Como contratar as pessoas certas para a equipe da sua recepção
Muitos consultórios realmente têm dificuldade em contratar e treinar uma pessoa para a recepção (a pessoa que criará aquela primeira impressão muito importante para o seu consultório).
As dificuldades são reais; a maioria dos consultórios tem um orçamento próximo a um salário mínimo para esse cargo e parece ser difícil encontrar a pessoa certa para lidar com a enorme responsabilidade da função.
A resposta para esse problema pode ser pagar um salário um pouco maior para recrutar para esta posição. É verdade; com frequência você consegue candidatos de melhor qualidade se puder aumentar o pagamento para esse cargo vital. Pode ser difícil encontrar um profissional com o tipo de experiência que você procura se você pagar apenas um salário mínimo.
Mas se você não tem os recursos financeiros nesse momento para aumentar a oferta de salário, que outras opções estão disponíveis que não custam necessariamente mais? Confira algumas opções!
Invista em tecnologias para reduzir a carga de trabalho
Muitas vezes há pacientes cara a cara com a secretária na recepção que exigem mais atenção. Esses pacientes devem sempre ser prioridade, para não prejudicar a experiência deles com o atendimento.
Para que a pessoa nesse cargo consiga dar conta da atenção aos pacientes presenciais, e também dos agendamentos de consultas e outros processos, a tecnologia pode ser uma solução para facilitar e trazer eficiência para essa segunda parte.
Oferecendo a opção de agendamento online, por exemplo, você poderá reduzir o volume de ligações recebidas no consultório, além de diminuir o tempo gasto para a marcação dos compromissos, já que as solicitações aparecem diretamente na agenda e a secretária precisará apenas de poucos cliques para confirmar.
O mesmo é válido para o processo de confirmação de consultas, que também pode ser automatizado através de ferramentas do software médico, para poupar tempo da recepção e garantir que sua equipe seja capaz de atender aos pacientes que chegam.
Procure candidatos com grande atenção aos detalhes
Isso é tão simples quanto dar aos candidatos à vaga instruções específicas a serem seguidas. Se eles não seguirem exatamente essas instruções no processo de recrutamento, nem mesmo dê uma segunda olhada.
Afinal, se eles serão responsáveis pela primeira impressão em seu consultório, eles devem ser diligentes em causar-lhe a primeira impressão ideal.
Contrate pela personalidade e treine as habilidades
Você não pode treinar alguém para uma atitude brilhante, ensolarada e acolhedora. Essas características, tão importantes para alguém lidando com pessoas, principalmente na área de saúde, são intrínsecas de cada um. A pessoa simplesmente passa ou não essa atmosfera para aqueles ao redor.
Portanto, contrate pela personalidade, atitude e ética do trabalho, que são as características difíceis – e improváveis – de serem aprendidas. As habilidades específicas para a função, conhecimentos administrativos e outros aspectos do trabalho podem ser ensinados e rapidamente aprendidos e assimilados, principalmente quando a pessoas tem justamente atitude, ética e boa vontade.
Encontrar o membro perfeito para a equipe da sua recepção não precisa custar mais dinheiro. Existem ótimos candidatos por aí para atender a todos os orçamentos, que o ajudarão a criar uma primeira impressão estelar em seu consultório.
Conte com o HiDoctor® para ajudá-lo a integrar tecnologias na rotina da recepção, através de ferramentas práticas que facilitam o trabalho da secretária e aumentam a eficiência dos processos.
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