Como médicos podem ser empreendedores
Seja você um médico com seu próprio consultório, esteja fazendo residência ou se ainda é um estudante, se você não trabalha para um grande hospital ou clínica, o segredo para o sucesso de seu consultório médico independente é pensar como um empreendedor. Uma mentalidade empreendedora não é algo com o qual nascemos, é algo que pode ser aprendido.
Segundo a revista Entrepreneur, existem oito aspectos da mentalidade empreendedora:
- Reconhecimento de oportunidade
- Tolerância ao risco
- Inovação e criatividade
- Orientação para o futuro
- Flexibilidade e adaptabilidade
- Iniciativa própria
- Pensamento crítico e resolução de problemas
- Comunicação colaborativa
Muitos médicos não percebem que o treinamento que recebem na verdade os preparam também para o empreendedorismo. A preparação para o vestibular em medicina exige muita iniciativa e auto-direcionamento. Na faculdade, médicos aprendem muito sobre pensamento crítico e resolução de problemas através de testes e avaliações constantes. Durante a residência médicos se tornam melhores em quesito de colaboração e comunicação pela aprendizagem em equipe.
No momento que um médico terminou seu treinamento para exercer a profissão ele aprendeu como ser flexível e se adaptar às circunstâncias devido ao ambiente em constante mudança que o aprendizado prático requer. Porque boa parte da vida de um médico envolve esperar pelo dia em que terá seu próprio consultório, ele está naturalmente voltado a pensar no futuro.
Por outro lado, o treinamento de um médico definitivamente não é caracterizado pela tolerância ao risco, reconhecimento de oportunidades e inovação criativa. Essas são áreas mais desafiadoras para que médicos as dominem quando aprendendo a pensar de modo empreendedor, mas, novamente, elas podem ser aprendidas.
Abrir um consultório tem muito a ver com reconhecimento de oportunidade. No caso de um novo médico, a oportunidade gira em torno de criar uma base de pacientes. No caso de um médico que já está estabelecido na profissão, tudo gira em torno de refinar sua proposta de valor ao longo do tempo, mantendo seus pacientes e estabeler sua crescente experiência.
A realidade é se você é um clínico geral, médico de família, ou um especialista, para se introduzir no mercado corretamente, você precisa estabelecer o seu modelo de negócio e seu nicho. Pense sobre essas questões:
- No que você é bom?
- Quais são suas maiores habilidades?
- Com o que você é realmente entusiasmado?
- Pelo quê você pode ser pago?
Inovar
Seu modelo de negócios deve ser criado com base nas respostas que você der para essas questões. Se você já possui um consultório com seu nicho atuação e modelo de negócios definidos, a questão é onde há oportunidade de inovar em torno daquilo que você já vem fazendo.
Gerenciar
Para médicos começando agora, organizar sistemas de prescrições, pedidos de exames, faturamento de convênios, entre outras burocracias necessárias pode ser uma tarefa exaustiva e que irá afetar a renda do consultório, seja pelo consumo de tempo ou pelos gastos com diferentes soluções que organizem estas tarefas. Uma maneira de reduzir os custos e conseguir organizar o consultório de modo a gerenciar toda a parte burocrática com facilidade é encontrar um sistema completo de gerenciamento que lhe permita coordenar tudo isto em um só lugar, reduzindo o risco de perder dinheiro e rendimentos enquanto seu consultório se estabelece.
Divulgar
Por fim, se você deseja criar uma reputação tanto online quanto offline, você deve divulgar seus serviços do modo correto. Ter um website que reflita quem você é, o que você faz e por que se importa com seus pacientes é um bom começo. Pense também em publicar textos educativos, como forma de atingir um maior número de pessoas e criar confiança. Mas apenas dizer que você é um ótimo médico não é suficiente. Uma maneira interessante de saber o que seus pacientes buscam, para melhorar sempre seu consultório e ainda receber reviews que servirão como indicação para outras pessoas é estimular os pacientes para que lhe deem algum tipo de feedback, seja respondendo questionários ou mesmo fazendo avaliações online em sites especializados.
Se você ama ter autonomia, quer manter responsabilidade final por seu consultório e seus pacientes, é impulsionado por mudanças e é apaixonado pela utilização de novas tecnologias, talvez você ainda não tenha reparado, mas provavelmente você daria um grande empreendedor.
Pegue estas dicas dadas e analise seus pontos fracos e fortes. Não tenha medo de falhar rápido quando se trata de fazer mudanças em seu consultório. Contrate um time flexível e adaptável e corra alguns riscos. Lembre-se: você tem tudo que é preciso para construir o consultório dos seus sonhos.
FONTE: Physicians Practice, publicação online.