4 etapas para aumentar a receita em seu consultório
A maioria dos médicos não frequentou a faculdade com a esperança de se tornar um administrador de saúde e gerenciar uma clínica ou consultório. Mas a realidade para muitos consultórios pequenos é que você precisa cumprir diversas funções e, em meio a tantas responsabilidades, seus resultados podem nem sempre corresponder ao que você esperava. Todo o tempo que você gasta executando tarefas administrativas pode diminuir sua capacidade de atender pacientes e prejudicar sua produtividade e eficiência.
Veja quatro etapas que você pode seguir para aliviar a carga administrativa do consultório e aumentar sua receita.
Mantenha sua agenda cheia
Duas coisas que levam a espaços ociosos na agenda são cancelamentos e faltas. Ao mesmo tempo, muitos pacientes desejam a conveniência de consultas no mesmo dia ou no dia seguinte, por isso é importante preencher cancelamentos de última hora e também reduzir o número de pacientes que não comparecem a cada dia.
Lembretes da consulta por mensagem de texto e e-mail são um dos métodos mais eficazes para reduzir as faltas e também podem ajudar a evitar os cancelamentos de última hora, oferecendo aos pacientes a opção de confirmar que irão comparecer ou reagendar com antecedência no momento em que receberem o lembrete.
Outra estratégia importante é manter uma lista dos pacientes que têm interesse em adiantar suas consultas caso apareça uma oportunidade. Assim, quando um horário ficar livre por conta de um cancelamento, você pode entrar em contato com os pacientes dessa lista oferecendo que a consulta seja adiantada, evitando que o horário permaneça ocioso e a consulta seja perdida.
Use a tecnologia para agilizar e automatizar o atendimento
Existem algumas tarefas que ocupam uma quantidade enorme de tempo seu e da equipe, mas que podem ser realizadas de modo muito mais ágil ou até completamente automático com o uso das tecnologias corretas.
Se a secretária faz as confirmações de consultas ligando para cada um dos pacientes agendados do dia, inclusive mais de uma vez até conseguir contato, ou se passa enorme tempo ao telefone realizando agendamentos, e se você gasta grande tempo da consulta transcrevendo dados de saúde e resultados de exames no prontuário do paciente, então seu consultório pode tirar enorme proveito de uma ferramentas que possibilite a otimização de tempo.
Essa ferramenta é um software médico completo, que irá oferecer as mais diversas funcionalidades para otimizar as tarefas de rotina do consultório, inclusive com confirmações automáticas por SMS, agendamento online integrado, formulários personalizados e fichas completas no prontuário eletrônico, anexo prático de documentos, entre muitas outras.
A carga de trabalho da equipe é aliviada devido à maior eficiência, o consultório se torna mais produtivo e os pacientes obtêm uma experiência de atendimento superior.
Ofereça agendamento online de consultas
Outra maneira de otimizar as operações é oferecer aos pacientes uma opção de agendar consultas online, para que eles possam escolher os horários com tranquilidade, sem depender do horário de funcionamento do consultório para fazer a marcação, e ainda com a facilidade de já preencher seus dados de cadastro ao fazer a solicitação. Quando chegam no consultório seus dados pessoais já estão cadastrados e o processo de check-in se torna muito mais rápido, aumentando a satisfação.
O agendamento online ainda otimiza o tempo da secretária, economizando tanto o tempo que seria gasto com o agendamento ao telefone, quanto o tempo de preenchimento de dados cadastrais, que dessa forma chegam diretamente no prontuário, diminuindo também a chance de erros nos dados.
Fique atento às avaliações online
Hoje, 90% dos pacientes relatam que conferem as avaliações online antes de escolher um novo médico ou profissional de saúde, e 71% disseram que usaram essa busca por avaliações como sua primeira ferramenta. Se você não está prestando atenção à sua reputação online, pode estar perdendo novos pacientes sem saber.
Assuma o controle de possíveis perfis que existam com seus dados na internet, para acompanhar as avaliações recebidas e para incentivar que seus pacientes satisfeitos também façam avaliações, o que pode ajudar muito para atrair outros pacientes em potencial. Esses perfis em listagens específicas de médicos, como o CatalogoMed, têm bom posicionamento no Google e são utilizados pela maioria dos pacientes quando estão buscando por profissionais para agendar uma consulta, por isso a importância de cuidar desses perfis, mantendo-os atualizados e com boas avaliações.
Você também pode investir em perfis nas redes sociais, que têm ganhado cada vez mais força para engajar os pacientes e gerar recomendações, além de publicar avaliações positivas em seu próprio site.
Com essas quatro etapas você poderá conquistar novos pacientes, aumentar o número de consultas mensais realizadas, mantendo a agenda sempre cheia, e aumentar a produtividade e eficiência do seu consultório através da tecnologia, o que permitirá não apenas aumentar sua receita, mas principalmente oferecer um atendimento de excelência aos pacientes, garantindo uma experiência que irá fidelizá-los e colocar o consultório no caminho para o sucesso e crescimento.
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