Os cuidados nas consultas realizadas pessoalmente durante a pandemia
Todo mundo já passou por muita coisa desde que a atual pandemia teve início. Além do seu medo pela saúde e segurança das pessoas, seu trabalho teve uma estranha reviravolta na ironia de que seu negócio – que se baseia em ajudar com problemas de saúde – sofreu uma crise justamente por causa de um problema de saúde.
Mas também sabemos que problemas podem acontecer pelo fato de se evitar algo – como a falta de um check-up cuidadoso que encontraria um problema inesperado precocemente. As consultas médicas pessoalmente de rotina podem fazer diferença para salvar uma vida. Ainda assim, os pacientes estão nervosos com a possibilidade de perder a vida devido ao coronavírus. Os pacientes estão assustados.
Para os casos das consultas que não podem ser realizadas por telemedicina, e também conforme os atendimentos vão voltando a acontecer majoritariamente de forma pessoal, é imprescindível adotar algumas atitudes básicas tanto para garantir a segurança do paciente, da equipe e sua própria, bem como deixar o paciente mais confortável com a situação, diminuindo seu medo.
Cuidados com o ambiente
Garanta que os pacientes estejam usando máscaras para a consulta e, caso não estejam, tenha algumas máscaras disponíveis para oferecer assim que eles chegarem ao consultório. O preenchimento de dados de cadastro pode ser facilitado com preenchimento prévio, seja com o paciente informando os dados por telefone para a secretária ou enviando através do celular. O preenchimento prévio das informações necessárias significa menos tempo que os pacientes irão gastar no consultório.
O ambiente do consultório também é importante – os pacientes querem e devem ver que não há uma multidão na sala de espera e que há desinfetantes / álcool em gel para as mãos e limpeza frequente de lugares que são tocados pelas pessoas. Para tanto, é essencial que o médico ajuste os horários de atendimento de modo a dar uma margem para que haja apenas uma pessoa por vez no consultório, enfatizando com os pacientes mais do que nunca a importância de não se atrasarem. O esquema de limpeza também deve ser repensado para que tenha uma pessoa responsável por desinfectar as áreas comuns ao longo do dia.
A distância social é importante de ser observada também em relação à equipe da recepção e ao médico, o máximo que seja possível sem interferir no atendimento.
Outro detalhe importante é evitar que os pacientes tenham contato desnecessário com superfícies. O médico ou a secretária podem ser os responsáveis por abrir a porta da sala de consulta para o paciente entrar e sair, por exemplo, para que não seja tocada por diversas pessoas diferentes ao longo do dia.
As pessoas não irão se sentir confortáveis no consultório se essas diretrizes não forem atendidas, principalmente por se tratar de um ambiente de saúde, por onde passam pessoas vulneráveis e que podem ter contraído o vírus.
Folhetos também fazem grande diferença. Os pacientes provavelmente apreciarão a educação sobre as diretrizes das quais talvez não estejam cientes. Preparar um poster que fique fixado logo na entrada do consultório explicando as diretrizes que foram adotadas e que o paciente deve seguir, bem como um folheto com recomendações gerais que o paciente possa levar para casa podem ser de grande ajuda, e ainda mostram que o consultório está sendo conduzido com conhecimento e consideração.
A importância de ouvir
Agora, mais do que nunca, é importante ouvir seu paciente. Talvez eles precisem se livrar dos medos – e ver um médico familiar acenar com a cabeça em compreensão pode ser de enorme valor.
Um paciente se dispõe a ir ao consultório durante a pandemia poque precisa se sentir melhor de algo que o aflige, mas ao mesmo tempo se preocupa com o que levou os outros pacientes ao consultório também, principalmente no caso de consultórios de clínica geral. Eles precisam de tranquilidade e compreensão durante este período difícil, e provavelmente terão mais dúvidas que esperam ser respondidas, tanto sobre seus sintomas e condições, quanto sobre a pandemia em geral.
Conseguir atender as necessidades de saúde dos pacientes, enquanto também os tranquiliza e informa sobre o momento atual, irá criar laços de confiança importantes e aumentar o bem-estar deles. Lembre-os ainda: estão todos juntos nisso, compartilhando medos e preocupações, incluindo você, o médico de confiança deles.
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