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6 erros de fotografia que vemos nos sites de clínicas e consultórios

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Vamos encarar os fatos: médicos não são web designers. Você certamente tem sua opinião a respeito do que deseja que apareça em seu site, mas os designers passam anos aprendendo sobre a experiência do usuário e cultivando um olhar voltado para o design. Embora você tenha acesso a fotos médicas de bancos de imagens e a um telefone com câmera de boa qualidade — provavelmente — pode ser difícil escolher as melhores imagens para seu site sem possuir uma experiência profissional.

Goste ou não, os pacientes em potencial podem sair rapidamente de seu site se ele não apresentar um design sólido, e fotografia de qualidade é uma grande parte disso. Dessa forma, veja 6 erros de fotografia que vemos em sites de clínicas, consultórios e hospitais e que devem ser sempre evitados.

Fotos desfocadas, descentralizadas ou não profissionais de alguma forma

Vemos muitos consultórios (e centros de saúde ou hospitais ainda maiores) com fotos desfocadas, descentralizadas ou com composição e enquadramento ruins. A fotografia é uma arte como outra qualquer. A melhor coisa que você pode fazer é contratar um fotógrafo profissional para tirar fotos para o seu site e para uso em qualquer outra publicidade.

No entanto, se você simplesmente não puder se dar ao luxo de tirar fotos profissionais de seu consultório ou de sua equipe, há algumas coisas que você deve ter em mente. Dedique um tempo a essa tarefa para garantir a qualidade de suas fotos. É uma das coisas mais simples que você pode fazer para manter as pessoas no seu site.

Fazer um curso online rápido também é uma excelente opção. Há diversos sites que oferecem cursos básicos, basta procurar no Google ou até mesmo no YouTube. Alguns conhecimentos básicos podem impedir que uma foto desfocada ou descentralizada afaste os visitantes de seu site.

Imagens que são um pouco "clínicas" demais

Médicos e a equipe em geral estão acostumados a ver imagens de natureza clínica. Eles não são sensíveis a close-ups de parafusos para implantes dentários ou até mesmo uma simples fotografia médica que mostra uma cirurgia (e instrumentos cirúrgicos), por exemplo.

Mas 95% dos pacientes em potencial serão repelidos por imagens deste tipo. Eles não querem imaginar o parafuso dentro de sua boca, especialmente antes de terem agendado uma consulta. E eles certamente não querem pensar em cirurgia antes de saberem se precisam dela! Tenha em mente que os pacientes mais sensíveis podem ter uma reação instintiva a uma imagem excessivamente gráfica.

Fotografias médicas de bancos de imagens ou fotos que não representam o paciente

Ao contrário do que normalmente se lê sobre o assunto, as fotos de bancos de imagens podem sim ser usadas. No entanto, as imagens que você usa em seu site devem representar o paciente. Se você usar imagens de instrumentos médicos, aventais hospitalares ou outras fotos médicas, poderá não conseguir causar o efeito atrativo desejado nos pacientes em potencial.

As pessoas respondem às imagens que as representam. A página inicial de seu site deve ter imagens de pessoas que se parecem com o padrão demográfico que você atende. Eles podem estar encenando algum sintoma ou condição que você trate ou, mais frequentemente, você pode destacar o benefício para o paciente. Por exemplo, dermatologistas podem ter imagens de pessoas com a pele impecável e iluminada; se você trata a dor da artrite, poderá mostrar pessoas aproveitando atividades cotidianas, praticando exercício, etc.

Slides automáticos de imagens

O uso de slides que ficam passando automaticamente diferentes imagens no site são uma tendência de design que você provavelmente já viu pela internet. Ele é muito utilizado quando se vê uma necessidade de destacar na página principal diferentes serviços que sejam oferecidos ou oferecer espaço de representação para diferentes especialidades que sejam atendidas na clínica, por exemplo. As fotos alternam continuamente para que um paciente em potencial possa ver várias das coisas que você tem a oferecer.

Mas pesquisas mostram que não há benefícios para a escolha deste tipo de apresentação por slide — e ela pode inclusive ser problemática. As pessoas não são tão pacientes quanto gostaríamos de pensar que são. O tempo médio que alguém fica em sua página é de apenas alguns segundos, portanto é improvável que veja o slide completo.

Se alguém realmente dispor seu tempo para assistir todas as imagens, pode acabar se sentindo decepcionado quando aquele sintoma, condição ou tratamento que procurava não estiver representado. Mesmo para clínicas maiores, pode ser muito melhor ter uma única boa imagem em destaque no site que represente sua organização de modo geral. Isso não impede que em páginas ou seções específicas sobre serviços que você oferece possam haver outras imagens específicas para ilustrar.

Fotos obtidas sem o consentimento legal

Você já deve saber disso, mas vale a pena repetir. Nunca use uma imagem que você encontrar no Google, a menos que esteja 100% certo de que ela usa uma licença da Creative Commons (licenças públicas que permitem a distribuição gratuita de uma obra protegida por direitos autorais). Pague o dinheiro extra para comprar uma foto de algum banco de imagem e evite ter que gastar com taxas legais depois.

Se você tirar fotos do seu consultório ou clínica para o site, mídias sociais ou um folheto, certifique-se de que não haja pacientes em segundo plano. Mesmo que um paciente lhe dê permissão verbal para usar sua imagem, você deve estar atento às regras do CFM sobre publicidade médica, que proíbe o uso de imagens de pacientes — e algumas outras também — para fins promocionais. Portanto, esteja atento se utilizar fotos de pacientes, como em depoimentos, para que não se enquadrem na regra de proibição.

Pouca ou nenhuma foto

Ninguém quer ler uma página inteira apenas de texto sobre as doenças que você trata. Acima de tudo, os pacientes querem saber que você é atencioso e dedicado a ajudá-los. E uma ótima maneira de passar esta ideia é através de imagens.

A pior coisa que você pode fazer é não ter nenhum recurso visual. As imagens, além de chamarem atenção, também ajudam a dividir o conteúdo e facilitam a leitura e a compreensão. Lembre-se, fotos de bancos de imagens podem ser uma opção boa e simples. Certamente é melhor ter uma foto comprada de banco de imagens em seu site do que não apresentar nenhuma foto.

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As fotos podem ser uma excelente maneira de representar seu consultório e seus serviços para pacientes em potencial. Dedique um tempo à escolha e obtenção de imagens de qualidade para colocar em seu site para assim aprimorar o design geral.

 

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