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Quer reduzir as faltas no seu consultório? A solução é simples

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Um problema recorrente nos consultórios médicos, que influencia diretamente na rentabilidade observada no fim do mês, é a quantidade de faltas às consultas sem aviso prévio. Um paciente que não comparece à consulta deixa um buraco na agenda que na maioria das vezes não é possível preencher adiantando pacientes ou encaixando um novo de última hora.

Na busca de formas de manter os pacientes acompanhando sua saúde, enquanto evitando espaços vagos na agenda, o uso de mensagens de texto via SMS ou WhatsApp tem se mostrado uma boa solução.

Confirmação de consultas por SMS reduz faltas em até 60%

Uma das maiores vantagens da mensagem de texto é a acessibilidade. Ao ligar para o paciente, nem sempre ele estará disponível no momento, demandando algumas tentativas até estabelecer contato, podendo ainda ser inconveniente. O email é um bom lembrete, mas nem sempre os pacientes checam o email com frequência.

A mensagem de texto é discreta, não atrapalhando caso a pessoa esteja ocupada, mas será recebida prontamente, sendo visualizada na primeira oportunidade. O SMS, e mais ainda a mensagem via WhatsApp, são sua maior chance para que consiga alcançar o paciente e fazer com que ele leia o lembrete da consulta.

Consultório e clínicas que adotaram o envio de mensagens de texto para os pacientes notaram diminuição de até 60% no número de faltas. Essa queda foi ainda maior em consultórios que usaram as mensagens associadas a outros meios de confirmação, como telefonema ou email. Muitas das faltas ocorrem por simples esquecimentos, principalmente nos casos de consultas agendadas com antecedência. O gasto de poucos centavos em uma mensagem pode salvar um valor muito maior.

A mensagem de texto pode ainda ser mais que simplesmente um lembrete. Em alguns sistemas, a mensagem de texto permite resposta confirmando ou não o comparecimento à consulta, facilitando para que a secretária saiba do horário ocioso com antecedência e tente assim preenchê-lo.

Além do nome do médico, dia e hora da consulta, é enviado na mensagem um link para um sistema de confirmação. O paciente acessa o link e confirma a consulta, com a resposta chegando diretamente para a secretária e o médico.

O envio de SMS ou WhatsApp para os pacientes é facilitado quando funciona integrado ao software médico do consultório. No caso do HiDoctor, por exemplo, o XSMS está integrado à agenda do programa. Isto permite que a secretária envie mensagem para todos os pacientes do dia com apenas 1 clique, gastando menos tempo do que a confirmação por telefone levaria, por exemplo. As respostas são recebidas na própria agenda, sendo fácil identificar todos os pacientes que já confirmaram o comparecimento. O HiDoctor ainda tem a opção de envio de lembrete automático por email, mais uma garantia para que seus pacientes não faltem.

Conheça o HiDoctor e o XSMS e otimize o comparecimento a consultas em seu consultório ou clínica.

 

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