Novo consultório médico: veja como garantir o sucesso
A decisão de abrir um consultório médico é um passo importante em sua carreira na medicina. A independência que um consultório próprio proporciona é ao mesmo tempo uma grande vantagem, mas que também traz outras grandes responsabilidades, exigindo muito mais do que simplesmente conhecimentos médicos.
Fazer todo o planejamento, lidar com a parte burocrática e administrativa, gerenciar os processos e funcionários, controlar os ganhos e gastos, saber como divulgar e atrair pacientes, são todos pontos indispensáveis para que o consultório seja bem sucedido.
A seguir falamos sobre 5 questões para as quais você deve estar especialmente atento.
Localização
A localização do consultório é de grande importância para o sucesso do mesmo. É necessário planejar, identificar seu público-alvo, seus concorrentes, para então definir uma localização que seja tanto acessível para os pacientes, quanto não esteja saturada, o que tornaria mais difícil de conseguir sua fatia no mercado.
A proximidade do consultório é um dos fatores mais levados em conta pelos pacientes na hora de escolher um médico, portanto descobrir onde estão seus pacientes deve ser uma das considerações na busca pelo local ideal, mas isto pode tanto siginificar se estabelecer em uma região central de sua cidade, para atingir uma maior quantidade geral de pessoas, quanto se estabelecer em um bairro periférico, se percebe que há uma carência de seu serviço e conseguirá, portanto, um grande público na região.
A dica é estabelecer bem seus objetivos para daí ter uma boa definição de qual será o melhor caminho para alcançá-los.
Marketing
A divulgação do consultório é o que construirá sua base de pacientes. São várias as opções de marketing que você pode adotar, e hoje em dia os melhores resultados podem ser obtidos por meios simples e que você mesmo pode controlar, principalmente utilizando a internet. Ter sua presença digital é o passo mais importante para que comece a ser encontrado por pacientes de sua região.
Isso não descarta os meios de divulgação tradicionais, fazendo panfletos, por exemplo, que ainda apresentam bons resultados e são importantes principalmente no início. Não esqueça dos cartões de visita, que podem andar sempre com você e, passando aos pacientes para que guardem seu contato, ainda tem a possibilidade de que eles repassem a conhecidos, ajudando na divulgação.
Organização
Atrair os pacientes é um passo, fazer com que eles saiam satisfeitos e, além de voltar, recomendem o consultório, é o que irá fazer a grande diferença para o sucesso a longo prazo. Um consultório bem organizado irá oferecer um atendimento eficiente aos pacientes e mostrar o profissionalismo e comprometimento do médico. Para tanto, aposte em ferramentas que possam automatizar e centralizar os processos, assim você pode dedicar seu tempo mais aos atendimentos, executando as diversas tarefas administrativas com rapidez e facilidade, como registro e organização dos dados, emissão de documentos, faturamento, etc.
Estabeleça também uma rotina para o consultório, com um padrão de modo de execução dos diversos processos, desde agendamento, confirmações, remarcações, pagamento, como lidar com fluxo de chegada e tempo de espera, entre outros. É importante que todos os detalhes sejam pensados e definidos, treinando adequadamente toda a equipe do consultório, e estando atento para o que funciona bem ou não, sempre na busca de melhorias.
Financeiro
Todo negócio leva um tempo até se ajustar financeiramente e conseguir fazer com que os lucros sejam maiores do que os gastos. Lembre-se que no início, além dos gastos serem muito maiores, o dinheiro que entra é menor por ainda não ter sua base de pacientes estabelecida. Dessa forma, para que o consultório consiga se manter durante esta fase, você deve abri-lo já com um bom planejamento financeiro realizado, que inclua um bom caixa para ser usado no início e cobrir eventuais "prejuízos". Outra questão importante é sempre manter uma separação clara de suas contas pessoais e as contas do consultório, utilizando inclusive contas bancárias diferentes.
Relacionamento
Atualmente se fala muito em atendimento humanizado. O paciente é mais ativo no cuidado com sua saúde, pesquisa mais sobre seus sintomas e condições e traz mais questionamentos ao médico, esperando que da parte deste haja compreensão, paciência e explicações claras. Consultórios e clínicas com 'atendimento express', que buscam encaixar grande número de pacientes sem dar a devida atenção a nenhum deles, acabam invariavelmente tendo maiores dificuldades para fazer com que as pessoas voltem para uma segunda ou terceira visita.
Busque valorizar a qualidade antes da quantidade. Ao abrir seu consultório, você está criando sua imagem profissional. Tentar encher a agenda para garantir a renda no fim do mês pode não valer a pena se significar que os pacientes não foram atendidos da melhor forma que poderiam ser. Programe suas consultas para que possa examinar, conversar e responder as dúvidas de seus pacientes com calma, busque de fato estabelecer uma relação mais próxima e de confiança com eles, e assim irá garantir que eles voltem.
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