Gostou do artigo? Compartilhe!

Dicas para manter o foco e aumentar sua produtividade

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Quando um prazo limite se aproxima, geralmente temos a capacidade de reunir nossos poderes, nos concentrar e realizar o trabalho que deve ser feito. Lembra-se da época da faculdade? Você foi um dos alunos que estudava tudo na noite anterior às provas, precisando virar a noite toda? Essa não era a melhor maneira de proceder, e os alunos que começavam a estudar dias antes da prova provavelmente ficavam menos estressados. No entanto, virar a noite estudando indicou algo notável: você tem a capacidade de se concentrar conforme um prazo se aproxima.

Mas o ato de virar noites e a privação de sono resultante podem ser prejudiciais à sua saúde. Felizmente, você pode empregar as seguintes técnicas comprovadas, que são menos estressantes ou menos prejudiciais, para ajudá-lo a manter o foco quando necessário.

Imerja-se no ambiente

Mergulhe mentalmente no que consiste a tarefa que tem que realizar, no nível de esforço necessário e nos recursos necessários para ajudá-lo. Esta imersão mental ajudará você a começar e prosseguir até a linha de chegada. Parece simples, mas uma vez que você tentar a imersão mental, ficará convencido.

Visualize

Relacionado à técnica acima, visualize sua tarefa, talvez como se você fosse um terceiro observando a situação: você está em sua mesa, ou onde quer que esteja trabalhando, você se isolou para minimizar as distrações e está cantarolando baixo. Você está se sentindo bem, está convocando o nível certo de energia e sabe que vai conseguir terminar. Se você puder visualizar essas ocorrências, estará muito mais perto de lidar com o projeto, mantendo seu foco e cruzando a linha de chegada.

Experimente a sensação

Mentalmente convoque como você irá se sentir quando tiver completado a tarefa. Você vai se sentir bem? É altamente provável. Você terá mais energia e mais foco para a próxima? Isso pode ocorrer também. Experimentando o sentimento de realização, você aumenta a probabilidade de que suas faculdades mentais e físicas fiquem alinhadas para ajudar a realizar o que você deseja.

Negocie com você mesmo

Você provavelmente já fez isso durante toda a sua vida e talvez não tenha reconhecido o valor de aplicar essa abordagem a tarefas maiores e mais desafiadoras. Também conhecido como "princípio da vovó", barganhar com você mesmo funciona assim: depois de terminar uma tarefa, dê a si mesmo algum tipo de recompensa. A recompensa pode ser uma barra de chocolate, uma volta no quarteirão, um telefonema para um amigo e assim por diante. A recompensa não é necessariamente enorme; é apenas o suficiente para incentivá-lo a manter o foco para alcançar a conclusão que você tem em mente.

Desenvolva sua concentração

Se você consegue ficar quieto e focar por apenas cerca de cinco minutos, na próxima rodada, tente atingir 10 minutos, depois 15 e, em seguida, 20. Quando você atingir o nível de 20 minutos de foco, você obterá grandes ganhos em produtividade. Felizmente, cada um de nós tem a capacidade de se concentrar em blocos de 20 minutos.

Cronometre seus intervalos

Depois de conseguir aumentar sua concentração, defina o temporizador do celular para 20 minutos. Em seguida, mantenha o foco até que o alarme soe. Dessa forma, você tem um sistema integrado de foco e produtividade. Você sabe que pode aguentar 20 minutos. Você também sabe que o telefone indicará quando 20 minutos se passaram. Quando o tempo acabar, faça uma pausa, mude para outra tarefa ou reinicie o cronômetro.

Quando você começa a cronometrar seu intervalo, muitas vezes você fica ansioso para configurar o relógio para mais 20 minutos, porque é internamente recompensador quando você está fazendo um grande progresso.

Pratique meditação consciente

A meditação de que falo é algo que você pode fazer de manhã ou à noite — não necessariamente perto do momento em que você está lidando com uma tarefa importante. Uma meditação diária de cinco ou oito minutos pode ajudar quando você precisa manter o foco. Por quê? A meditação ajuda a acalmar a mente, não apenas depois de meditar, mas durante todo o dia. Se você meditar por muitos dias a fio e torná-la um hábito regular, ocorre um efeito cumulativo que traz apenas benefícios!

...

Conseguir encontrar o equilíbrio e o foco para executar suas tarefas afeta diretamente a sua produtividade. Algumas técnicas podem parecer simples, mas estar no estado mental certo para o que pretende realizar faz enorme diferença e ajuda a garantir que não só a tarefa será finalizada, mas também será bem executada.

 

Gostou do artigo? Compartilhe!