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Como manter a limpeza ideal em um consultório médico?

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Um dos muitos deveres da equipe de clínicas e consultórios médicos é garantir que todos ajudem a manter os padrões de limpeza do ambiente. Embora a segurança da equipe e do paciente seja a principal prioridade, você também deseja que o consultório médico seja limpo e acolhedor para os pacientes. Ter um ambiente limpo e organizado causa uma impressão imediata nos pacientes, deixando-os saber que você leva a sério todas as necessidades de saúde de cada um.

Assim, um consultório limpo não é apenas necessário para a saúde do paciente, mas também é bom para os negócios.

Os consultórios particulares são um mercado altamente competitivo, portanto, manter seus pacientes satisfeitos é mais importante do que nunca. Você pode estar fazendo o melhor que pode para manter seu consultório limpo, mas já se perguntou se seu regime de limpeza atual poderia ser mais eficaz?

A Anvisa possui um manual que estabelece padrões para a limpeza e desinfecção de superfícies em serviços de saúde. Esses procedimentos baseados em pesquisas garantem a segurança da equipe e do paciente, reduzem os riscos de infecções associadas aos cuidados de saúde e reduzem a contaminação cruzada.

Neste artigo listamos as principais áreas nas quais a equipe do consultório médico deve se concentrar ao limpar o ambiente, para que você possa melhor orientar sua equipe.

Desinfete áreas de muito movimento

Móveis e outras superfícies em áreas de alto tráfego, como a sala de espera, são propensas a acumular bactérias, ácaros e outros germes. A equipe deve acompanhar os padrões da indústria quando se trata de limpeza, limpando essas áreas com desinfetantes apropriados.

Em consultórios médicos, as áreas de alto tráfego mais comuns incluem puxadores de gavetas, maçanetas, torneiras, armários, cadeiras e pias. O mesmo vale para salas especializadas, como áreas de raios-X ou salas de sutura. Na área da recepção deve-se concentrar a limpeza nos telefones, equipamentos de informática, pranchetas, maçanetas e balcões.

Remova a poeira das superfícies

Quando a poeira se acumula nas superfícies, as pessoas se perguntam o quão limpo o restante do consultório deve estar. O acúmulo de poeira em consultórios médicos pode agravar as condições respiratórias e transportar germes que podem espalhar doenças. A limpeza regular das superfícies em toda a clínica é uma maneira fácil de manter o espaço limpo e, ao mesmo tempo, eliminar os ácaros e as bactérias no ar.

Evite usar espanadores de penas. Tudo o que essas ferramentas fazem é mover a poeira sem pegá-la adequadamente. Em vez disso, use um pano umedecido, um pequeno aspirador de mão ou um espanador de microfibra.

Nunca espere até que a poeira esteja visível nas superfícies. Quanto mais você esperar para limpar, mais provável será o acúmulo de bactérias nessas superfícies. Pacientes com alergias são suscetíveis à poeira, agravando-as, portanto, espane pelo menos três vezes por semana para manter seus pacientes seguros.

Mantenha as salas de atendimento limpas

Todas as áreas das salas de atendimento precisam de uma limpeza completa após cada uso. Essas áreas são suscetíveis à contaminação cruzada entre médicos, enfermeiros e pacientes, portanto, precisam de atenção redobrada na limpeza. Limpe as luzes, bancadas e cadeira de tratamento com os desinfetantes adequados.

Depois que cada paciente sair, limpe todas as maçanetas, armários, interruptores de luz e outras zonas de alto toque. Essas áreas são extremamente suscetíveis a germes, pois muitas vezes passam despercebidas durante a limpeza. Manter essas áreas desinfetadas dará tranquilidade aos pacientes e permitirá que a equipe os mantenha protegidos contra possíveis infecções acidentais.

Mantenha os banheiros limpos

Pode parecer senso comum manter os banheiros limpos, mas essas áreas muitas vezes passam despercebidas quando o consultório fica cheio. O estado do banheiro reflete a atitude de sua clínica em relação à limpeza. Pacientes que usam seu banheiro e veem que há toalhas de papel espalhadas, sabonete grudado em pias e outras áreas sujas podem não querer ser atendidos naquele consultório.

As verificações do banheiro precisam ser feitas regularmente em todas as clínicas médicas. Defina um cronograma para limpar bancadas, desinfetar sanitários, pias e outros acessórios. Além disso, mantenha sempre o banheiro abastecido com sabonete, papel toalha e papel higiênico.

Organize a área de recepção

É importante ter uma área de recepção organizada, mas isso não significa que ela deve parecer estéril ou fria. Você pode manter a limpeza enquanto mantém aquela sensação calorosa de boas-vindas que os pacientes desejam ao visitar o médico. A área de recepção é onde os pacientes têm a primeira impressão do consultório, portanto, mantenha-a organizada.

Remova papéis, canetas e pranchetas desnecessários da recepção. Se algum arquivo não estiver em uso, coloque-o em seu devido lugar. O mais importante é limpar a superfície que os pacientes estão usando para preencher formulários ou outros materiais. A recepção também é a última parte da clínica que os pacientes vão se lembrar. Manter uma mesa de recepção limpa deixará uma impressão duradoura após a consulta do paciente.


O consultório médico reflete o serviço que você está prestando e mostra sua atenção aos detalhes. Manter uma clínica médica limpa não é apenas benéfico para os pacientes, mas também mostra que você se preocupa com o ambiente em que está trabalhando.

Mesmo ao trabalhar com um serviço de limpeza profissional, não deixe essas áreas para eles limparem apenas. Implemente essas técnicas de limpeza para melhorar o atendimento ao paciente e mantê-los voltando nos próximos anos.

 

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