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[EBOOK] Secretária de consultório: tudo que secretárias e recepcionistas precisam saber

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Um consultório médico é um lugar onde a competência e o profissionalismo são fundamentais. A recepcionista ou secretária é uma das principais responsáveis por garantir que a clínica funcione sem problemas. Essa posição exige habilidades excepcionais de comunicação, organização e gerenciamento de tempo para lidar com consultas, pacientes e outras tarefas administrativas.

Tanto no atendimento aos pacientes quanto na organização dos processos, é a profissional da recepção que desempenha o papel silencioso de manter o atendimento fluido e o contato sensível com os pacientes. São aquelas funções que muitas vezes não se percebe que estão sendo feitas, apenas se nota as adversidades que surgem quando a secretária não está presente.

Este ebook é um guia completo para profissionais que desejam melhorar suas habilidades e aumentar sua eficiência no ambiente de trabalho e para aquelas pessoas que ainda não atuam na área, mas desejam se tornar secretárias de consultório. Preparamos este material para que seja um recurso inestimável para quem está começando uma nova carreira ou quem deseja se atualizar nas práticas mais modernas de atendimento e gestão de um consultório médico.

O ebook inclui informações sobre as funções de uma secretária e as habilidades que deve ter e aborda sobre o gerenciamento da agenda e os conhecimentos sobre finanças que são necessários. Além disso, abrange a comunicação com pacientes e suas famílias, lidando com situações estressantes e conflitos. Também fornecerá conhecimentos importantes sobre o papel da tecnologia na recepção e como melhor aproveitá-la.

Confira a seguir todos os tópicos abordados!

Diferença entre recepcionista e secretária

Uma recepcionista e uma secretária de consultório médico têm algumas diferenças em suas funções e responsabilidades, embora em muitos casos esses termos sejam usados de forma intercambiável. No ebook você descobre algumas diferenças entre essas duas profissionais.

Funções desempenhadas

As funções de uma secretária podem variar dependendo não só da especialidade atendida no consultório, mas de acordo com especificidades de cada médico. Porém, independente das particularidades, é possível listar as funções básicas que normalmente qualquer secretária será responsável por executar no dia a dia do consultório, incluindo funções relacionadas à agenda, ao atendimento aos pacientes, ao médico, à gestão financeira e à organização.

Como é o treinamento

Para ser secretária de consultório médico, geralmente não é exigida uma formação específica. Porém, ainda que não seja obrigatório, alguns empregadores podem dar preferência a candidatas com cursos de capacitação em administração ou atendimento ao cliente, por exemplo, ou ainda curso de informática. Além disso, experiência prévia em atendimento ao público ou funções administrativas pode ser um diferencial na hora da contratação.

Quais habilidades são valorizadas

Certamente existem muitas habilidades importantes que uma secretária deve ter, mas no ebook citamos algumas das principais, explicando por que cada uma importa.

Atendimento aos pacientes

Um atendimento excelente por parte da recepção é um grande diferencial, podendo ser o fator que irá fazer um paciente se decidir por continuar ou não a se consultar com o médico. Aqui abordamos pontos importantes do atendimento, como o relacionamento com o paciente, a eficiência nas tarefas, hábitos de atendimento ao cliente, situações delicadas com que a secretária precisa lidar e coisas que uma secretária nunca deve fazer.

Gestão da agenda médica

Garantir que os pacientes sejam agendados com eficiência e eficácia e recebam atendimento apropriado quando chegam ao consultório é fundamental para garantir a satisfação e assim manter e maximizar os ganhos do consultório. Para fazer uma boa gestão da agenda, abordamos as 10 melhores práticas para organizar a agenda médica e garantir um ótimo atendimento.

O que saber sobre finanças

Colocar as finanças do consultório em ordem é um dos pontos em que a secretária pode atuar, já que é ela geralmente quem está a par dos pagamentos feitos pelos pacientes, dos repasses a outros profissionais e do valor gasto com insumos e contas fixas. O papel da secretária neste contexto é ajudar a organizar e manter um padrão dos registros financeiros, bem como auxiliar o médico na emissão de documentos e lembrete de cobranças. No ebook destacamos algumas questões a que a secretária deve estar atenta ao lidar com as finanças do consultório.

Tecnologias e uso de sistema médico

Para além do conhecimento básico de informática, que é indispensável, a secretária deve conhecer e se manter atualizada sobre as tecnologias utilizadas na área de saúde. Consultórios e clínicas utilizam sistemas médicos especializados para o atendimento ao paciente, incorporando agenda, ficha do paciente com prontuário eletrônico, módulo financeiro, emissão de documentos, entre várias outras funções. Conhecer como funcionam estas rotinas no meio digital, com todas as funcionalidades disponíveis, bem como aprender com facilidade a operar softwares específicos que o consultório utilize, são um grande diferencial para a secretária.

O que o médico espera da profissional

Para ter sucesso em seu papel, espera-se que uma secretária médica seja compassiva, cuidadosa, profissional e discreta, com um alto nível de organização. Porém, antes de mais nada, o que um médico realmente espera de uma secretária são duas características poucas vezes lembradas. Baixando o ebook você descobre quais são!

Como se preparar para uma entrevista

No momento de escolher uma secretária para o consultório, vários são os fatores que os médicos e administradores levam em consideração. No ebook listamos 9 perguntas que podem ser feitas em entrevistas para uma vaga de secretária e o que se busca conhecer com cada uma, para que possa se preparar.

BÔNUS: algumas importantes dicas de gestão

Como recepcionista, você é responsável por atender os clientes enquanto gerencia outras tarefas simultaneamente, e ainda lidando com a natureza dinâmica da recepção, que em alguns momentos pode parecer tranquila, e de repente ficar conturbada de uma só vez. Para tentar manter o fluxo organizado, mesmo com as mudanças de demanda que ocorrem ao longo do dia, a secretária precisa adotar estratégias e ferramentas que facilitem sua rotina e auxiliem na produtividade. No ebook oferecemos algumas dicas para assumir o controle da recepção e garantir uma operação sempre eficiente.


Ao concluir a leitura, você estará mais equipada para lidar com as demandas e desafios de trabalhar em um ambiente médico, permitindo que você se concentre em fornecer o melhor atendimento possível aos pacientes. Os tópicos abordados ajudarão a colocá-la no caminho certo para que seja uma secretária ou recepcionista de consultório altamente qualificada e valorizada, que se destacará no mercado de trabalho.

Faça agora o download gratuito do material clicando abaixo:

 

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