhos.
Com fluxos de trabalho automatizados, as chances de erros são consideravelmente reduzidas. Assim, com um controle financeiro integrado ao software, fica mais fácil lançar todos os dados de receitas e despesas e fazer esses lançamentos sempre corretamente, para um controle preciso.
O software médico dentro de um ambiente de atenção primária não deve ser simplesmente um sistema de prontuário eletrônico e agenda. Em vez disso, ele pode ser um ecossistema completo com várias integrações que permitem e facilitam o atendimento holístico e a gestão otimizada. Ele oferece uma solução abrangente para prevenção, diagnóstico, tratamento e gerenciamento de cuidados, e abre o caminho para a eficiência e excelência necessárias para o sucesso do consultório.
O HiDoctor® é a única plataforma médica completa para seu consultório e o software mais utilizado por médicos e clínicas no Brasil. A Centralx® conta com mais de 30 anos de experiência no desenvolvimento de tecnologias para a área médica.